Investir em produtos que proporcionam ao consumidor final uma maior segurança alimentar é uma das preocupações dos importadores nacionais e fabricantes de embalagens para o mercado varejista nacional. A importadora Allfood, que comercializa queijos, frios, azeite, vinhos e outros produtos de mercearia aproveitou sua participação na feira da Apas para lançar produtos nessa linha, de diversos países.
São frios espanhóis Casa Basca, manteiga e queijos franceses Paysan Breton, queijo dinamarquês Emborg, molhos de tomates italianos Mutti e azeites italianos Monini. "Seguimos uma tendência mundial, reforçando a praticidade e importância de produtos já entregues fatiados e fracionados ao consumidor", diz Luciano Almendary, presidente da empresa.
Segundo ele, a tecnologia foi trazida da Europa e as máquinas fracionam e embalam os produtos de acordo com rígidos controles de qualidade. "As linhas de fracionados e fatiados são embaladas em uma atmosfera protetora, formada a partir de uma mistura balanceada de gases atmosféricos, que diminui a velocidade do processo de envelhecimento do produto, preservando sua cor, odor, sabor e ampliando a vida útil de prateleira", diz Almendary.
No mercado desde 1996, a Allfood atua com mais de 300 itens no catálogo e 40 parceiros de marcas conhecidas, como Président, marca de queijos finos franceses, Igor, fabricante de queijo gorgonzola, e Negroni, produtor de salumeria italiana. Em 2013 a empresa deve fazer novos investimentos em tecnologias para fracionar produtos e manter o ritmo de crescimento dos últimos quatro anos, em torno de 25% ao ano, em média, de acordo com o executivo. "Nosso objetivo é proporcionar mais segurança, qualidade e sabor", destaca.
A Mack Color, empresa nacional que atua desde 1984 no mercado de auto-adesivos, rótulos, etiquetas, adesivos promocionais e In Mold Label (colocação do rótulo diretamente no molde), também aposta em produtos mais sustentáveis, informa Fabiano Rossi, gerente de marketing. Segundo ele, nos últimos anos a empresa investiu forte em tecnologia para rotulagem automática. "Desenvolvemos um avançado parque gráfico, operado por colaboradores altamente qualificados e focados em suprir atuais e futuras necessidades dos clientes", conta.
Uma das novas linhas de produção utiliza uma rotuladora desenvolvida em parceria com a Pro Label, de São Paulo, que faz a aplicação automática diretamente no produto. Pelo menos 20 desses equipamentos estão instalados nos clientes da área de alimentos, bebidas, cosméticos e higiene e limpeza, em regime de comodato. "É uma forma de baratear os custos das soluções de adesivos e rótulos, com qualidade e segurança, pois os clientes não precisam investir em máquinas que custam em torno de R$ 60 mil", assinala Rossi.
A empresa investe por ano cerca de R$ 100 mil em ações sustentáveis, como a utilização de convertedores de auto-adesivos e participa de campanhas ambientais com materiais adesivos ecológicos. "Investir nesses materiais com alta qualidade e diferenciais competitivos é muito importante para se destacar no mercado", diz ele.
A tecnologia de radiofrequência (RFID) é o diferencial competitivo da RR Etiquetas, principal fornecedora de etiquetas eletrônicas para balanças, em especial de supermercados, destaca Patrícia F. Sens Lombardi, gerente de marketing. "Trata-se de uma solução que contempla toda a estrutura: etiquetas, trilhos, software e instalação da antena e apresenta um baixíssimo custo de instalação de infraestrutura, o que diminui o custo de propriedade", diz ela.
A etiqueta inteligente RFID é composta por um chip (encapsulado pela etiqueta) que responde aos sinais de uma base transmissora ou receptora. Os códigos do produto ficam gravados no chip e um leitor captura os dados e os envia para um sistema central que processa as informações. Podem ser aplicados tanto em produtos dentro das lojas como nos centros de distribuição de mercadorias. Desde o segundo semestre de 2011, a RR Etiquetas contabiliza mais de 15 redes de supermercado.
Veículo: Valor Econômico