Campinas avalia o varejo e as oportunidades com a Copa

Leia em 3min

Levantamento feito pelo Sebrae aponta que os preparativos para a Copa do Mundo no Brasil já renderam R$ 281 milhões em negócios para micro e pequenas empresas. Para alguns setores, o Mundial alavanca as vendas e gera oportunidades, como no caso do comércio esportivo. Alguns empreendedores precisam lidar com desafios, como a necessidade de contratação de mais funcionários, por conta do aumento de público. Para estabelecimentos como bares, clubes, restaurantes e outros negócios do ramo alimentício, os dias de jogos podem significar maior movimentação, com reuniões de grupos de amigos para assistir às partidas. No entanto, há normas específicas para transmissão de jogos em estabelecimentos desse tipo.

O diretor do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Laerte Martins, acredita que os setores de serviço e comércio devem contratar de janeiro a julho, 16 mil pessoas, acréscimo de 5% sobre a mão de obra formal. Atualmente, os dois setores somam cerca de 290 mil trabalhadores formais. Já setores do comércio e serviços, devem registrar queda no movimento de consumidores, pois vão estar envolvidos em festas e comemorações.

Em outros casos, o desafio pode ser calcular bem o estoque. O excesso de camisas da seleção brasileira, por exemplo, pode se transformar em prejuízo caso o time vença a competição, pois nesse caso o interesse será pela camisa nova com a sexta estrela.

O gerente de marketing da Miami Store de Campinas, Hugo Vega, diz que é importante que o mercado visualize o evento como um momento propício para vender mais. "O trabalho do empresário é acreditar no que antecede o evento, pois o Brasil todo vai estar em festa, o consumidor estará mais apto a fazer a compra", defende. Vega espera um aumento de 20% nas vendas do setor esportivo da loja. "Esperamos esse acréscimo no período entre março e maio, principalmente do material promocional, como o boneco Fuleco, a camisa do Brasil e a bola oficial da Copa", diz Hugo.

Visando orientar os empreendedores no que se refere ao planejamento para períodos de relevância como a Copa do Mundo, a Acic promove o "Encontro de Varejo - Prepare sua Empresa para a Copa" no dia 26 de fevereiro, na sede da Acic, no centro.

A presidente da Acic, Adriana Flosi, destaca, por exemplo, o design das lojas e defende a necessidade de cuidadosa curadoria para escolher produtos diferenciados, oferecer experiências para o consumidor, que vão além da relação de compra e venda e garantir um atendimento premium baseado em informação suficiente. "Essas foram algumas tendências com as quais a delegação da Acic teve contato durante a Big Show 2014, realizada em Nova York pelo National Retail Federation, a maior feira de varejo do mundo. Ter na loja objetos, imagens, móveis que contenham histórias é uma forma de garantir um ambiente diferenciado", diz.

Ela acrescenta que possuir propostas claras da atividade, personalidade e surpreender o cliente foram outros destaques apresentados como forma de cativar o consumidor de maneira emotiva. O evento é aberto a todas as empresas da cidade interessadas no tema e contará com dois palestrantes. Eliana Souza, CEO da SPin Brazil Tours, agência que oferece serviços personalizados de turismo de negócios e cultural para visitantes internacionais. Eliana trabalhou na área operacional da realização da Copa do Mundo 2006 na Alemanha, em Berlim e Munique, onde prestou assistência a convidados VIPs de patrocinadores. Também palestrante, Alexandra Caprioli é diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas. O terceiro será Francis Flosi, gestor educacional e diretor-presidente do grupo Qualittas.



Veículo: DCI


Veja também

Copa aquece a produção de TV na Zona Franca de Manaus

A Copa do Mundo de Futebol no Brasil já começa a acelerar a produção de televisores na regi&...

Veja mais
Processadoras de laranja terão seus poderes reduzidos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) definiu ontem como se darão as etapas de constitui&cce...

Veja mais
Tetra Pak apresenta novo processo de pasteurização de sucos com maior economia de energia

Embalagem inovadora oferece oportunidades de diferenciação nas gôndolas   A Tetra Pak®, l...

Veja mais
Cartões devem movimentar R$ 1 trilhão em 2014, diz Abecs

Crescimento esperado é de 17,1% em relação ao valor movimentado em 2013, que chegou a R$ 853 bilh&o...

Veja mais
Ação da Castelo Alimentos promove o uso de diferentes tipos de vinagres na cozinha

Promotoras apresentam aos consumidores as 10 variedades do tempero e suas indicações de uso    ...

Veja mais
Minuano volta à TV com Malu Mader como garota propaganda

A Flora, empresa de produtos de limpeza e cosméticos do Grupo J&F, lança primeira campanha criada pela...

Veja mais
Varejistas da Capital iniciaram o ano otimistas

Os lojistas de Belo Horizonte começaram este ano bem mais otimistas do que no mesmo período do ano passado...

Veja mais
Setor de embalagens prevê alta de 1,5% neste ano

Apesar de as projeções de que o câmbio neste ano favoreça a competitividade de produtos nacio...

Veja mais
Operação com rede de cosméticos mostra como a Nestlé enxerga seu futuro

Executivos que se destacam nos negócios sabem, com a experiência que têm, que suas histórias v...

Veja mais