Na dependência do IPI

Leia em 2min 40s

No primeiro semestre, foram vendidos 11,35 milhões de televisores de plasma e LCD. Até o fim do ano, a previsão é vender 15 milhões de unidades


Fabricantes de itens da linha branca estimam aumento de 10% nas vendas neste ano, caso o governo mantenha a prorrogação até o final de 2012 da alíquota menor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o segmento. Na última sexta-feira, o governo estendeu o benefício tributário por mais dois meses para reaquecer a economia.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, disse ontem, durante a abertura da 7ª Eletrolar  Show, acreditar em nova prorrogação porque a redução se mostrou uma bem sucedida experiência.  Para a linha marrom, a expansão não deverá ser de dois dígitos, embora as vendas  de televisores mais sofisticados estejam surpreendendo.

"A participação das smartvs no total do mercado deverá passar de 20%, em 2011, para 35%, neste ano", previu. No primeiro semestre, foram comercializados  14 milhões de televisores, sendo 11,35 milhões de plasma e LCD. Até o final do ano, a previsão é alcançar 15 milhões de unidades.  Para o futuro, a aposta do setor será os televisores  acompanhados de controles remotos capazes de captar imagens da televisão quando o usuário estiver longe do aparelho.

De acordo com Kiçula, as vendas de máquinas de lavar roupa (automáticas) cresceram 10% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. No caso dos fogões, o aumento foi um pouco mais expressivo, de 13%. No pacote de incentivo do governo, o IPI da máquina de lavar roupa foi reduzido de 20% para 10%. Para os fogões, a alíquota, que antes era 4%, foi zerada.

A diferenciação no tratamento tributário dos dois itens foi questionada pelo presidente da  Eletros, que defendeu a revisão do conceito da essencialidade por parte do governo na definição das alíquotas do IPI. "Hoje não só o fogão é fundamental para uma família. O IPI foi criado em 1964 e, de lá para cá, as mudanças de comportamento da sociedade foram gigantescas", analisou.

Para o segmento de eletroportáteis, a previsão é de aumento de 5% nas vendas até o final deste ano. Diferentemente do que acontece com as  linhas branca e marrom, esse segmento sofre mais o  impacto  dos importados. No primeiro semestre de 2012, as vendas recuaram 2,66% na comparação com o mesmo período de 2011.

"A vulnerabilidade é grande toda vez que ocorre uma queda do dólar", explicou. Nos três últimos meses, a proporção de itens importados e nacionais, para esse segmento, era de 40% e 60%.

Campeões de vendas – Na linha de eletroportáteis, os campeões de vendas no primeiro semestre foram os espremedores de frutas, com expansão de 60%, seguidos dos microfornos, com 32%, e cafeteiras, com 15%. Já as vendas de batedeiras aumentaram 10%.

A 7ª edição da Eletrolar Show,  considerada a maior feira de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e TI da América Latina, começou ontem no Transamérica Expo Center, e termina na próxima sexta-feira. Mais de 10 mil produtos de mil marcas estão expostos.

No ano passado, o volume de negócios da Eletrolar alcançou R$ 2 bilhões. A previsão é dobrar o valor neste ano. Uma das novidades desta edição  é participação, pela primeira vez, de fabricantes de bicicletas elétricas.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Produção de televisores no Brasil deve alcançar recorde de 15 mi de unidades

O País deve atingir em 2012 um recorde histórico na produção de televisores: 15 milhõ...

Veja mais
Parlamentares vão lutar por imposto menor para remédios

A Câmara dos Deputados terá, no início do próximo mês, uma frente parlamentar em defesa...

Veja mais
Produção de trigo deve crescer 10%

O trigo cultivado em Minas Gerais tem alta qualidade e é disponibilizado para o mercado ao longo da entressafra, ...

Veja mais
País sofre invasão de calçado desmontado

Além da tentativa de reverter a perda de espaço no mercado internacional provocada pela queda nas exporta&...

Veja mais
Vendas do comércio sobem 5,06% em maio

As vendas no varejo em maio na capital mineira registraram a maior alta desde 2008. O aumento observado no quinto m&ecir...

Veja mais
O jogo do Carlyle

Com a compra da PBKids, o megafundo de investimento americano, dono da Ri Happy, cria um gigante de mais de R$ 1 bilh&at...

Veja mais
Supermercado - Parada estratégica

Levantamento inédito da Serasa Experian mostra que, nos últimos cinco anos, os supermercados cresceram 49,...

Veja mais
Seara na China com nome próprio

Desde a segunda-feira 25, as lojas da rede britânica de supermercados Tesco na China exibem em suas seç&oti...

Veja mais
Design é explorado ao máximo nos artigos eletrônicos

De pranchas para alisamento capilar a fogões, passando por notebooks e aspiradores de pó, os eletroeletr&o...

Veja mais