Produção de televisores no Brasil deve alcançar recorde de 15 mi de unidades

Leia em 2min

O País deve atingir em 2012 um recorde histórico na produção de televisores: 15 milhões de unidades, alta de 7% sobre o volume fabricado no ano passado. "O que motiva o crescimento é a troca do televisor de tubo por outros mais modernos. A maioria já trocou o primeiro aparelho, agora está trocando o segundo", afirma o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula. Segundo ele, a tendência é a indústria continuar batendo recordes em 2013 e 2014, com a aproximação da Copa do Mundo.

Em 2011, o volume produzido foi de 14,08 milhões, sendo 11,3 milhões do tipo plasma e LCD e 2,7 milhões de convencionais. Este ano, a produção deve atingir 13,5 milhões de televisores digitais e 1,5 milhão de aparelhos de tubo. Dentre as digitais, as Smart TVs, televisores conectados à Internet, ganham espaço nas vendas. No ano passado, representaram 20% do total vendido e, em 2012, a participação deverá ser de 35%.

Dentro deste segmento de televisores, o presidente da Eletros destacou como nova tendência os aparelhos controlados por voz e gesto. "Isso vai ser vendido em pequena quantidade ainda, mas é o futuro", disse Kiçula. Outra aposta do representante da indústria são os aparelhos com tela no controle remoto, que permite ao telespectador se movimentar pela casa, sem perder nenhum lance do programa que está assistindo. "Isso vai ser muito usado a partir de agora", acredita ele.

Linha branca

A indústria de linha branca espera a prorrogação até o final do ano da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos de linha branca, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos. Na última sexta-feira, o governo prorrogou a redução, em vigor desde março, até agosto.

A venda de refrigeradores no primeiro semestre atingiu 3,4 milhões de unidades, ante 3,09 milhões em igual período de 2011, alta de 12%. Já os fogões cresceram 13%, de 1,8 milhão, para 2,1 milhões. As lavadoras tiveram alta de 10%, passando de 1,5 milhão para 1,6 milhão. "A expectativa é que, mantida a redução até o fim do ano, os produtos continuem com este nível de crescimento", disse Kiçula.

A Eletros calcula crescimento médio de 10% para a linha branca neste ano. O presidente da entidade participou ontem da abertura da Eletrolar Show, feira que acontece até sexta-feira no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

 

Veículo: DCI


Veja também

Segmentos de cosméticos e linha branca estão confiantes

As notícias de redução do crescimento econômico este ano começam a chamar a aten&ccedi...

Veja mais
Rexam venderá unidade por US$ 700 milhões este ano

Uma das maiores fabricantes mundiais de embalagens, a britânica Rexam, informou que vai vender sua unidade de cuid...

Veja mais
Na dependência do IPI

No primeiro semestre, foram vendidos 11,35 milhões de televisores de plasma e LCD. Até o fim do ano, a pre...

Veja mais
Parlamentares vão lutar por imposto menor para remédios

A Câmara dos Deputados terá, no início do próximo mês, uma frente parlamentar em defesa...

Veja mais
Produção de trigo deve crescer 10%

O trigo cultivado em Minas Gerais tem alta qualidade e é disponibilizado para o mercado ao longo da entressafra, ...

Veja mais
País sofre invasão de calçado desmontado

Além da tentativa de reverter a perda de espaço no mercado internacional provocada pela queda nas exporta&...

Veja mais
Vendas do comércio sobem 5,06% em maio

As vendas no varejo em maio na capital mineira registraram a maior alta desde 2008. O aumento observado no quinto m&ecir...

Veja mais
O jogo do Carlyle

Com a compra da PBKids, o megafundo de investimento americano, dono da Ri Happy, cria um gigante de mais de R$ 1 bilh&at...

Veja mais
Supermercado - Parada estratégica

Levantamento inédito da Serasa Experian mostra que, nos últimos cinco anos, os supermercados cresceram 49,...

Veja mais