Vendas do setor devem movimentar R$ 36,57 bi

Leia em 1min 40s

Durante este ano, o brasileiro deverá gastar R$ 36,57 bilhões em calçados, sendo que o Sudeste é a região com maior potencial, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. Considerada uma das atividades mais dinâmicas da economia brasileira, a indústria de calçados produz mais de 800 milhões de pares por ano no país e, de 26 a 29 de junho, durante a Francal, em São Paulo, serão mostradas as tendências para o setor.

De acordo com o Pyxis Consumo, os gastos com calçados neste ano serão 15,29% maior do que em 2011, quando as projeções mostravam que o consumo de calçados iria movimentar R$ 31,72 bilhões.

Pelo estudo, a classe B, com 24,45% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo, R$ 15,68 bilhões. Em seguida vem a classe C, responsável por 52,38% dos domicílios em área urbana, com R$ 14,63 bilhões.

Ao analisar os gastos por região, o Pyxis Consumo mostra que o Sudeste é a área com maior potencial: 50,40%. Os gastos totais nessa região serão de R$ 18,43 bilhões. O consumo per capita anual por habitante será de R$ 244,06. A seguir, aparece o Nordeste, com 17,60%. O gasto total será de R$ 6,43 bilhões e o per capita anual, de R$ 163,56.

A região Sul está em terceiro lugar, com 17,50% do potencial de consumo, ou R$ 6,40 bilhões. O consumo per capita anual, no entanto, é o mais alto do país: R$ 272,60. Depois aparecem as regiões Centro-Oeste e Norte, com potencial de R$ 3,12 bilhões e R$ 2,19 bilhões, respectivamente.

O cruzamenteo de dados de região e classe social mostra que o Sudeste concentra o maior poder aquisitivo em todas as classes sociais. No Nordeste, a classe C é a que tem maior potencial de consuno (R$ 3,05 bilhões). O menor poder de consumo da classe D/E será no Centro-Oeste.

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Is Frozen desenvolve novo modelo de franquia

Os frozens, sorvetes com base de iogurte acrescidos de frutas e outras guloseimas como caldas e cereais, viraram moda no...

Veja mais
Shoppings populares "vazios"

Alta do dólar provocou a queda de até 30% no volume de vendas nos últimos 12 meses.A crise internac...

Veja mais
Brasil amplia restrição contra calçados chineses

Importação de cabedais e solas terá sobretaxa.O governo brasileiro decidiu aumentar a restriç...

Veja mais
Castelo Alimentos lança azeite em garrafa âmbar

O frasco em vidro escuro conserva melhor a qualidade e o sabor do produto A Castelo Aliment...

Veja mais
Cesta básica fica mais cara em Blumenau

Carne moída e feijão preto foram os itens que mais aumentaram A cesta básica alimentar em Blumenau...

Veja mais
Centrais de negócios preveem 5% de expansão

As centrais de negócios supermercadistas, associações formadas por pequenas empresas do setor que s...

Veja mais
Memphis reinventa Alma de Flores para ganhar mercado

Para competir com gigantes como P&G e Unilever, empresa investe na modernização e aposta na diversidad...

Veja mais
Philips muda comando no Brasil e reforça marca Walita

O Brasil ainda não representa, no balanço da multinacional holandesa Philips, tudo o que a empresa espera ...

Veja mais
Disputa acirrada pela Doux na França

O futuro do grupo francês Doux, maior produtor europeu de frango, deverá ser decidido em meados deste m&eci...

Veja mais