Segundo polo confeccionista do País, Maringá muda de calendário em 2013

Leia em 2min

Considerado o segundo maior polo confeccionista do País, atrás apenas da região de Americana (SP), Maringá (PR) planeja postergar o lançamento de suas coleções de verão e inverno no ano que vem, criando um calendário mais adequado ao mercado fast fashion e à pronta entrega.

Em 2013, serão lançadas quatro coleções no ano, com o preview de inverno em março; em maio, o inverno; entre o fim de agosto e começo de setembro, o verão; e, em novembro, o alto verão. Atualmente, são três coleções: inverno em março e duas coleções de verão em agosto e outubro. "Como trabalhamos com pronta entrega, não programada, estamos antecipando muito o nosso lançamento em função da programada, o que é um erro", avalia o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá e Região (Sindvest), Cássio de Almeida.

"No programado, você lança a tendência, faz o desfile, e entrega de 60 a 90 dias depois. Nós lançamos e já vendemos", diz, exemplificando que, neste ano, o programado lançou inverno em março, Maringá em fevereiro, mas só fez frio em maio. Então o lojista ficou muito tempo com as roupas estocadas e, em maio e junho, começou a liquidar, perdendo margens de lucro e prejudicando a cadeia toda.

O Polo de Maringá, que reúne mais de 1,2 mil indústrias, produzindo sete milhões de peças e movimentando R$ 140 milhões mensalmente, realiza de 5 a 9 de agosto a semana da Pronta Entrega "Maringá Fashion Mix". No evento, onde será lançada a coleção Primavera-Verão, é esperada a visita de 5 mil lojistas e um crescimento de 30% do faturamento total de vendas. Em 2011, durante a semana, foram comercializadas 350 mil peças, o que corresponde a até 3 meses de produção de uma indústria.

Debate amplo

O tema do calendário de moda no Brasil foi amplamente discutido este ano. Em março, os dois maiores eventos do setor, a São Paulo Fashion Week e a Fashion Rio, anunciaram mudança de calendário, antecipando coleções, para permitir um maior intervalo entre lançamento e chegada ao varejo. A partir de 2013, as coleções de verão deixam de ser apresentadas em junho, passando para a segunda quinzena de março; e as de inverno sairão de janeiro para a segunda quinzena de outubro.

Já em junho, durante a Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), foi a vez do setor calçadista de iniciar discussão em sentido contrário, visando frear a crescente antecipação de coleções, que prejudica os rendimentos do varejo.

 

Veículo: DCI


Veja também

Greve atrapalha movimento nos portos

A greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a operaç...

Veja mais
Produção de artigos para escritório é a que mais cresce no Brasil

A produção de móveis de escritório é a que mais cresce no setor moveleiro nacional: 7...

Veja mais
Philips aposta no segmento de cafeteiras

O Brasil é o segundo maior consumidor de café  do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O br...

Veja mais
Lojistas esperam que liquidação puxe alta da venda em agosto

As liquidações de inverno estão deixando comerciantes e lojistas mais otimistas para as vendas do D...

Veja mais
Linha funcional em alta

Quando alguém pergunta qual o segredo para se ter uma vida longa e com saúde, até os leigos no assu...

Veja mais
Frutas e hortaliças sustentam reajustes de preços

Prévia da inflação, IPC-S mostra expansão de 0,06 ponto percentual em uma semana. Tomate e a...

Veja mais
Doce sabor

A marca Toddy, da americana Pepsico, é uma das bebidas achocolatadas mais  conhecidas dos brasileiros. Ela a...

Veja mais
A Natura do varejo

A Bombril, do empresário Ronaldo Sampaio Ferreira, quer deixar de ser conhecida apenas como fabricante de l&atild...

Veja mais
Perdigão põe R$ 1 bilhão na geladeira

A Brasil Foods, empresa criada com a fusão da Sadia com a Perdigão, começou a retirar do mercado, n...

Veja mais