Vendas devem crescer entre 5% e 20%

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Melhora deve ocorrer até quarta, quando a maioria das escolas retoma aula.


O fim das férias de julho representa crescimento nas vendas das papelarias de Belo Horizonte. O segmento espera aumento entre 5% e 20% no comércio de materiais escolares. O movimento maior teve início nessa sexta-feira e deve prosseguir até a próxima quinta, quando boa parte das escolas volta às aulas.

O gerente de marketing da Leitura, Gervásio Teles, afirma que a rede espera um crescimento entre 10% e 15% nas vendas ante o mesmo período de 2011. Ele lembra que, embora ocorra um aquecimento no comércio de materiais escolares nesses dias, não há como comparar o período ao final e começo do ano, considerados as melhores épocas.

Por isso, ele explica que a empresa já se prepara para a "alta temporada" de material escolar que está por vir. A rede Leitura já adquiriu 85% do estoque para o final de 2012 e início de 2013. "Começamos a comprar o estoque em março e abril, período em que as fábricas estão mais ociosas e há muita oferta. Aproveitamos para fazer preços melhores".

Soraia Cancella Duarte, proprietária da Crepom Papelaria e Presentes, no bairro Serra, região Centro- Sul da Capital, espera um grande movimento nos próximos dias, começando já a partir deste sábado. No entanto, ela é menos otimista e acredita que o incremento nas vendas não deve passar de 5%. "Com este cenário econômico, não se pode esperar um volume grande de negócios para esta volta às aulas", afirma.

Já Alexandre Arruda, gerente da papelaria Brasilusa, no centro da Capital, espera que os negócios cresçam 20% em relação ao mesmo período no ano anterior. "O movimento já começou a aumentar durante a semana e aguardamos uma movimentação ainda maior neste final de semana", destaca.

Os produtos mais procurados em todos os estabelecimentos entrevistados são cadernos, lápis, lápis de cor, borrachas, canetas e fichários. Teles, da rede Leitura, destaca ainda as mochilas universitárias, bastante procuradas por jovens iniciantes em cursos superiores neste período.

Ainda de acordo com os entrevistados, a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes é, quase sempre, o cartão de crédito.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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