Autoatendimento chega aos supermercados

Leia em 3min 10s

O self checkout já funciona há décadas nos Estados Unidos e na Europa em todo o varejo, como farmácias e lojas de conveniências e agora começa a desembarcar nos pontos de venda locais

 



Equipamento tanto para pequenas lojas 24 horas, com número de funcionários reduzido, até para grandes redes terem vendas com volume menor mais ágeis, os self checkouts devem modernizar a experiência de compras no Brasil, depois de terem sido adotados nos EUA e Europa.

Uma dessas máquinas fabricadas pela empresa de tecnologia Laurenti está instalada em uma loja do Paraná, da Rede Ricoy (Associação Central de Negócios Ricoy). A companhia varejista foi fundada em 1994 e hoje administra também as bandeiras A Mais, Pão de Mel e Peri. Atualmente, a Rede possui 74 lojas, das quais 52 estão em São Paulo e litoral.

Luís Laurenti, diretor da fabricante de terminais Laurenti, diz que é cobrado em torno de R$ 25 mil por máquina e a produção hoje é 100% nacional. "O custo pode ser até menor, dependendo da quantidade e da configuração de estações."

O executivo contou ainda que após lançar, na semana passada, o Terminal Self Checkout, na Cards Payment & Identificatio, maior feira de tecnologia para o setor de meios de pagamento, identificação e certificação digital e e-commerce da América Latina, vários prospects ficaram interessados no produto para homologação-piloto.

Laurenti acredita que após essa fase de experiência poderá mensurar melhor o planejamento da empresa para o próximo ano. Inicialmente foram fabricados 10 terminais. Sobre a utilização do terminal no ponto de venda, ele explica que todo consumidor que tenha facilidade com a tecnologia touch, como de smartphones e tablets, seja qual for a idade ou perfil, consegue utilizar o terminal de autoatendimento "por ser muito intuitivo e de fácil utilização".

Passo a passo

Após as compras, o cliente deve se dirigir para a estação de pagamento e terá de passar os códigos de barras no leitor, para que os produtos sejam validados e registrados. Depois de escancear, ele terá de colocar o produto na sacola com a balança de peso. Se tiver problema, um supervisor é imediatamente acionado para auxiliar. Do contrário, o cliente mesmo finalizará a compra, ao inserir o cartão (crédito ou débito) e efetuar o pagamento. "Aí é só retirar a nota fiscal. Bem rápido, prático e moderno, como esperamos que sejam os supermercados do futuro."

Com 70 anos de atuação no mercado e faturamento anual médio de R$ 30 milhões, a fabricante de terminais de autoatendimento garante que o segmento ainda não existia no Brasil, diferentemente de outros países como Estados Unidos e Europa, onde é comum ter essas máquinas em vários estabelecimentos comerciais.

Fabricante nacional


Antes, disse ele, o varejo brasileiro não tinha fabricantes nacionais e até a logística de implantação no comércio atrapalhava, pois tudo isso elevava os custos, inibindo a utilização. "Hoje já temos uma unidade na rede de supermercados Ricoy. Após a participação na Cards Payment teremos nove redes de supermercados para analisar a homologação. Acredito que no País, todas as empresas já estão aptas a adotar o self checkout, pois já é um produto de tecnologia conhecida de todo o público".

Otimista com os novos negócios, o empresário espera alcançar incremento de 20% no faturamento este ano e manter o crescimento devido à entrada no varejo, onde não atuavam anteriormente. "Com o terminal, acredito que a experiência de compra se torna moderna e prática, já que o sistema permite que o consumidor realize sozinho todos os passos. E ter um fabricante nacional, com rede de assistência técnica em todo o Brasil, para dar suporte para a rede varejista, é um grande diferencial."



Veículo: DCI


Veja também

Cartão de crédito é meio de pagamento usado em 73% das compras no comércio eletrônico

A cada dez transações efetuadas via internet, sete são concluídas por meio de um cartã...

Veja mais
Varejistas agora podem adquirir tecnologia Datalogic com cartão BNDES

A Datalogic, líder global nos mercados de Captura Automática de Dados (ADC) e Automação Indu...

Veja mais
Integralmédica avança com parcerias e pesquisas

A fabricante de suplementos nutricionais investe cerca de 10% do seu faturamento anual na pesquisa e desenvolvimento de ...

Veja mais
Cidadão está mais seguro com a nota fiscal de consumidor eletrônica

  A nota fiscal eletrônica emitida entre empresas já é uma realidade no país. E agora a...

Veja mais
No Vale do Silício, tecnologias para transformar a agricultura e alimentos

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Rede social obriga empresas a darem respostas mais rápidas

Veículo: DCI...

Veja mais
Novos monitores AOC reduzem consumo de energia em até 50%

A AOC, marca do grupo TPV, buscando auxiliar os consumidores que precisam reduzir o consumo de energia em ambientes dom&...

Veja mais
Cresce a participação de dispositivos móveis em compras no varejo on-line

O acesso e o fechamento de compras no varejo on-line por meio de aparelhos como celulares e tablets cresceu de forma r&a...

Veja mais
Mercado vegetariano e orgânico ganha portal

Ferramenta deve ajudar brasileiros a encontrar produtos e serviços voltados à alimentação e ...

Veja mais