Em meio à crise, Standard & Poor's eleva classificação de crédito do Brasil

Leia em 2min 10s

A agência de classificação de risco Standard and Poor's elevou ontem em um degrau a nota de crédito soberano do Brasil, argumentando que o governo tem demonstrado seu compromisso de atingir as metas fiscais. Em plena deterioração do cenário internacional, por causa da crise europeia, o upgrade (melhora da nota) foi comemorado pelo governo como um endosso da política econômica, e saudado por analistas como um reforço da posição brasileira.

"Acho importante o upgrade, nesse momento tão difícil para o mundo", comentou Arminio Fraga, da Gávea Investimentos, e ex-presidente do Banco Central (BC). Para Fraga, "é um ponto merecido para nós, e espero que contribua para reforçar uma agenda de reformas (econômicas)".

A S&P subiu o rating de longo prazo em moeda estrangeira do país de BBB- para "BBB", segundo nível do chamado "grau de investimento", a partir do qual a avaliação é de que o país mostra poucos riscos de calote. A perspectiva do Brasil, ainda segundo a S&P, é estável.

Segundo a S&P, o "upgrade" (melhora da nota) reflete de fato as políticas econômicas adotadas pelo governo. A agência cita as medidas fiscais rigorosas e a resposta do Banco Central (BC) às pressões inflacionárias.

Ao endurecer a política fiscal para combater a inflação neste ano, o governo alargou "o alcance do uso de ferramentas monetárias para influenciar a economia doméstica", informou a S&P em comunicado.

"Esperamos que o governo persiga políticas fiscal e monetária cautelosas que, combinadas com a resiliência econômica do país, devem moderar o impacto de potenciais choques externos e sustentar as perspectivas de crescimento no longo prazo", acrescentou a S&P.

As agências Fitch e Moody's já haviam elevado o rating brasileiro para o segundo degrau a partir do grau de investimento.

A decisão da S&P já era amplamente aguardada por investidores e teve pouco impacto no mercado. "Não é uma surpresa", disse o economista para a América Latina da Brown Brothers Harriman, Win Thin, em Nova York.

"No meu modelo, o Brasil tem nota de BBB+. Creio que venham novos upgrades à frente. Elas estão agora apenas reconhecendo o melhor no risco soberano do Brasil, diferente do que temos visto no mundo desenvolvido."

O mercado financeiro deu mais atenção à crise internacional do que à decisão da agência, e o Ibovespa caiu 2,68%, para 56.988,90 pontos.

O Ministério da Fazenda, por meio de nota, também comemorou a decisão da S&P. "A decisão da S&P de promover a nota brasileira em um momento delicado da economia internacional é um reconhecimento de que a política econômica encontra-se na direção correta e de que são sólidos os fundamentos macroeconômicos do País."


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Preço é visto como o fator decisivo da compra

A classe C, que já responde por 71% do consumo do País, tem-se adaptado às novas tecnologias e ao p...

Veja mais
O 'mercado' e a oferta global de alimentos

A mão invisível do mercado pode até resolver algum dia o problema da oferta de alimentos em um mund...

Veja mais
Governo investigará importado suspeito

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior vai apurar por iniciativa própr...

Veja mais
País deve ter recorde de fusões e aquisições

Relatório da PwC mostra que o Brasil tem superado as instabilidades do mercado externo e número de transa&...

Veja mais
Governo conta com revisão do PIB de 2010 para ajudar o crescimento de 2011

A equipe econômica do governo espera uma ajuda do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 para o crescimento da econom...

Veja mais
No governo Dilma, piora a relação entre alta do PIB e inflação

A relação entre crescimento econômico e inflação piorou no primeiro ano de mandato do ...

Veja mais
Para driblar IOF, múltis do País trazem dinheiro 'disfarçado' de investimento

Empresas brasileiras que se internacionalizaram nos últimos anos investindo em ativos no exterior estão re...

Veja mais
Lojas populares projetam faturamento de R$ 9 bi em 2011

O processo de distribuição de renda, que permitiu que nos últimos 18 meses 30 milhões de pes...

Veja mais
Papai Noel magro para investidor?

Resultado negativo da Hypermarcas lança dúvidas sobre o desempenho futuro das empresas voltadas para o mer...

Veja mais