Centrais de negócios preveem 5% de expansão

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As centrais de negócios supermercadistas, associações formadas por pequenas empresas do setor que se uniram para competir com as grandes redes, comemoram os resultados obtidos. Segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis), em 2012 elas preveem faturar R$ 3 bilhões, um crescimento de 5% sobre 2011. Somente o desempenho de maio já sinaliza que a projeção deve se concretizar. Isso porque o resultado em relação a idêntico período do exercício anterior chegou a 6%.

Atualmente, estão cadastradas na Amis 28 centrais, mas estima-se que, em todo o Estado, existam cerca de 40. Cada uma delas integra, em média, 15 estabelecimentos de médio e pequeno portes. O superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, ressalta que as centrais fortalecem os negócios e possibilitam o surgimento de novos supermercados.

As centrais de negócios supermercadistas começaram a surgir com mais força há duas décadas. "O que começou com uma central de compras, com o objetivo de baratear os preços para o consumidor final, hoje são verdadeiras redes de negócios. Nelas, atuam profissionais de diferentes segmentos, como marketing, tecnologia de informação e networking. Assim, aqueles mercados regionais passaram a ter condições de oferecer também lojas bem equipadas e um bom atendimento para o consumidor", esclarece Rodrigues. Ele acrescenta que o poder das maiores associações, agora, chega a ser tão grande quanto o das empresas líderes.


Super Mais - A Rede Super Mais, fundada em 1993, começou com a junção de três pequenos supermercados das cidades de Cataguases, Leopoldina e Muriaé, todos na Zona da Mata. Quase 20 anos depois, a associação congrega nove associados e 15 estabelecimentos de diferentes cidades da região. Apesar de já ter passado o boom inicial, os negócios continuam crescendo, mas de forma mais estável, segundo o presidente da Super Mais, César Silveira.

Em maio frente a abril, a alta foi de 2%. Já em maio ante ao mesmo mês do ano passado, o aumento registrado foi de 6%. Mudando a base de comparação, no acumulado do ano, o crescimento é de 12%. A expectativa é fechar 2012 também com variação positiva de 12%. No exercício de 2011, a Rede Super Mais faturou R$ 250 milhões. A média mensal fica em R$ 20 milhões, sendo que há uma movimentação maior no último trimestre, com destaque para dezembro, devido às festas de fim de ano.

Silveira, que também é presidente e proprietário do Silveira Supermercados, com duas lojas em Barbacena (Zona da Mata), recorda que, antes da cooperativa, amargava prejuízos, pois era incapaz de oferecer os benefícios das grandes redes. Após se filiar à Super Mais, em 2005, Silveira viu seu faturamento, de R$ 700 mil por mês, mais que triplicar, chegando aos R$ 2,5 milhões por mês. Há sete anos, ele empregava um terço dos seus atuais 570 funcionários.

Ele frisa que as vantagens de uma central de negócios superam a oferta de preços mais baixos aos clientes. "Com a rede é possível conceder benefícios também aos colaboradores. Além disso, temos condições de arcar com anúncios em mídia impressa e eletrônica, essencial para quem quer se fortalecer no mercado", afirma. Apesar da expansão, Silveira se preocupa em estar sempre em contato com o cliente, fator, para ele, essencial quando o assunto é manter a lealdade do consumidor.

Outra central de compras em ascensão é a Cooperativa de Consumo dos Supermercadistas do Centro-Oeste Mineiro (Asccom). Dela, fazem parte 13 lojas e 33 associados de 13 municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul de Minas. "Tudo começou com uma troca de ideias em 2001, quando um grupo de pequenos empresários, que enfrentava dificuldades, se reuniu para tentar reverter o cenário de prejuízo e reduzir as despesas", lembra o presidente, Jerônimo Pereira Machado.

Machado revela que no exercício de 2011 com relação a 2010, devido a uma negociação melhor com os fornecedores, que resultou em preços mais atrativos, o crescimento foi de 40% e o faturamento ficou em R$ 300 milhões. Agora, apesar de não conseguir estabelecer nenhuma projeção, a expectativa é fechar este ano com alta significativa. Para concretizar o objetivo, a Asccom investe R$ 3 milhões em uma ampliação do Centro de Distribuição (CD), que passa a contemplar uma área de 23 mil metros quadrados, ao invés dos 20 mil metros quadrados atuais.

A Rede Mania, da qual fazem parte 23 lojas espalhadas pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Caeté (região Central), também se esforça para fortalecer os negócios de seus associados. Para isso, a Rede divulga suas ofertas por meio do site e de impressos promocionais, distribuídos em áreas próximas aos supermercados filiados. Além disso, aqueles clientes que não possuem veículo próprio contam com serviço de entrega em domicílio. A média de faturamento mensal de cada um dos filiados fica em torno de R$ 900 mil.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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