Pecuaristas investem alto na genética do rebanho

Leia em 2min 10s

O mercado de leite está em crescimento no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Associação Leite Brasil em 2011 foram produzidos 31 bilhões de litros do produto, incremento de 1% em relação a 2010. A previsão para 2012 é um aumento de 4%, em decorrência da demanda interna e crescimento das exportações, que devem aumentar 15% em relação ao ano anterior, chegando a 362 milhões de litros de leite exportados.

Para acompanhar esse avanço do setor os pecuaristas investem em genética para otimizar os resultados e conseguir maior eficiência produtiva nos rebanhos. A genética da Alta lidera os recordes de produção de leite mundial, nacional e mineira, mostrando-se uma opção comprovada para quem procura investir em genética de qualidade.

Gillette e Smurf (EX 91), com 16 anos de idade, atualmente é a maior produtora mundial de leite em atividade. A vaca da raça holandesa teve seu recorde de produção oficializado em 2011 pelo Guinness World Records, como recordista mundial em produção de leite vitalícia. Até hoje, ela já produziu 216.893 kg de leite e está indo para sua 11ª cria. No mundo apenas oito vacas superaram a barreira de 200 mil kg de leite produzido, sendo que a única ainda em vida, é Smurf.

O gerente de Produtos Leite Importado, Fabio Fogaça, lembra que Smurf reafirma o objetivo da Alta em buscar e distribuir genética para produções de matrizes que sejam mais rentáveis; eficientes; livres de problemas na reprodução e na sanidade de úbere; conformação funcional e o principal, com longevidade e alto desempenho.

Minas Gerais é o Estado com maior produção leiteira do Brasil e possui sua recordista que produziu 113.105 kg (início de 2011), a vaca Lagos Sam Jasmin 387, fruto da genética Alta - touro Rich-Ro Mark Sam-ET, de propriedade de Armando Eduardo de Lima Menge, de Pouso Alegre, Sul de Minas.

De acordo com Ricardo Bertola, consultor técnico da Alta Genetics, essa vaca teve em uma de suas lactações oficiais uma produção de 18.583 kg de leite em 365 dias de lactação, encerrando sua lactação com 38.557 kg de leite em 838 dias.

A Alta Genetics é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 237 touros.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Chuva de Prata para namorados de diferentes estilos

Nas versões com ou sem álcool, a bebida é a dica da Cereser para presentear e brindar ...

Veja mais
Anvisa publica novas normas para protetores solares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem uma resolução que de...

Veja mais
Maricota amplia exportações

Empresa do setor alimentício inicia embarque de seus produtos para o Oriente Médio.A Clap Industrial de Al...

Veja mais
Frio eleva as vendas das confecções

Fabricantes do Sul de Minas comercializaram, em média, 10% mais que no mesmo período do ano passado.O frio...

Veja mais
Vende-se a marca olímpica

Produtos licenciados com o símbolo dos Jogos Olímpicos geram negócios bilionários. O tu...

Veja mais
Sozinha é mais difícil

A rede cearense de farmácias Pague Menos prepara abertura de capital para atrair investidores e manter seu ritmo ...

Veja mais
Vendas da indústria de limpeza crescem puxadas pela classe C

Moradores da região Sul gastam em média R$ 112,08 com a compra de itens de limpeza A venda de produtos de...

Veja mais
Riachuelo prepara a maior expansão de sua história

Riachuelo mudou o modelo de produção de suas fábricas e prepara a maior expansão de sua hist...

Veja mais
Na Europa e nos EUA, convívio à mesa contra a crise

O dossiê de tendências do setor de alimentos The Future Report Food aponta uma inversão no comportame...

Veja mais