Calor ajuda comércio paulistano a vender mais em janeiro

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O comércio saiu lucrando com o calor registrado em janeiro. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou o Balanço de Vendas - um indicador que reúne quatro medições de vendas à vista e a prazo, inadimplência e recuperação de crédito. As vendas à vista cresceram 3% em relação a janeiro de 2013 e as a prazo subiram 2,5%, motivadas, de acordo com a entidade, por produtos ligados ao aumento da temperatura neste início de ano.

De acordo com nota da ACSP, de 3% do Indicador de Movimento de Cheques (ICH) - que mede as vendas à vista - foi puxado pelos produtos da moda verão nos setores de roupas e calçados e pelo aumento da procura dos consumidores por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. "Com as altas temperaturas, o paulistano foi às compras para se vestir adequadamente para a estação. As liquidações também contribuíram para esse cenário."

Já o crescimento de 2,5% do Indicador de Movimento do Comércio a Prazo foi puxado pela oferta de financiamentos por bancos públicos e também o aumento da compra de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

"A inadimplência segue baixa e os dados de janeiro sugerem que deve continuar em queda", avaliou o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato. "2014 começa com boas notícias para o comércio em São Paulo, com aumento de vendas puxado pelas altas temperaturas e sinalização de queda da inadimplência."

Outra apuração sobre o setor vem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e apontou que o varejo paulista alcançou no acumulado de 2013 até novembro, receita real de vendas 4,2% maior, alcançando R$ 456,8 bilhões.

 

Veículo: DCI


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