A Nike, maior fabricante de material esportivo do mundo, colocou à venda as marcas Umbro e e Cole Haan após não conseguir transformar as duas aquisições em máquinas de fazer dinheiro.
Os negócios devem ser concluídos emum ano, disse a companhia em comunicado. A Nike comprou a inglesa Umbro, voltada para materiais de futebol, em 2008, por US$ 567 milhões.
Mark Parker, presidente da companhia, vai se concentrar em suas principais marcas. As vendas da Umbro no ano fiscal de 2011 foram de US$ 224 milhões. “Não é uma unidade rentável”, Chris Svezia, analista da Susquehanna Financial Group, em Nova York.
A Nike também quer passar adiante a rede de calçados e vestuário Cole Haan, adquirida em 1988. No ano passado, a companhia faturou US$ 518 milhões, uma alta de 12%. No primeiro trimestre deste ano, tanto a ColeHaan como a Umbro registraram perdas, dizem analistas.
Desinvestimentos
A Nike é rápida para se desfazer de negócios que julgam deficitários. Em 2007, a fabricante de material esportivo vendeu a marca Starter para a Iconix, que administra várias marcas, por US$ 60 milhões, depois que ela apresentou resultados abaixo das outras unidades da empresa. A Nike fez a venda três anos depois de ter adquirido a Starter, por US$ 43 milhões.
No caso da Umbro, a compra logo se demonstrou um negócio problemático. Ao adquirir a marca inglesa, a Nike estava de olho no aumento de suas vendas na Europa e no contrato de longo prazo que ela tinha com a seleção de futebol da Inglaterra. Ummês depois do anúncio, o time inglês não conseguiu se classificar para a campeonato europeu, causando uma enorme queda nas vendas. Segundo analistas, o maior erro da Nike foi não ter conseguido fazer a Umbro se tornar uma marca intermediária, que não competisse com seus produtos.
Veículo: Brasil Econômico