Inquietação do mercado varejista

Leia em 2min 30s

A discussão gerada em torno do nome dos dois gigantes varejistas no Brasil, Pão de Açúcar e Carrefour, e a inviabilização do projeto, inicialmente descartada pelo Grupo Casino, continuam gerando inquietação no mercado doméstico. O setor, principalmente o segmento supermercadista, está em contínua mudança, e as forças praticadas pela concorrência - cada vez mais feroz - preocupa fornecedores: de um lado, porque terão de se profissionalizar e aumentar sua produção para atender os grandes gigantes; e de outro, os consumidores, cada vez mais exigentes.

 

Essas mudanças conjunturais tendem a acontecer em virtude de diversas situações que ocorrem na vida empresarial. Um exemplo: companhias que já não têm mais interesse em determinados segmentos, ou seu endividamento é tão alto que perdem competitividade com os demais concorrentes, levando a reduzir sua participação no mercado, vender a empresa ou, até mesmo, enfrentar a quebra ou falência.

 

Diante de toda essa situação, mesmo no uso de dinheiro público para que financie operações de fusões ou incorporações, a ideia inicial deveria ser a preocupação em manter empregos e a viabilidade da manutenção das organizações, para que houvesse a perenidade dos negócios, e não a quebra ou falência. Isso é traumático e, dependendo da região, poderá criar impactos negativos.

 

Na briga de gigantes, as micro, pequenas e médias empresas poderão conquistar um espaço não atendido por esses grandes grupos. Pode surgir, com essas grandes fusões ou incorporações, maior sinergia, aproveitando-se a mesma estrutura administrativa, transporte, locação etc, aumentando significativamente o resultado. Só que, quanto maior a estrutura, maiores seus custos e despesas e, conseqüentemente, terão de girar um volume de mercadorias muito maior para manter os custos e despesas fixas equilibradas e manter ou aumentar o lucro, que deverá ser distribuído aos seus acionistas.

 

As micro, pequenas e médias empresas poderão ter seu espaço no momento em que houver a parceria com os fornecedores menores, que não têm potencial para atuar nos grandes grupos e, normalmente, com um custo menor. Essa situação não significa que o consumidor sairá perdendo. Pelo contrário! Poderão gerar outros grupos de porte médio no futuro, o que acabará sendo importante no equilíbrio da lei da oferta e procura. Preocupar-se com o monopólio ou oligopólio é fundamental, mas alternativas de fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas a se manterem e crescerem é função do governo. Essas empresas são responsáveis por uma significativa parcela dos empregos, reduzindo a informalidade, ainda preocupante no Brasil.

 

Para que haja esse equilíbrio, essas empresas de menor porte precisam profissionalizar-se, e é neste momento que entra o governo como coadjuvante (parceiro). Ele precisa fazer sua parte de modo responsável e procurar ter senso de justiça para minimizar os impactos negativos no uso dos recursos com fins políticos, sem a preocupação com o que é mais importante: o atendimento das prioridades da sociedade.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Centrais de compra confiam na expansão dos negócios

Apesar do aumento no preço de alguns produtos, as centrais de compras que abastecem supermercados do interior de ...

Veja mais
Liquidações devem aquecer negócios

As liquidações de inverno e os lançamentos de novas coleções, aliados ao Dia dos Pais...

Veja mais
Lojistas não demonstram otimismo com vendas

Lojistas de BH já não apostam tanto no potencial de vendas do Dia dos Pais   Houve diminuiç...

Veja mais
Leite: Produto informal gera prejuízo para segmento

A demanda por leite e derivados no país continua forte e a tendência é que permaneça em cresc...

Veja mais
Embarques de limão registram crescimento

O crescimento significativo dos embarques de limão, principalmente para o mercado europeu, tem estimulado a produ...

Veja mais
Super Nosso investe em conceito gourmet

Com o aumento do poder de compra e melhoria dos indicadores econômicos no país, o consumidor está ma...

Veja mais
Atacadista ‘confere’ compra e constrange consumidores

O consumidor lota o carrinho de compras após mais de uma hora escolhendo os produtos, tem o preço de todos...

Veja mais
Walmart tenta reverter histórico sem brilho na internet

Desde que o Walmart se aventurou pela primeira vez no ciberespaço, há 15 anos, a companhia de Bentonville ...

Veja mais
Riachuelo investe em novo modelo de lojas e quer 75 unidades compactas

A Riachuelo anunciou um plano de expansão que envolve a abertura de 75 lojas compactas. Com cerca de mil metros q...

Veja mais