Lojas do Walmart terão toque feminino

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Inédito no varejo brasileiro, o Walmart lançou um programa estruturado para contratar mulheres para a construção de suas novas lojas. A empresa absorverá a mão de obra feminina formada nas turmas do Curso de Formação de Mulheres Pedreiras, promovido por prefeituras em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada à Presidência da República.

 

O Sam´s Club de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, será o primeiro construído por mulheres - cerca de 50 pedreiras serão contratadas para a obra. Até o final do ano, um total de 200 mulheres serão contratadas em cidades que possuem cursos de formação profissional das prefeituras e SPM, e que receberão novas lojas da rede.

 

O clube de compras, que será aberto ao público até o final do ano, vai gerar 150 empregos diretos na cidade, além de mais de 450 indiretos. A loja tem 15 mil metros quadrados de área total construída e 5,8 mil metros quadrados de área de vendas, além de 228 vagas de estacionamento. Assim como as demais unidades do Walmart, o clube de São Bernardo será ecoeficiente, reduzindo o uso de água em 40%, de energia em 25%, e a emissão de gases de efeito estufa em 30%.

 

"Esta é uma iniciativa relevante dentro de um extenso programa de valorização da mulher, interna e externamente, para gerar maior equilíbrio de gênero nas empresas e na sociedade", afirma o presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha.

 

"Com este projeto, contribuímos para apoiar o desenvolvimento econômico das mulheres, com mais acesso ao mercado formal de trabalho e mais renda para essas trabalhadoras, ao mesmo tempo em que ajudamos a minimizar o problema da falta de mão de obra qualificada no setor de construção civil, devido ao boom de obras de infraestrutura no país", acrescenta.

 

Tendência - O Walmart baseia-se no estudo da consultoria americana Catalyst, que demonstra que empresas com mais equilíbrio em posições de liderança tem melhores resultados financeiros. Com base neste estudo, a empresa tem promovido estudos e debates para mobilizar parceiros comerciais, em conjunto com o terceiro setor e autoridades.

 

No final de março, a rede divulgou um amplo diagnóstico sobre a participação feminina nas empresas brasileiras, sobre o papel desempenhado pelas mulheres na sociedade e sua situação atual no mercado de trabalho. Este relatório foi divulgado em um workshop com a participação de sua cadeia de suprimentos e da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). "As mulheres também são a grande parte de nossos clientes e por isso precisamos entendê-las, atender suas demandas e promover o seu desenvolvimento", ressalta Samaha.

 

O objetivo é direcionar um maior número de ações, buscando ampliar as oportunidades de desenvolvimento das mulheres, que possam se refletir não só em suas atividades profissionais, mas também em diferentes papéis que exerce na sociedade.

 

"Acreditamos que as empresas do futuro serão aquelas que conseguirem atrair e reter esta força de trabalho feminina, bem como as sociedades mais avançadas serão aquelas mais inclusivas e que irão gerar mais condições para seu pleno desenvolvimento", salienta a vice-presidente de sustentabilidade do Walmart Brasil, Daniela de Fiori.

 

Iniciativas - Através do Instituto Walmart a empresa vem investindo há 5 anos em programas de geração de renda voltados às mulheres. Os esforços já impactaram mais de 2.500 mulheres, atuando em conjunto com 25 ONGs em 32 projetos distribuídos no Brasil. Um desses projetos, realizado com o Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente e a Casa de Passagem, gerou o recém-lançado livro "Mulheres Gerando Renda", que registra o histórico, objetivos e metodologia do projeto.

 

A empresa lançou dentro de seu canal de comércio eletrônico, em parceria com a ONG Solidarium, um canal específico para promover, divulgar e comercializar os produtos fabricados por grupos de mulheres.á Ao todo são 1820 mulheres beneficiadas.

 

Dentro do programa de formação para jovens oferecidos pelo Instituto Walmart, intitulado Escola Social do Varejo, as mulheres ocupam 60% das vagas - o que totaliza mais de mil jovens mulheres capacitadas. Além disso, nas salas de treinamento dos centros comunitários mantidos pela empresa mais de 400 mulheres já passaram por capacitação.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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