Com planos de atingir um faturamento de R$ 750 milhões este ano, cerca de 20% a mais do que o registrado em 2011, a Lupo fará sua expansão no varejo com modelos de lojas maiores a partir de agora. É que o formato tradicional, que têm entre 40 e 50 m2, ficou pequeno para abrigar o mix de produtos que a companhia tem hoje.
A empresa, pioneira no seu setor a começar a sua expansão via franquias monomarcas em 1994, pretende alcançar 225 unidades até dezembro - atualmente são 215 lojas. No plano de inaugurações está incluída a sua primeira unidade só com produtos de vestuário esportivo, a Lupo Sport, em Araraquara (SP), com 300 m2. A previsão de abertura é agosto. Um mês antes, a empresa inaugurará uma megafranquia na Oscar Freire, com dois andares e 180 m2.
Valquírio Cabral, diretor comercial da companhia, explica que a primeira unidade da Lupo Sport servirá de teste para começar expansão da nova bandeira por meio de franquias. A previsão é de chegar a 50 unidades (com 100 m2 cada) até o fim de 2013.
Na composição do faturamento da marca, os itens esportivos ainda representam 4%, mas o executivo enxerga boas perspectivas para o segmento. "O mundo inteiro está hoje preocupado com saúde".
Segundo Cabral, abrir novas lojas no modelo tradicional da Lupo não é mais interessante para companhia e, daqui para frente, a empresa só pretende abrir unidades com tamanho entre 80 m 2 e 100 m2. O modelo reduzido (40 m2), ficará restrito à Lupo Lingerie, bandeira que deve começar a ser expandida a partir da segunda metade de 2013.
Quando começou a operar no varejo, em 1994, a Lupo comercializava apenas meias. As cuecas entraram nas vitrines depois, seguidas pelas lingeries. De dois anos para cá, a companhia começou a venda de itens esportivos, como roupas de ginástica ou para jogar tênis, por exemplo. "A inserção dessa novas linhas fizeram o mix de produtos da marca mais que dobrar em dez anos", diz.
As franquias são o principal cliente da Lupo, respondendo hoje por cerca de 20% do seu faturamento. O outros 80% estão pulverizados entre os 40 mil clientes multimarcas em todo o Brasil.
Além de ser o cliente mais importante da Lupo, as franquias são estratégicas para o fortalecimento da marca, pois garantem sua presença nos shoppings centers. "Nos anos 90, os shoppings passaram a dar mais valor às lojas monomarcas. Houve uma invasão no segmento masculino. As multimarcas sumiram", explica Cabral.
Há 91 anos nas mãos da família Lupo, a empresa teve lucro líquido de R$ 66,8 milhões no ano passado, alta de 8,7% em relação a 2010. Na mesma comparação, a receita líquida subiu 13,7%, para R$ 514,5 milhões. Antes dos impostos e do resultado financeiro, a Lupo lucrou R$ 93,4 milhões, 15,6% mais que ano anterior. (MF)
Veículo: Valor Econômico