País deve vender 71 milhões eletroeletrônicos neste ano

Leia em 2min 40s

As vendas de notebooks, computadores de mesa (PCs), tablets e smartphones devem atingir 71 milhões de unidades no Brasil ao longo de 2014, crescimento de 23% em relação às 57,7 milhões de unidades comercializadas em 2013, de acordo com pesquisa divulgada na manhã desta quarta-feira, 5, pela consultoria IDC.


"Será uma enxurrada de aparelhos. Mesmo com os problemas de conectividade e problemas com as operadoras (de telefonia e internet), isso não tem se mostrado um empecilho para a procura desses aparelhos pelos consumidores", observou Bruno Freitas, analista de dispositivos de tecnologia de consumo.


Segundo a consultoria, a venda de aparelhos deve ser puxada não só pelos consumidores comuns, mas também pela procura de empresas que têm estruturado o trabalho a distância de seus funcionários, os chamados "mobile workers" (trabalhadores móveis). "São pessoas que atuam nas áreas de gerência, segurança e manutenção. Em todas essas categorias, há um potencial de crescimento muito grande", completou Alexandre Campos, diretor de pesquisa e consultoria da IDC.


Para 2014, a perspectiva é de um crescimento mais forte de tablets e smartphones do que de notebooks e PCs. No primeiro caso, os dispositivos ainda têm uma participação relativamente pequena no mercado, com muitos consumidores fazendo a primeira compra desses aparelhos. Já os notebooks e os PCs são dispositivos difundidos. "Eles entram em rota de crescimento mais moderado ou até mesmo queda, mas não acreditamos em um fim desse mercado. As vendas devem ser voltadas principalmente pare reposição de equipamentos", disse Freitas. No segmento de telefonia, os smartphones (celulares com sistema operacional) devem ganhar participação no total de vendas de celulares.


Em 2013, os smartphones representaram cerca de 51% das vendas de celulares no País, enquanto em 2014, essa fatia deve saltar para cerca de 73%. O avanço se deve ao aumento na oferta de aparelhos com preços abaixo de R$ 500, além de pacotes de dados com preços variados por parte das operadoras.


Pagamento via celular

Pagamento via celular é outro setor que segue em ritmo acelerado - também apoiado pelo aumento do uso de plataformas móveis. Mais conhecido como mobile payment, que começa a ser uma opção real para o brasileiro e um nicho de mercado com crescimento previsto para os próximos cinco anos. Neste sentido, a feira "Cards Payment & Identification" 2014 pode ser considerada um importante ponto de encontro para profissionais do segmento conhecerem as últimas novidades tecnológicas e novas práticas nessa área.


Organizada pela BTS Informa, empresa do Informa Group Latin America, o evento acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de abril, das 12h às 19h, e trará diversas novidades com destaque para os pagamentos via smartphones. "O primeiro passo foi dado. Agora esse modelo de transação começa a deixar de ser curiosidade para fazer parte do dia a dia das pessoas", comenta Boanerges Ramos Freire, presidente da consultoria de varejo financeiro Boanerges & Cia. "Com mais de 270 milhões de linhas de celulares no Brasil, a expectativa é grande, pois o mercado de mobile payment será mais acessível e seguro", explica Freire.



Veículo: DCI

 


Veja também

Rede farmacêutica eleva lucro em 1,5%

A farmacêutica britânica GlaxoSmithKline GSK) deixou para fechar uma venda de ativos em dezembro e refor&cce...

Veja mais
Sierra: Tomate seco faz bem para a saúde

A iguaria carrega as mesmas propriedades do tomate in natura, mesmo quando acondicionado em embalagens prontas para uso ...

Veja mais
Estado deve colher até 8,3 milhões de toneladas de arroz

Atraso de parte do plantio e clima quente podem afetar o volume total da safra do cereal neste anoCom uma expectativa de...

Veja mais
Preço de frete de soja dispara com início de transporte da safra

Em um mês, valor sobe até 53%; Santos faz exigências que podem encarecer serviçoOs preç...

Veja mais
Brasileiros querem quitar cartão e carnê em 2014

Uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ), em parceria com ...

Veja mais
Comércio no Nordeste sente mais efeitos do Bolsa Família

O Bolsa Família ajudou os estados mais pobres a enfrentarem a desaceleração da economia no ano pass...

Veja mais
Governo vai lançar cartilha de orientação a consumidor durante a Copa

O governo federal vai distribuir nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 o Guia do Consumidor Turista. O material tril...

Veja mais
Calor ajuda comércio paulistano a vender mais em janeiro

O comércio saiu lucrando com o calor registrado em janeiro. A Associação Comercial de São Pa...

Veja mais
Preparativos para a Páscoa têm início em Minas Gerais

Pequenas e médias empresas de Belo Horizonte já começam a fazer as encomendas e a produç&ati...

Veja mais