O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O brasileiro toma em média de quatro a cinco xícaras diariamente e o consumo vem crescendo, principalmente entre os adolescentes e idosos, e um dos motivos disso é o avanço do café espresso. De olho nesse potencial, a Philips do Brasil resolveu apostar suas fichas na categoria, lançando novas cafeteiras para complementar o portfólio de suas três marcas de cafeteiras: Saeco, Senseo e Walita.
Segundo o vice-presidente sênior da divisão de Consumo da Philips Brasil, Sílvio Gazola, a Região Nordeste é a que possui o maior consumo per capita. "E, com a mudança da pirâmide social, o consumo vem aumentando", explica. O executivo acrescenta que a empresa deve continuar a investir em diferenciação no café da manhã, "e o espresso é um bom amplificador do sabor". Hoje 32% dos brasileiros já compram marcas premium e 28% de máquinas de café vendidas são dadas de presente. Ao todo, 450 mil lares brasileiros já possuem máquinas de café, com um gasto médio de cápsulas deR$ 24,40, de acordo com o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz. As cafeteiras atendem ao promissor mercado, que cresce aproximadamente 27% ao ano. As máquinas de café espresso, no entanto, ainda têm uma baixa penetração: somente 3% do mercado.
Veículo: DCI