Integralmédica avança com parcerias e pesquisas

Leia em 2min 50s

A fabricante de suplementos nutricionais investe cerca de 10% do seu faturamento anual na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos

 



Há mais de três décadas, a Integralmédica lidera o mercado brasileiro de suplementos nutricionais. Para se manter na dianteira desse segmento a empresa criou seu próprio departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e investe cerca de 10% do faturamento na elaboração de novos produtos.

De acordo com presidente da empresa, Filipe Bragança, os investimentos garantem a atualização do mix de produtos com novos ativos e alinhamento das tendências apontadas por pesquisas científicas na área de nutrição esportiva. A empresa lança, em média, 25 produtos por ano. Para conseguir esse volume de lançamentos, segundo ele, são necessárias parcerias comerciais para produção. "Recentemente, lançamos a Pastawhey, que é um macarrão integral proteico, com o apoio de um parceiro que detém conhecimento na fabricação de massas artesanais", destaca.

A empresa desenvolveu a primeira massa de talharim proteica à base de farinha integral do Brasil. Segundo o executivo, no exterior esse tipo de produto já existe, mas no mercado brasileiro ainda não havia nenhum produto nacional parecido. "Com base nas nossas pesquisas detectamos a necessidade e a possibilidade de desenvolver um produto diferenciado para o brasileiro. A partir disso, buscamos uma fabricante que pudesse produzir a massa de forma artesanal e sem conservantes", revela.

O produto é elaborado à base de whey protein (proteína concentrada do soro do leite) e por isso possui alto teor de proteína por porção. "Foram sete meses entre pesquisa, busca de um parceiro e desenvolvimento para a produção ser colocada no mercado", afirma Bragança.

Agilidade

O executivo acredita que um dos diferenciais da companhia é a agilidade em encontrar soluções e desenvolver novos itens. "Para desenvolver um sabor novo de whey protein gastamos cerca de 90 dias. Essa agilidade é um dos pilares da empresa" diz ele. O executivo observa que a preparação da equipe de P&D, composta por 10 profissionais, é outro forte diferencial da empresa. "Essa equipe está constantemente em busca de novidades, tanto pela percepção do que o consumidor busca, com base em pesquisas de mercado, quanto analisando as novidades no cenário internacional de suplementação", explica.

Hoje, metade da matéria-prima utilizada pela Integralmédica é importada. "Todo o resto é desenvolvido em casa", ressalta Bragança.

Ele lembra que a empresa já nasceu oferecendo uma inovação. "Em 1983, meu pai [o médico nutrólogo Euclésio Bragança] desenvolveu um proteinato de cálcio, extraindo proteína da soja, para suprir as necessidades de seus pacientes com déficits nutricionais. Um ano e meio depois o produto já havia caído no gosto de fisiculturistas e frequentadores de academias. Esse pessoal começou a demandar novos produtos e assim surgiu outra possibilidade de negócio".

Atualmente, a empresa emprega 400 pessoas, destacando engenheiros, médicos, nutricionistas, farmacêuticos, bioquímicos, e conta com uma fábrica de 30 mil m²

Demanda

A preocupação dos clientes com o meio ambiente também levou a Integralmédica a buscar uma solução para o descarte das embalagens.

"O uso de plástico já diminuiu em 85%", conta o executivo, lembrando que a meta de redução surgiu a partir do pedido de um consumidor. "A partir disso pesquisamos outros tipos de embalagens e encontramos no refil uma solução para o pedido", diz.

Desde o primeiro trimestre do ano passado a empresa oferece alguns produtos na opção de refil. "Assim, as grandes embalagens são reaproveitadas".



Veículo: DCI


Veja também

Cidadão está mais seguro com a nota fiscal de consumidor eletrônica

  A nota fiscal eletrônica emitida entre empresas já é uma realidade no país. E agora a...

Veja mais
No Vale do Silício, tecnologias para transformar a agricultura e alimentos

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Rede social obriga empresas a darem respostas mais rápidas

Veículo: DCI...

Veja mais
Novos monitores AOC reduzem consumo de energia em até 50%

A AOC, marca do grupo TPV, buscando auxiliar os consumidores que precisam reduzir o consumo de energia em ambientes dom&...

Veja mais
Cresce a participação de dispositivos móveis em compras no varejo on-line

O acesso e o fechamento de compras no varejo on-line por meio de aparelhos como celulares e tablets cresceu de forma r&a...

Veja mais
Mercado vegetariano e orgânico ganha portal

Ferramenta deve ajudar brasileiros a encontrar produtos e serviços voltados à alimentação e ...

Veja mais
Cadastro Nacional de Produtos aumenta eficiência da gestão da indústria e do varejo

O Cadastro Nacional de Produtos (CNP), ferramenta online criada pela Associação Brasileira de Automa&ccedi...

Veja mais
Dispositivos desafiam os direito dos consumidores

Usuários não têm dimensão da importância de proteger seus dados   Que as empresa...

Veja mais
Novos robôs da série C4 da Epson têm 6 eixos para movimentos suaves e ágeis

      A Epson, líder mundial em impressão, projeç&at...

Veja mais