O morador da região que vai às compras nos supermercados já percebeu que boa parte dos produtos pode ser encontrada nas embalagens tradicionais (lata, vidro e papel-cartão) ou acondicionada em sachês.
Na qualidade, os itens são semelhantes, mas o preço pode ter grande diferença. Pesquisa do Diário constatou que alimento da mesma marca custa até 99,18% menos em embalagem de sachê ou refil.
O item encontrado com maior diferença de valor foi a azeitona verde, que custa R$ 7,35 no vidro de 335 g e R$ 3,69 em sachê com maior quantidade, 350 g. Dos 17 produtos que disponibilizam as duas opções de embalagem, 15 deles têm o sachê mais barato, um praticamente empatou e, no caso do Nescau refil 800g, a embalagem flexível saía 47% mais cara do que a convencional. Portanto, o consumidor deve prestar atenção e fazer as contas para encontrar o custo mais vantajoso.
A grande diferença de preço, entre outros fatores, é porque a embalagem tradicional, geralmente com diferenciais de design, custa mais caro para o fabricante. Além disso, o transporte e o armazenamento exigem mais espaço - tudo isso se traduz em preço maior.
O professor Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/Fia (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração), lembra que a embalagem envolve investimento das marcas no seu desenvolvimento e muitas são bem sofisticadas em termos de desenho e recursos, o que torna o conteúdo em sachê muito mais barato.
VANTAGEM - De acordo com ele, o sachê é vantajoso para o bolso do consumidor e também contempla a crescente preocupação com o meio ambiente. "O refil é econômico e ambientalmente correto. A expectativa é que, gradativamente, a participação (no mercado) desses produtos cresça, especialmente porque representam impacto menor no meio ambiente", diz o especialista.
Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, a preferência pelos refis é cada vez mais recorrente. "A embalagem pode ser um fator importante na decisão de compra. Mas, muita gente já tem consciência de que o importante é o conteúdo e busca economizar na hora de comprar", diz.
Domingos, assim como Felisoni, destaca a crescente preocupação ambiental como motivação na hora do supermercado. "O consumidor vem prestando atenção se a embalagem é reciclável ou não. Há quem deixe de adquirir produtos não recicláveis, pensando no seu impacto ambiental a longo prazo", completa Domingos.
O educador financeiro aconselha ao consumidor dedicar tempo para pesquisar. "As pessoas precisam ter tempo para analisar antes de comprar. É de suma importância observar tanto o produto quanto a forma em que ele é apresentado", destaca.
Veículo: Diário do Grande ABC