Nike vai vender a Umbro e a Cole Haan

Leia em 1min 30s

A Nike, maior fabricante de material esportivo do mundo, colocou à venda as marcas Umbro e e Cole Haan após não conseguir transformar as duas aquisições em máquinas de fazer dinheiro.

Os negócios devem ser concluídos emum ano, disse a companhia em comunicado. A Nike comprou a inglesa Umbro, voltada para materiais de futebol, em 2008, por US$ 567 milhões.

Mark Parker, presidente da companhia, vai se concentrar em suas principais marcas. As vendas da Umbro no ano fiscal de 2011 foram de US$ 224 milhões. “Não é uma unidade rentável”, Chris Svezia, analista da Susquehanna Financial Group, em Nova York.

A Nike também quer passar adiante a rede de calçados e vestuário Cole Haan, adquirida em 1988. No ano passado, a companhia faturou US$ 518 milhões, uma alta de 12%. No primeiro trimestre deste ano, tanto a ColeHaan como a Umbro registraram perdas, dizem analistas.

Desinvestimentos
A Nike é rápida para se desfazer de negócios que julgam deficitários. Em 2007, a fabricante de material esportivo vendeu a marca Starter para a Iconix, que administra várias marcas, por US$ 60 milhões, depois que ela apresentou resultados abaixo das outras unidades da empresa. A Nike fez a venda três anos depois de ter adquirido a Starter, por US$ 43 milhões.

No caso da Umbro, a compra logo se demonstrou um negócio problemático. Ao adquirir a marca inglesa, a Nike estava de olho no aumento de suas vendas na Europa e no contrato de longo prazo que ela tinha com a seleção de futebol da Inglaterra. Ummês depois do anúncio, o time inglês não conseguiu se classificar para a campeonato europeu, causando uma enorme queda nas vendas. Segundo analistas, o maior erro da Nike foi não ter conseguido fazer a Umbro se tornar uma marca intermediária, que não competisse com seus produtos.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Lupo começa expansão de novos formatos de lojas

Com planos de atingir um faturamento de R$ 750 milhões este ano, cerca de 20% a mais do que o registrado em 2011,...

Veja mais
Petrópolis lança campanha para marcas Itaipava e Crystal

Este final de semana o grupo Petrópolis, dono das cervejas Itaipava e Crystal, deu início a uma nova campa...

Veja mais
La Fiducia lança linha de massas

O restaurante La Fiducia investiu R$ 20 mil no lançamento de uma linha de massas frescas. O objetivo é for...

Veja mais
Sobe importação de peças por redes brasileiras de vestuário

Para setor têxtil, carga tributária é principal entrave à indústria Diversificadas e e...

Veja mais
O enredo da crise da Vulcabrás

Aumento do custo de mão de obra e valorização do real colocaram em xeque modelo de negócios ...

Veja mais
Setor de citros vai discutir escoamento e preços hoje em SP

Os representantes das indústrias de suco de laranja e dos produtores e farão reuniões separadas hoj...

Veja mais
Armazenagem de bens avançará 20%

Uma área ainda pouco conhecida no Brasil, mas que só ao longo deste ano deve crescer 20% em faturamento e ...

Veja mais
Reajuste nos preços

Os preços dos pães terão aumento médio de 5% devido ao impacto da valorização ...

Veja mais
Associação Comercial aponta alta de 5,3% das vendas à vista

O Indicador de Movimento de Comércio, que mede as vendas a prazo na cidade de São Paulo, subiu 2,5% em mai...

Veja mais