Nestlé: Parceria com empresa de cosmético pode ir mais além

Leia em 2min 50s

O mantra de negócios da Nestlé, "nutrição, saúde e bem-estar" é um manto convenientemente grande sob o qual a companhia suíça de alimentos - a maior do mundo em vendas - coloca uma grande variedade de operações.

Os negócios incluem as rações para animais de estimação Purina, nutrição médica, chocolates, leite em pó e o café Nescafé.

Peter Brabeck, presidente do conselho de administração da multinacional, anunciou a criação da Nestlé Skin Health, empresa que vai abrigar a Galderma, a joint venture da área de dermatologia cujo controle pleno ela assumiu no acordo anunciado anteontem com a L'Oréal.

"Passar de alimentos para nutrição médica é uma coisa. Mas a área de cuidados com a pele extrapola a atual estratégia da Nestlé", disse Robert Dickinson, analista do Citigroup. Mesmo assim, acrescenta, a aquisição "mostra que a Nestlé está mais comprometida em ampliar seus negócios na área de ciências da saúde do que as pessoas pensavam."

A Nestlé vem se voltando para empreendimentos de crescimento mais acelerado para contrabalançar o fraco desempenho das operações com alimentos na Europa. Ela pode afirmar que está no negócio de cuidados com a pele há décadas, por meio da joint venture com a L'Oréal e poderá ampliar a unidade via aquisições - embora Brabeck tenha enfatizado as perspectivas de crescimento orgânico.

Andrew Wood, analista da Bersntein Research, disse que a aquisição da Galderma mostra uma mudança da Nestlé em seu modelo de negócios. "Há um bom tempo acreditamos que o futuro de longo prazo do setor de alimentos está na sobreposição das áreas de alimentos e farmácia, ou entre as áreas de alimentos e beleza... e é possível afirmar que esta transação encaminha a Nestlé para a sobreposição em todas as três áreas."

A compra da Galderma também fornece uma ferramenta conveniente para a Nestlé reduzir sua participação de 29,4% na L'Oréal. Os investidores estavam de olho na companhia para extrair algum valor do investimento.

Um dos 25 maiores acionistas da Nestlé disse: "Vejo isso como algo bem neutro em termo de valor para o acionista. A Nestlé continuará com uma participação estratégica considerável na L'Oréal, enquanto que a última ganha uma fatia maior do bolo".

Magnus Scaddan, do banco de investimento Houlihan Lokey, disse: "É uma transação inteligente - a Nestlé monetizou apenas uma parte de sua participação na L'Oréal, mas em troca do controle de um ativo estratégico na atraente área da dematologia, em vez de receber apenas dinheiro, que a Nestlé já tem muito".

Além disso, a Nestlé sentiu-se obrigada a satisfazer o desejo da L'Oréal de ter mais controle sobre a companhia, e a manter uma boa relação com a família Bettancourt, que agora controla uma fatia de pouco mais de 33% da fabricante de cosméticos francesa.

Scaddan acrescentou: "Esta situação foi elaborada entre a Nestlé e a família Bettancourt e a L'Oréal; não houve o envolvimento de nenhum intruso".

O negócio ainda deixa intactas as opções da Nestlé em relação à L'Oréal, uma vez que ela manteve uma fatia de 23,39%. Dickinson, do Citigroup, disse: "Eles ajudam a L'Oréal a reforçar seu balanço e obtêm um aumento dos ganhos por meio de uma venda acertada. Não acho que seja o começo da saída da Nestlé da L'Oréal."

O negócio também dá mais uma alternativa à Nestlé: aprofundar seu envolvimento no setor de cosméticos, se for esta a direção que a companhia decidir tomar.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Calçados e alimentos ficam entre os 10 maiores contribuintes estaduais

No setor calçadista, cincoempresasforam as mais destacadas entre que contribuíram com a arrecadaç&a...

Veja mais
Rede de logística faz parceria e quer chegar ao Sudeste

O potencial do mercado logístico e de armazenagem brasileiro fez com que o grupo GuardeAqui ampliasse seu projeto...

Veja mais
Supermercados vão gerar 10 mil empregos em Minas

Setor vai investir R$ 340 mi na abertura de 85 lojas em MG, mas expectativa de vendas recua Os supermercados de Minas...

Veja mais
Setor de brindes será um dos mais favorecidos com a Copa

Brindes como bonés, chaveiros, bandanas, revestimentos para carros, buzinas, camisas e chapéus nas cores v...

Veja mais
Cereser investe no Campeonato Carioca

A campanha promoverá a linha Sidra Cereser Times, aguardente 88 Old Cesar e vinhos Dom Bosco, nos 365 jogos tra...

Veja mais
Castelo Alimentos investe na campanha de 2014 dos molhos para salada

Campanha de divulgação na TV da Castelo Alimentos   Com o objetivo de promover a sua linha...

Veja mais
3G Capital faz nova estratégia de negócio para Heinz

Durante anos, os gestores da H.J. Heinz Co. consideraram a fábrica de congelados da empresa americana no Estado d...

Veja mais
Nestlé vende fatia de 8% para fabricante francesa

A Nestlé, maior companhia de alimentos do mundo, vendeu uma participação de 8% na L'Oréal pa...

Veja mais
Marcas se unem para ampliar alcance

A sorveteria Diletto está unindo forças com outras marcas para chegar mais perto do consumidor. A empresa ...

Veja mais