Calçados e alimentos ficam entre os 10 maiores contribuintes estaduais

Leia em 4min 10s

No setor calçadista, cincoempresasforam as mais destacadas entre que contribuíram com a arrecadação

Russas. Entre as 10 empresas que mais contribuíram com ICMS no ano de 2013, o setor calçadista foi o que mais se destacou. Ao todo, cinco empresas receberam o reconhecimento como maiores contribuintes. O Setor alimentício também teve participação como grande contribuinte na arrecadação.

As cinco indústrias do setor calçadista contempladas com o Prêmio Contribuintes na região Central foram a Democrata Calçados (Santa Quitéria), Aniger (Quixeramobim), Reifer (Morda Nova), Dakota (com fábrica em Quixadá além de outras três cidades do Estado) e Coopershoes (Morada Nova).

O Vale do Jaguaribe possui importante polo do setor calçadista, nos municípios de Russas e Morada Nova, onde abrigam três fábricas (Coopershoes, Dakota e Reifer).

As empresas foram responsáveis por alavancar, por meio da geração de empregos formais, outros setores da economia local, como o mercado varejista e o setor de serviços.

Empregos


Em nove anos a geração de empregos formais no setor cresceu 1.653%, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Em 2002 a produção de calçados gerava 232 empregos na indústria, já em 2011 esse número saltou para 4.068.

As primeiras indústrias calçadistas a se instalarem foram a Dakota Nordeste e a Calçados Reifer, ambas produzindo principalmente calçados femininos. A Dakota se instalou em Russas em 1998, onde também ise expandiu com outras três fábricas no Ceará nas cidades de Iguatu, Maranguape e Quixadá.

Atividades

Já a Reifer iniciou suas atividades no Ceará em 1999. Em 2011, o setor expandiu com a inauguração da Coopershoes, em Morada Nova. A empresa brasileira com sede no Rio Grande do Sul tem como principal linha de produtos a Converse All Star, da qual é a única licenciada no Brasil.

A Democrata Calçados é a maior marca de calçados masculinos em couro no País. Só no Ceará, ela possui duas fábricas, uma em Camocim e outra em Santa Quitéria, além da fábrica em São Paulo.

As três unidades de produção possuem capacidade instalada para produzir oito mil pares de sapatos por dia, em mais de 50 linhas diferentes. A empresa se destaca na produção, no desenvolvimento de linhas e modelos, bem como na gestão empresarial e na comunicação com o consumidor. Este ano se notabilizou novamente como grande contribuidora de ICMS no Ceará.

Em Quixeramobim a fábrica de calçados Aniger Nordeste mantém uma produção em média de 25 mil pares de sapatos por dia. A fábrica ocupa uma área de mais de 26.000m² e tem em sua própria matriz a fabricação de solados e componentes para calçados. A fábrica é responsável pelo fabricação das marcas Miezko, Okean e Petite Jolie.

Visando aumentar a produção com vistas na Copa do Mundo de ano, a Aniger irá inaugurar neste ano uma nova fábrica em Tauá, no Sertão dos Inhamuns.

A ideia da empresa é expandir a produção da Nika, transferindo parte da produção de marcas próprias para Tauá. O investimento total será de R$40,9 milhões. Inicialmente a fábrica deve empregar 400 funcionários, podendo chegar a 950 na etapa posterior do projeto. Atualmente a empresa possui cerca de 3.500 funcionários. Apenas três estados produzem Nike no Brasil, no Rio Grande do Sul (Coopershoes), Bahia (Dass) e no Ceará (Aniger).

Mudança

Segundo o Secretário de Desenvolvimento de Russas, Gilberto Rodrigues, as indústrias na região mudaram o potencial do Vale do Jaguaribe, que antes eram mais ligados à agropecuária. "Com a chegada da Dakota em Russas, no setor calçadista, houve um crescimento muito grande no município. Embora muita gente achou que quando uma empresa dessa vem e tem o subsidio fiscal ela não pagaria imposto. Pelo contrário, ela cresce mais e injeta mais dinheiro, porque ela compra serviços aqui e acaba gerando novos tributos e novos impostos, e a própria renda também" afirma.

Alimentos

O setor alimentício também se destacou a empresas de maiores contribuintes, no caso da CBL Alimentos. Também ficou entre as empresas que mais contribuem, como foi o caso da CBL Alimentos.

A empresa detém as marcas Betânia, Jaguaribe, ambas no Ceará e a Clipe, em Recife. Situada em Fortaleza, a CBL possui uma usina de beneficiamento e mais oito postos de captação e resfriamento do leite "In Natura", onde quatro estão no Ceará, um em Alagoas, um em Sergipe e dois em Pernambuco.

Ainda possui três recentes filiais em Recife, Salvador e Maranhão. A CBL é responsável pela fabricação de leites pasteurizados, longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, doce de leite, creme de leite e leite condensado.

No total, são mais de 60 produtos, trazendo variedade e maior qualidade para os consumidores. Seus produtos estão presentes nos principais supermercados do Ceará, bem como de outros estados do Nordeste, além do fato de ter sido um segmento que mais contribuir para a geração de emprego. Os negócios foram além da região e atualmente envolvem várias cidades cearenses e nordestinas.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Vendas no varejo sobem pelo décimo mês seguido, projetam economistas

Os indicadores que antecipam o comportamento do comércio tiveram desempenho misto em dezembro, o que aponta para ...

Veja mais
Nestlé: Parceria com empresa de cosmético pode ir mais além

O mantra de negócios da Nestlé, "nutrição, saúde e bem-estar" é um manto conve...

Veja mais
Rede de logística faz parceria e quer chegar ao Sudeste

O potencial do mercado logístico e de armazenagem brasileiro fez com que o grupo GuardeAqui ampliasse seu projeto...

Veja mais
Supermercados vão gerar 10 mil empregos em Minas

Setor vai investir R$ 340 mi na abertura de 85 lojas em MG, mas expectativa de vendas recua Os supermercados de Minas...

Veja mais
Setor de brindes será um dos mais favorecidos com a Copa

Brindes como bonés, chaveiros, bandanas, revestimentos para carros, buzinas, camisas e chapéus nas cores v...

Veja mais
Cereser investe no Campeonato Carioca

A campanha promoverá a linha Sidra Cereser Times, aguardente 88 Old Cesar e vinhos Dom Bosco, nos 365 jogos tra...

Veja mais
Castelo Alimentos investe na campanha de 2014 dos molhos para salada

Campanha de divulgação na TV da Castelo Alimentos   Com o objetivo de promover a sua linha...

Veja mais
3G Capital faz nova estratégia de negócio para Heinz

Durante anos, os gestores da H.J. Heinz Co. consideraram a fábrica de congelados da empresa americana no Estado d...

Veja mais
Nestlé vende fatia de 8% para fabricante francesa

A Nestlé, maior companhia de alimentos do mundo, vendeu uma participação de 8% na L'Oréal pa...

Veja mais