Com o aumento do poder de compra e melhoria dos indicadores econômicos no país, o consumidor está mais exigente. Para acompanhar esta tendência, grandes redes supermercadistas estão se especializando na oferta de produtos e serviços diferenciados.
A rede belo-horizontina Super Nosso, por exemplo, está totalmente voltada para a consolidação do conceito gourmet em praticamente todas as lojas. Só na semana passada, dois pontos de venda foram reinaugurados e passarão a funcionar neste modelo.
Os estabelecimentos remodelados foram o do Buritis (região Oeste) e do Funcionários (região Centro-Sul). As adaptações demandaram aporte de R$ 2 milhões. Segundo o diretor da rede, Rodolfo Nejm, as alterações fazem parte do projeto de reposicionamento da marca no mercado mineiro. "Queremos solidificar essa identificação que já existe com nossos consumidores", afirmou.
Atualmente, a rede Super Nosso conta 12 lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), sendo 10 na Capital, uma em Nova Lima e outra em Lagoa Santa. Do total, oito já funcionam com o conceito gourmet.
Ainda neste ano, uma unidade será inaugurada no bairro Cidade Nova, região Nordeste da Capital e uma segunda loja está prevista, no entanto, ainda não há definição da região. A expectativa, segundo ele, é de que outros dois supermercados sejam abertos em 2012, em locais que também ainda não foram definidos. "Com o cenário de expansão da economia nacional e aumento do poder de compra dos brasileiros entendemos que grande parte de Belo Horizonte tem potencial para receber uma loja mais refinada", avaliou Nejm.
Segundo ele, além do mix de produtos diferenciados, as lojas gourmet apostam em atendimento personalizado, com profissionais de diversas áreas em contato com clientes como sommeliers e padeiros que falam sobre a procedência dos produtos ofertados. "A demanda por este tipo consumo está crescendo visivelmente. Hoje, o consumidor é muito mais exigente e, muitas vezes, quer conhecer a fundo a qualidade do que leva para a casa", disse.
A estratégia de reposicionamento da rede Super Nosso no mercado reforça o bom momento da empresa, impulsionado também pelos resultados do Apoio Mineiro, outra rede, do mesmo grupo, voltada para a classe C. O Super Nosso é voltado para consumidores das classes A e B. O faturamento do grupo não foi revelado, mas Nejm disse que a receita bruta deve crescer pelo menos 20% neste exercício na comparação com 2010.
Veículo: Diário do Comércio - MG