Herbalife cresce 34% no Brasil em 2013

Leia em 2min 10s

As vendas da americana Herbalife, de produtos alimentícios para emagrecer, cresceram 34% no Brasil em 2013 em relação ao ano anterior. A receita ficou em torno de R$ 820 milhões no ano passado, segundo cálculos feitos pelo Valor com base em dados do balanço apresentado pela matriz nos Estados Unidos esta semana.

O forte crescimento, que representa uma aceleração em relação à alta de 20% nas vendas em reais registrada em 2012, foi atingido por conta de fatores externos e internos, segundo Gioji Okuhara, presidente da Herbalife no Brasil. "Com o aumento da renda, as pessoas saem mais para comer, comem errado e ganham peso", afirma.

Segundo o executivo, as estratégias da companhia têm dado certo, com a expansão da malha logística, os investimentos na marca e o lançamento de produtos brasileiros. Para 2014, Okuhara não projeta um crescimento "tão bom como o do ano passado", mas se mostra otimista.

A companhia iniciou este ano com uma capacidade produtiva 50% maior do que no ano passado no Brasil, com fabricantes terceirizados. A expectativa é ter metade da produção feita no país este ano. Há quatro anos, esse percentual era de 20%. O restante é importado dos Estados Unidos e da Europa.

Em 2013, a Herbalife dobrou o número de centros de distribuição regionais, com novos espaços em Cajamar (SP), Rio de Janeiro, Florianópolis e Recife. A empresa de venda direta também abriu oito filiais - locais onde os revendedores podem optar por pegar os produtos - e agora são 15 em 14 Estados de todas as regiões do país. "Pretendemos continuar a expansão em 2014 e estar presente na grande maioria dos Estados do Brasil. Devemos ter mais dez [filiais] este ano", disse Okuhara.

A estratégia de expansão no ano passado também incluiu a entrada em novas categorias, como nutrição esportiva e bebidas ricas em fibras, uma nova linha de cosméticos e sabores locais de shake (pó para preparo de bebida que promete controlar o peso). Segundo Okuhara, este ano o foco é fortalecer as categorias onde a empresa já atua. "Vemos grande potencial para desenvolver em várias regiões do Brasil os produtos atuais".

O shake é o carro-chefe da Herbalife e responde por 40% das vendas. Segundo a consultoria Euromonitor, a empresa tem 66% do mercado de produtos para o controle de peso que substituem a refeição no país.

A operação brasileira é uma das cinco maiores do grupo. Em dólares, a receita da subsidiária subiu 21% em 2013, impactada pela flutuação cambial. A receita líquida global foi de US$ 4,8 bilhões, em alta de 18%, e o lucro cresceu 14%, para US$ 527 milhões.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Setor de embalagens prevê alta de 1,5% neste ano

Apesar de as projeções de que o câmbio neste ano favoreça a competitividade de produtos nacio...

Veja mais
Operação com rede de cosméticos mostra como a Nestlé enxerga seu futuro

Executivos que se destacam nos negócios sabem, com a experiência que têm, que suas histórias v...

Veja mais
Odebrecht planeja dobrar carteira de concessões na AL com novo sócio

Criado há cerca de dois anos apenas, o braço do grupo Odebrecht voltado para concessões de infraest...

Veja mais
Preço do leite deve reagir em março

Aumento da demanda e o início do período de entressafra poderão pressionar a cotaçãoO...

Veja mais
Café da manhã fica mais ‘salgado’

Itens como o pão francês e o leite subiram mais que o dobro da inflação; em contrapartida, ar...

Veja mais
Brasil é destaque nas operações da Unilever

O vice-presidente de vendas da Unilever, Julio Campos, se mostrou otimista com o desempenho das operações ...

Veja mais
Venda de chocolate tende a crescer

Após dois anos de estagnação, a indústria de chocolates se mostra mais otimista em 2014, com...

Veja mais
Páscoa estará mais sofisticada com ovos de chocolate premium

As novas linhas de ovos de Páscoa que ocuparão as prateleiras do varejo este ano reforçam a aposta ...

Veja mais
Emprego no varejo subiu 1,3% em São Paulo

O comércio da Região Metropolitana de São Paulo terminou o ano passado com 1,02 milhão de va...

Veja mais