As liquidações de inverno estão deixando comerciantes e lojistas mais otimistas para as vendas do Dia dos Pais. A informação foi apurada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), que realizou um levantamento no setor.
De acordo com pesquisa feita pela federação, a expectativa de crescimento no período é entre 5% a 7% acima do registrado em igual período de 2011, com tíquete médio de R$ 95,00 para todo o Estado de São Paulo.
"Os lojistas de shopping centers estão mais otimistas do que os lojistas de rua. O Dia dos Pais não é considerado um período de forte crescimento das vendas, é o menos importante se comparado com as outras datas comemorativas. O aumento das vendas, porém, no período será impulsionado principalmente pelas liquidações de inverno", afirmou o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Stainoff destacou que mesmo com as medidas do governo de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de vários produtos, queda de juros e aumento dos valores entregues pelos programas sociais, parte dos consumidores está endividada, o que inibe o consumo. Para ele, nesta data, os presentes mais comprados serão aqueles de uso pessoal: roupas, calçados e artigos de couro deverão liderar as vendas, seguidos por celulares, artigos eletrônicos e perfumaria.
Promoção Lápis Vermelho
Um termômetro da perspectiva de começo de ações de olho na demanda para o Dia dos Pais, de 26 a 29 de julho, no Rio de Janeiro, o BarraShopping e o New York City Center promovem a tradicional edição de inverno da Liquidação do Lápis Vermelho, com descontos de até 70% em peças de vestuário, eletrônicos, utensílios domésticos e outros artigos a preços promocionais.
Sem afirmar que a ideia é limpar o estoque para as vendas sazonais, a superintendente do BarraShopping, Jussara Nova Raris, ressalta que a Liquidação do Lápis Vermelho oferece aos consumidores uma vantajosa oportunidade para adquirir peças da coleção atual com descontos significativos.
Com o conceito "As melhores ofertas você reconhece pela cor", a campanha da agência Mood terá ações nos canais Sony, TNT e Globosat: Multishow, GNT, Rede Telecine, Universal Channel, SporTV, Viva e MegaPix, fora comunicação nos shoppings da Multiplan.
Veículo: DCI