Taurus cede à pressão de varejista e reduz garantia; lançamento de marca no Brasil é adiado
No ano passado, a espanhola Taurus, dona da Mallory, tentou emplacar algo até então inédito no mercado brasileiro: garantia de três anos para seus eletrodomésticos, quando o prazo praticado pela indústria, de uma maneira geral, é de no máximo 12 meses.
O benefício era o chamariz dos produtos da marca Taurus, lançada em 2011 e voltada para as classes A e B. No entanto, aquilo que poderia revolucionar o varejo e atrair um maior número de consumidores para a marca, mostrou- se, na verdade, um verdadeiro tiro no pé.
Os varejistas torceram o nariz para a ideia. Afinal, estes lojistas têm grandes lucros com um produto conhecido como “garantia estendida”, cujo objetivo é, como o próprio nome diz, vender um período a mais de assistência técnica para o produto em caso de defeito. Segundo especialistas, a margem de lucro com a venda deste serviço chega a ser de 60% para os varejistas.
Assim, exatamente um ano depois do lançamento do benefício, a Taurus precisou recuar. “Temos que ser flexíveis. Vamos baixar o prazo para dois anos”, disse Àngel Riudalbàs, presidente do grupo Taurus. Planos adiados Além das marcas de eletrodomésticos Mallory e Taurus, a companhia atua no Brasil com a Winsor, de produtos para cabeleireiros como chapinhas e secadores de cabelo, e planejava trazer este ano a marca Casals, de furadeiras para o público profissional.
No entanto, o plano foi adiado. Um dos motivos é o tímido crescimento da economia brasileira previsto para 2012. “Não estamos tão animados como no ano passado”, afirma Riudalbàs. Assim, mesmo com um cenário de crise na Europa, a Taurus, que atua em 100 países, deve continuar priorizando aquisições em outros mercados, sem mencionar países de interesse. Há três meses, a companhia adquiriu a também espanhola Lavakan, especializada na fabricação de máquina para banho de animais domésticos, que custam cerca de ¤ 20 mil.
A negociação durou um ano e, neste período, as empresas firmaram uma parceria para desenvolver um produto mais barato, de cerca de ¤ 4 mil, que podem ser adquiridos por pequenos pet shops. “Temos a intenção de trazer esta marca para o Brasil, mas ainda não há um plano ou prazo para isto”, diz o executivo.
Durante a Eletrolar 2012, feira de eletrodomésticos que acontece esta semana em São Paulo, a empresa trouxe 45 lançamentos da Mallory e sete da Taurus. Uma das apostas é o aspirador robô, que tem capacidade para aspirar poeira, sozinho, por até 90 minutos. No Brasil a empresa uma fábrica em Mananguape, no Ceará, para a produção de produtos Mallory e Taurus. Cerca de 75% dos itens comercializados no Brasil são produzidos nesta unidade. O restante é importado da Espanha
Veículo: Brasil Econômico