Alerta sobre os impactos das escolhas da vida cotidiana

Leia em 1min 40s

Para especialista, sustentabilidade é um caminho sem volta para sociedade ter futuro

Chamar a atenção dos consumidores sobre a importância de terem consciência dos impactos ambientais causados pelas suas escolhas. Este é o principal objetivo da pesquisa liderada pela Proteste, explica Maria Inês Dolci, coordenadora executiva da entidade:

— A Proteste tem trabalhado pela educação para o consumo e para coibir propagandas enganosas de empresas que querem fazer os consumidores acreditarem que vendem produtos verdes, quando isso não procede.

Maria Inês lembra que, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), os consumidores brasileiros ganharam maior proteção contra o chamado greenwashing (maquiagem verde dos produtos, numa tradução livre).

Desde agosto de 2011, as propagandas veiculadas no Brasil não devem enaltecer atributos sustentáveis de produtos e serviços sem que as empresas possam ter sua eficiência comprovada. A norma prevê punições que variam de advertência a suspensão de campanha publicitária e divulgação pública de descumprimento da regulamentação.

Sem educação, não há futuro

Para o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, a sustentabilidade é um caminho sem volta:

— Já estamos a caminho de dar esse passo além. Na sociedade do futuro, que terá de ser sustentável, não haverá espaço para nada descartável. Até porque nossos recursos naturais estão se esgotando

Para chegarmos a essa sociedade sustentável, os consumidores Adriana Lenzo, estagiária de gastronomia, e Wagner Monteiro, técnico de telecomunicações e elétrica, acreditam que só será possível com maior investimento em educação e campanhas de conscientização.

— Compro produtos orgânicos porque gosto e faz bem para a saúde. Não importa que o custo seja um pouco maior. Detesto tudo o que suja o planeta. Acho que isso deveria ser dito nas escolas, para a gente criar uma mentalidade diferente. Passo isso para os meus netos, mas é difícil criar essa conscientização sozinho. Você precisa de uma rede — avalia Monteiro, que tem quatro netos e sonha com um mundo mais sustentável.



Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Indústria de alimentos define caminho para resíduos sólidos recicláveis

Caminho... A indústria de alimentos definiu três caminhos para recuperar, até 2015, 20% das 55 mil t...

Veja mais
Embalagens planejadas para pequenas porções

Investir em produtos que proporcionam ao consumidor final uma maior segurança alimentar é uma das preocupa...

Veja mais
Novos negócios gerados com lixo

Um mercado de futuro milionário mira, hoje, as mudanças de hábitos dos consumidores e usuári...

Veja mais
Compra de sachê traz economia de até 99,18%

O morador da região que vai às compras nos supermercados já percebeu que boa parte dos produtos pod...

Veja mais
Preocupação com ambiente pautará compras

Apesar de a diferença de preços ser grande, superando a marca de 99%, muitos consumidores ainda preferem a...

Veja mais
Lojas precisam medir impactos para o ambiente

Empresas, grandes ou pequenas, são hoje dependentes de uma cadeia extensa de fornecedores ao redor do mundo. Da&i...

Veja mais
S. José dos Campos recicla eletrodomésticos

A logística reversa de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em final de vida útil j...

Veja mais
Feira APAS premia estandes que se destacaram em sustentabilidade

Iniciativa é uma das atrações do 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados &n...

Veja mais
Sustentabilidade cria mercado aos fornecedores do comércio

Novas tecnologias e inovações podem contribuir com o corte de gastos pelas redes varejistas, em meio ao de...

Veja mais