Alimentação saudável é destaque na pauta de projetos da Câmara

Leia em 2min 10s

São mais de 30 projetos que criam políticas públicas de combate à obesidade e restrições a alimentos com alto de teor de açúcar e calorias, entre outros.



A alimentação saudável é uma preocupação constante da atuação dos deputados. Na Câmara, tramitam mais de 30 proposições que tratam de temas como a criação de políticas públicas voltadas à saúde alimentar, programas educativos de prevenção à obesidade e restrições à fabricação, comercialização ou propaganda de alimentos e bebidas com alto teor calórico ou adição de açúcar.


Autor do projeto de lei (PL 6522/09) que cria o Programa de Prevenção, Orientação e Tratamento da Obesidade Infantil, o deputado João Dado (SDD-SP) observa que uma criança obesa tem grande chance de se tornar um adulto obeso. A ideia do projeto, segundo ele, é obrigar o governo a adotar o programa nas escolas.


"Um programa nacional faria com que as crianças, desde a escola, desde a tenra idade, pudessem se convencer de que é muito melhor comer alimentos menos calóricos, fazer exercícios de forma programada, diária e habitual e com isso ter mais saúde", diz João Dado.


O projeto que trata da prevenção à obesidade infantil tramita apensado a outras 11 propostas e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça. Depois, segue para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.


Guia alimentar


Promover a alimentação saudável também é uma política prioritária do Ministério da Saúde, que está elaborando a edição 2014 do Guia Alimentar da População Brasileira, publicação que orienta os brasileiros sobre os cuidados para manter uma dieta balanceada, benéfica à saúde.


A população poderá contribuir com a versão final novo guia, que permanece em consulta pública até 7 de maio, na página do Ministério na internet.
O documento disponível no site recomenda o consumo de alimentos frescos, de procedência conhecida e a utilização, como base da dieta, de alimentos in natura. Optar por refeições caseiras e evitar redes de fast food são dicas que também constam do manual.


Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o excesso de peso atinge hoje 51% da população, sendo que 17% são considerados obesos. A obesidade é um forte fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.


Pessoas obesas têm mais chance de sofrer infarto, AVC, trombose, embolia e arteriosclerose, além de problemas ortopédicos, apneia do sono e alguns tipos de câncer. Crianças e adolescentes não escapam. Uma em cada três crianças e um em cada cinco adolescentes estão acima do peso.


Íntegra da proposta: PL-6522/2009



Fonte: Agência Câmara Notícias (13.02.2014)

 


Veja também

Nestlé mantém ritmo de investimento

A Nestlé, maior fabricante mundial de alimentos, registrou em 2013 seu mais fraco crescimento em quatro anos e av...

Veja mais
Varejista tem forte alta no lucro

Pelo segundo ano consecutivo, a Via Varejo, a maior varejista de produtos eletroeletrônicos do país, conseg...

Veja mais
Esquenta a disputa por laboratório farmacêutico

As negociações da venda do controle do laboratório Fleury esquentaram nos últimos dias. A di...

Veja mais
Preço do algodão melhora com menor demanda

Os preços do algodão têm registrado ligeiras quedas no mercado brasileiro, de acordo com levantament...

Veja mais
Distância entre oferta e demanda pede estabilidade

Apesar do desempenho pouco brilhante da atividade em 2013, o ano se encerrou com ao menos um indicador semelhante ao n&i...

Veja mais
Frutas clareiam, diminuem e encarecem

Calor noturno faz uva embranquecer e maçã amarelar; banana e mamão amadurecem mais rápido e ...

Veja mais
Marcas regionais diversificam para crescer e expandir

Marcas consolidadas do setor de alimentos estão apostando na extensão de linhas de produtos para ganhar ma...

Veja mais
Vendas no varejo sobem pelo décimo mês seguido, projetam economistas

Os indicadores que antecipam o comportamento do comércio tiveram desempenho misto em dezembro, o que aponta para ...

Veja mais
Calçados e alimentos ficam entre os 10 maiores contribuintes estaduais

No setor calçadista, cincoempresasforam as mais destacadas entre que contribuíram com a arrecadaç&a...

Veja mais