Preocupação com ambiente pautará compras

Leia em 2min 50s

Apesar de a diferença de preços ser grande, superando a marca de 99%, muitos consumidores ainda preferem a praticidade dos produtos nas embalagens tradicionais, como as latas, vidros ou plásticos. Mas a tendência, consideram especialistas, é que haja mudança neste perfil, especialmente por conta da conscientização ambiental.

A adestradora de cães Elisete Ferreira, que prefere os refis, destaca que há certa dificuldade no manuseio e acondicionamento de produtos comprados em sachês. "Acho que as marcas deveriam investir mais na praticidade dessas embalagens, como, por exemplo, o molho de tomate, que ficou bem mais fácil de manipular em forma de sachê do que em lata", afirmou.

A dona de casa Maria Augusta está entre as que ainda não aderiram à compra dos refis. "Reconheço que sai mais barato, mas prefiro as outras embalagens por causa da praticidade", conta Maria.

Esse, aliás, é o principal fator que ainda chama a atenção do consumidor para as embalagens convencionais. E exemplos não faltam. O refrigerante é um desses casos. As garrafas pet com dois litros da bebida custam menos do que as latinhas. Porém, as embalagens pequenas de alumínio são mais rápidas e práticas para o consumo.

As marcas de maionese que têm opções em pote ou sachês disponíveis no supermercado sofrem com a necessidade de o consumidor precisar ter outro recipiente para acondicionar o alimento depois de aberto. O trabalho de transferir o molho para outro vasilhame faz com que a embalagem de plástico ainda seja a preferida da maioria. A dona de casa Maria Augusta está entre as que preferem o vidro tradicional. "Até tirar tudo e colocar em outra vasilha para guardar na geladeira, depois de abrir, eu prefiro comprar o pote e ter menos trabalho", afirmou.

No caso da maionese, conforme apurado pela equipe do Diário, as embalagens refil e a convencional custam o mesmo preço, sendo que o refil tinha 472 gramas e o pote 500 gramas. Por isso, dizem os especialistas, o consumidor deve pesquisar e fazer contas antes de preferir um item pelo outro.

DIFICULDADE -Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, o comportamento de trocar produtos da mesma qualidade com embalagens diferentes é cada vez mais recorrente entre a população. "É comum se decidir pela embalagem. Mas, o importante é que ela comporte o que estamos comprando."

Além do preço mais baixo, a preocupação com o meio ambiente também tende a pautar a compra desses produtos, conforme destacam os especialistas. Diante disso, a tendência é que mais marcas façam a adesão a esse tipo de embalagem. "Ela (a embalagem) é econômica, além de pensar na questão ambiental. Gradativamente deve-se ampliar a participação desses produtos por representarem fatores de produção que não impactam o meio ambiente", considera o professor Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração).

Hoje, além de alimentos, o consumidor encontra também produtos de limpeza em sacos econômicos. É o caso, por exemplo, do Vanish, que custa 2,09% mais barato comprado em refil mesmo quando comparado à embalagem econômica de 1,5 litro.

Para o educador financeiro, o consumidor que quer economizar deve usar o tempo como aliado. "As pessoas precisam ter tempo para comprar, gastar sola de sapato. Atualmente, o comportamento do consumo não é consciente e é de suma importância olhar o conteúdo e forma como é apresentado", finalizou.



Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Compra de sachê traz economia de até 99,18%

O morador da região que vai às compras nos supermercados já percebeu que boa parte dos produtos pod...

Veja mais
Lojas precisam medir impactos para o ambiente

Empresas, grandes ou pequenas, são hoje dependentes de uma cadeia extensa de fornecedores ao redor do mundo. Da&i...

Veja mais
S. José dos Campos recicla eletrodomésticos

A logística reversa de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em final de vida útil j...

Veja mais
Feira APAS premia estandes que se destacaram em sustentabilidade

Iniciativa é uma das atrações do 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados &n...

Veja mais
Sustentabilidade cria mercado aos fornecedores do comércio

Novas tecnologias e inovações podem contribuir com o corte de gastos pelas redes varejistas, em meio ao de...

Veja mais
Cervejaria Colônia lança cerveja com lacre de plástico

Hoje, na abertura da APAS, a cervejaria Colônia vai lançar a primeira cerveja do mundo com lacre plá...

Veja mais
Cultivo sustentável de café dá prêmio à Fazenda dos Patos em Minas Gerais

Produzir café arábico de alta qualidade. Esse é o negócio da Fazenda dos Patos, na regi&atil...

Veja mais
Sinal verde para a sustentabilidade

Produção de embalagens “ecologicamente corretas” ganha corpo no Brasil, com alta na demanda A ...

Veja mais
A volta por cima da Tetra Pak

De inimiga número 1 do movimento ambientalista, a multinacional sueca se tornou, a partir de iniciativas no Brasi...

Veja mais