Mercado vegetariano e orgânico ganha portal

Leia em 4min 40s

Ferramenta deve ajudar brasileiros a encontrar produtos e serviços voltados à alimentação e estilo de vida saudáveis

 



Todos os anos, cresce o número de brasileiros que se tornam vegetarianos, alguns pela simples decisão de manter uma alimentação mais saudável, outros porque sentem compaixão pelos animais e não concordam com a indústria do abate. Conforme o IBGE, em 2012, esta parcela da população era de 8% no País - ou 16 milhões de pessoas - e, segundo a gerente de certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira, Carol Murua, atualmente o índice já deve estar em torno de 10%. "De lá para cá, ocorreu um boom neste mercado, que teve muita exposição na mídia, graças ao ativismo nas redes sociais", justifica Carol.

Entre os optantes por uma alimentação sem carne, há pessoas que sequer ingeriram proteína animal desde que nasceram, caso do estudante de jornalismo Felipe Bocaiuva Villela, de 22 anos, que durante toda a vida foi incentivado pelos pais, ambos vegetarianos. Agora, ele investe na empreitada de divulgar o estilo de vida em nível nacional, ao lado dos sócios - o designer Benhur Antunes e o publicitário Guilherme Ebling.

"Nunca tive dificuldade em saber quais alimentos substituíam bem a proteína animal, porque minha mãe sempre teve muito conhecimento neste sentido", afirma Villela. "Mas percebo que tem muita gente que se torna vegetariana, mas não tem acesso à informação necessária."

Antunes conta que isso aconteceu com ele: "Não faz muito que decidi ser vegetariano, e confesso que me senti um pouco perdido no começo". De acordo com o estudante de jornalismo, esse foi o principal motivo que levou o trio a idealizar o portal www.souvegetariano.com, que entra no ar hoje. Na página, irão constar matérias sobre vegetarianismo e produção de orgânicos, além de artigos sobre saúde, qualidade de vida, nutrição, alimentação equilibrada, entre outros assuntos relacionados. Oito colunistas fixos participarão do portal, disseminando conhecimentos dos mais diversos. Entre eles estão a cientista e escritora Conceição Trucon (autora do livro O Poder de Cura do Limão), o educador e escritor especializado em filosofia oriental De Rose, a nutricionista Melissa Suarez e a médica cardiologista Renata Coelho. Também será possível o cadastro de restaurantes, produtores orgânicos, lojas naturais e empreendedores verdes, além de uma rede social de receitas 100% vegetarianas.

Segundo a gerente de certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira, uma ferramenta como esta torna mais fácil a vida de quem quer aderir a este estilo de vida. "Um portal que reúne conteúdo correto sobre o tema, sempre é bem vindo, pois ainda há muita informação equivocada circulando por aí", opina Carol. Também ajuda a divulgar quem está no mercado. Para se ter uma ideia, em 2013, já existiam 200 restaurantes vegetarianos no Brasil. "É um mercado promissor, que já saiu da margem. E a questão da informação faz as pessoas descobrirem o que se passa por traz do que consomem. Elas podem até começar a aderir ao vegetarianismo pela saúde, mas pesquisando, em algum momento, vai esbarrar na questão da compaixão com os animais", anima-se.

"Queremos abraçar todos, e trazer o conceito de respeito às escolhas. Queremos mostrar que as pessoas podem se alimentar melhor, e saber o que estão ingerindo, gerar conteúdo para suprir quem busca ter uma alimentação mais consciente", detalha Villela. "Quanto mais me envolvo neste projeto, mais eu 'sou' ele. Trabalhar com este portal me abriu as portas para muito conhecimento sobre o tema, e vejo que há muita coisa para ser feita neste sentido", declara o designer do site.

Página irá contemplar também empresas simpatizantes ao tema para incentivar o mercado
Você sabe de onde vem os alimentos que consome? Segundo o empreendedor Felipe Bocaiuva Villela, a proposta do novo portal souvegetariano.com é justamente informar aos consumidores sobre a origem e a qualidade dos alimentos. Na página, haverá ainda um espaço para o perfil de agricultores orgânicos no Estado, com informações sobre os produtos e onde encontrá-los. "Também queremos estimular ideias inovadoras e sustentáveis", ressalta o estudante de Jornalismo, que entende que o mercado vegetariano tem um grande potencial. Tanto é que, para estimular empresas que tomem iniciativas simpatizantes com a causa, os três sócios pretendem cadastrar também aquelas que ao menos ofereçam uma alternativa aos adeptos, a exemplo de restaurantes cujo cardápio contém carnes, mas também contempla aqueles que não consomem o produto.

"Se a empresa tem algum produto vegano, mesmo não sendo do ramo, busco comprar, até para incentivar, para que percebam que tem mercado", afirma a organizadora da Maratona de Empreendedorismo, que acontece anualmente durante o Vegfest - IV Congresso Vegetariano Brasileiro, em Curitiba, Mônica Buava. "É um mercado promissor, já saiu da margem", concorda a gerente de certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira, Carol Murua.

Exatamente por isso, simpatizantes serão aceitos no portal gaúcho, com dicas para todo o Brasil. Além de uma sessão de classificados para empresas de alimentação com algum vínculo com o negócio, o site deve abraçar também empreendedores que concebam produtos cosméticos naturais, produtos orgânicos, roupas veganas, entre outros. "Eu mesmo me tornei simpatizante do vegetarianismo e tenho abolido o consumo de carne em 90% do tempo", conta um dos sócios do portal, o publicitário Guilherme Ebling. Segundo ele, o setor tem recebido a ideia com entusiasmo: "muito empresário está aderindo", garante. Ele elogia a iniciativa de locais que têm criado alternativas para o público vegetariano. "É o indicativo de que este mercado só tende a crescer."



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Cadastro Nacional de Produtos aumenta eficiência da gestão da indústria e do varejo

O Cadastro Nacional de Produtos (CNP), ferramenta online criada pela Associação Brasileira de Automa&ccedi...

Veja mais
Dispositivos desafiam os direito dos consumidores

Usuários não têm dimensão da importância de proteger seus dados   Que as empresa...

Veja mais
Novos robôs da série C4 da Epson têm 6 eixos para movimentos suaves e ágeis

      A Epson, líder mundial em impressão, projeç&at...

Veja mais
GS1: Combate à pirataria e à falsificação tem a tecnologia como aliada

Cerca de R$ 100 bilhões por ano deixam de entrar nos cofres públicos em função de produtos p...

Veja mais
Soluções tecnológicas são decisivas para conquistar os consumidores

Biometria facial, atendente virtual, robôs e integração entre os ambientes on-line e físico d...

Veja mais
Epson fecha parceria com a Dimep para vendas de soluções que atendam a nova legislação fiscal de SP

A Epson acaba de fechar uma parceria com a Dimep, negócio que deve complementar sua linha de produtos, integrada ...

Veja mais
Marketplace dá fôlego ao pequeno varejista

Plataformas de venda on-line podem ser uma saída para empresários que pretendem aumentar vendas neste ano,...

Veja mais
SAT-CF-e será obrigatório a partir de julho

Dimep lança primeiro equipamento homologado capaz de atender os grandes varejistas nessa transição ...

Veja mais
Do café com leite à alta tecnologia

Em pouco mais de 30 anos, Vale da Eletrônica se tornou referência nacional no segmento   Nem só...

Veja mais