Varejistas da Capital iniciaram o ano otimistas

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Os lojistas de Belo Horizonte começaram este ano bem mais otimistas do que no mesmo período do ano passado. Segundo a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista, feita pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 70% dos empresários acreditam que em fevereiro as vendas serão melhores que em janeiro. Em 2013, somente 53% acreditavam nessa possibilidade.

Para a expressiva maioria, composta por 99% dos entrevistados, o faturamento da empresa estará melhor ou igual no prazo de seis meses. Apenas 1% acredita na manutenção e nenhum prevê queda. Entre os motivos para as previsões positivas, destacam-se a Copa do Mundo e até o Carnaval, que tem atraído cada vez mais foliões pelas ruas da cidade.

"Geralmente os lojistas são mais otimistas no início do ano", pontua a analista de pesquisa Luana Oliveira, ressaltando, no entanto, que este ano há dois motivos especiais. "Embora a Copa do Mundo favoreça mais diretamente o setor de serviços, ainda assim o comércio vai se beneficiar com o aumento de pessoas circulando pela cidade", projeta.

Outra novidade é o Carnaval, que até bem pouco tempo era motivo de esvaziamento da cidade e não propriamente de atração de visitantes. A data, que este ano será comemorada entre no final de fevereiro e início de março, também colabora, esticando o verão e levando foliões para as ruas ao longo do mês.


Expectativa -
Para 21% dos lojistas, as vendas em fevereiro serão iguais às de janeiro, enquanto somente 8% projetam alguma piora. No ano passado, a expectativa de 33% era de manutenção e 13,2% previam queda.

"Esse otimismo é muito positivo para o comércio e para a economia, porque significa novos investimentos, com manutenção e até ampliação do quadro de pessoal", ressalta Luana.

Em janeiro, 6% fizeram contratações e, para fevereiro, 11% disseram ter essa intenção. Outros 77% dos empresários mantiveram o número de funcionários em janeiro, e 17% reduziram. No entanto, em fevereiro, 85% vão manter o quadro de pessoal e somente 5% pretendem diminuir.

Entre as estratégias para se alcançar as vendas almejadas, destacam-se as liquidações, que serão promovidas por 68% dos entrevistados. Uma parcela significativa, composta por 79% dos entrevistados, disse que fecharam o mês de janeiro com o estoque no ponto ideal, o que, para Luana, significa que "é um momento de otimismo, mas com pé no chão".

Em janeiro, há queda natural das vendas em relação a dezembro, com redução de faturamento apurada por 62% dos entrevistados, e aumento somente para 21%. No entanto, os índices são considerados positivos.

Na comparação com janeiro de 2013, 36% tiveram o mesmo faturamento e 31% perceberam melhora. Somente 33% observaram piora, apesar de indicadores econômicos desfavoráveis como o aumento da inflação, projeção mais modesta para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e elevação da taxa de juros.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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