Para especialista, sustentabilidade é um caminho sem volta para sociedade ter futuro
Chamar a atenção dos consumidores sobre a importância de terem consciência dos impactos ambientais causados pelas suas escolhas. Este é o principal objetivo da pesquisa liderada pela Proteste, explica Maria Inês Dolci, coordenadora executiva da entidade:
— A Proteste tem trabalhado pela educação para o consumo e para coibir propagandas enganosas de empresas que querem fazer os consumidores acreditarem que vendem produtos verdes, quando isso não procede.
Maria Inês lembra que, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), os consumidores brasileiros ganharam maior proteção contra o chamado greenwashing (maquiagem verde dos produtos, numa tradução livre).
Desde agosto de 2011, as propagandas veiculadas no Brasil não devem enaltecer atributos sustentáveis de produtos e serviços sem que as empresas possam ter sua eficiência comprovada. A norma prevê punições que variam de advertência a suspensão de campanha publicitária e divulgação pública de descumprimento da regulamentação.
Sem educação, não há futuro
Para o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, a sustentabilidade é um caminho sem volta:
— Já estamos a caminho de dar esse passo além. Na sociedade do futuro, que terá de ser sustentável, não haverá espaço para nada descartável. Até porque nossos recursos naturais estão se esgotando
Para chegarmos a essa sociedade sustentável, os consumidores Adriana Lenzo, estagiária de gastronomia, e Wagner Monteiro, técnico de telecomunicações e elétrica, acreditam que só será possível com maior investimento em educação e campanhas de conscientização.
— Compro produtos orgânicos porque gosto e faz bem para a saúde. Não importa que o custo seja um pouco maior. Detesto tudo o que suja o planeta. Acho que isso deveria ser dito nas escolas, para a gente criar uma mentalidade diferente. Passo isso para os meus netos, mas é difícil criar essa conscientização sozinho. Você precisa de uma rede — avalia Monteiro, que tem quatro netos e sonha com um mundo mais sustentável.
Veículo: O Globo - RJ