Embalagens planejadas para pequenas porções

Leia em 3min 10s

Investir em produtos que proporcionam ao consumidor final uma maior segurança alimentar é uma das preocupações dos importadores nacionais e fabricantes de embalagens para o mercado varejista nacional. A importadora Allfood, que comercializa queijos, frios, azeite, vinhos e outros produtos de mercearia aproveitou sua participação na feira da Apas para lançar produtos nessa linha, de diversos países.

São frios espanhóis Casa Basca, manteiga e queijos franceses Paysan Breton, queijo dinamarquês Emborg, molhos de tomates italianos Mutti e azeites italianos Monini. "Seguimos uma tendência mundial, reforçando a praticidade e importância de produtos já entregues fatiados e fracionados ao consumidor", diz Luciano Almendary, presidente da empresa.

Segundo ele, a tecnologia foi trazida da Europa e as máquinas fracionam e embalam os produtos de acordo com rígidos controles de qualidade. "As linhas de fracionados e fatiados são embaladas em uma atmosfera protetora, formada a partir de uma mistura balanceada de gases atmosféricos, que diminui a velocidade do processo de envelhecimento do produto, preservando sua cor, odor, sabor e ampliando a vida útil de prateleira", diz Almendary.

No mercado desde 1996, a Allfood atua com mais de 300 itens no catálogo e 40 parceiros de marcas conhecidas, como Président, marca de queijos finos franceses, Igor, fabricante de queijo gorgonzola, e Negroni, produtor de salumeria italiana. Em 2013 a empresa deve fazer novos investimentos em tecnologias para fracionar produtos e manter o ritmo de crescimento dos últimos quatro anos, em torno de 25% ao ano, em média, de acordo com o executivo. "Nosso objetivo é proporcionar mais segurança, qualidade e sabor", destaca.

A Mack Color, empresa nacional que atua desde 1984 no mercado de auto-adesivos, rótulos, etiquetas, adesivos promocionais e In Mold Label (colocação do rótulo diretamente no molde), também aposta em produtos mais sustentáveis, informa Fabiano Rossi, gerente de marketing. Segundo ele, nos últimos anos a empresa investiu forte em tecnologia para rotulagem automática. "Desenvolvemos um avançado parque gráfico, operado por colaboradores altamente qualificados e focados em suprir atuais e futuras necessidades dos clientes", conta.

Uma das novas linhas de produção utiliza uma rotuladora desenvolvida em parceria com a Pro Label, de São Paulo, que faz a aplicação automática diretamente no produto. Pelo menos 20 desses equipamentos estão instalados nos clientes da área de alimentos, bebidas, cosméticos e higiene e limpeza, em regime de comodato. "É uma forma de baratear os custos das soluções de adesivos e rótulos, com qualidade e segurança, pois os clientes não precisam investir em máquinas que custam em torno de R$ 60 mil", assinala Rossi.

A empresa investe por ano cerca de R$ 100 mil em ações sustentáveis, como a utilização de convertedores de auto-adesivos e participa de campanhas ambientais com materiais adesivos ecológicos. "Investir nesses materiais com alta qualidade e diferenciais competitivos é muito importante para se destacar no mercado", diz ele.

A tecnologia de radiofrequência (RFID) é o diferencial competitivo da RR Etiquetas, principal fornecedora de etiquetas eletrônicas para balanças, em especial de supermercados, destaca Patrícia F. Sens Lombardi, gerente de marketing. "Trata-se de uma solução que contempla toda a estrutura: etiquetas, trilhos, software e instalação da antena e apresenta um baixíssimo custo de instalação de infraestrutura, o que diminui o custo de propriedade", diz ela.

A etiqueta inteligente RFID é composta por um chip (encapsulado pela etiqueta) que responde aos sinais de uma base transmissora ou receptora. Os códigos do produto ficam gravados no chip e um leitor captura os dados e os envia para um sistema central que processa as informações. Podem ser aplicados tanto em produtos dentro das lojas como nos centros de distribuição de mercadorias. Desde o segundo semestre de 2011, a RR Etiquetas contabiliza mais de 15 redes de supermercado.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Novos negócios gerados com lixo

Um mercado de futuro milionário mira, hoje, as mudanças de hábitos dos consumidores e usuári...

Veja mais
Compra de sachê traz economia de até 99,18%

O morador da região que vai às compras nos supermercados já percebeu que boa parte dos produtos pod...

Veja mais
Preocupação com ambiente pautará compras

Apesar de a diferença de preços ser grande, superando a marca de 99%, muitos consumidores ainda preferem a...

Veja mais
Lojas precisam medir impactos para o ambiente

Empresas, grandes ou pequenas, são hoje dependentes de uma cadeia extensa de fornecedores ao redor do mundo. Da&i...

Veja mais
S. José dos Campos recicla eletrodomésticos

A logística reversa de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em final de vida útil j...

Veja mais
Feira APAS premia estandes que se destacaram em sustentabilidade

Iniciativa é uma das atrações do 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados &n...

Veja mais
Sustentabilidade cria mercado aos fornecedores do comércio

Novas tecnologias e inovações podem contribuir com o corte de gastos pelas redes varejistas, em meio ao de...

Veja mais
Cervejaria Colônia lança cerveja com lacre de plástico

Hoje, na abertura da APAS, a cervejaria Colônia vai lançar a primeira cerveja do mundo com lacre plá...

Veja mais
Cultivo sustentável de café dá prêmio à Fazenda dos Patos em Minas Gerais

Produzir café arábico de alta qualidade. Esse é o negócio da Fazenda dos Patos, na regi&atil...

Veja mais