Preparativos para a Páscoa têm início em Minas Gerais

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Pequenas e médias empresas de Belo Horizonte já começam a fazer as encomendas e a produção de embalagens


O Carnaval nem chegou e já tem "gente sonhando" com a Páscoa. Mas, como o chocolate é um produto que deve ser consumido fresco, as chocolaterias de Belo Horizonte ainda não começaram a fabricação da linha de produtos voltada para a data, mas as encomendas e confecção de embalagens e formas já estão a todo vapor e, no final deste mês, essas empresas iniciam a produção das guloseimas. Para 2014, a expectativa é de um crescimento de até 15% nas vendas na comparação com o ano passado.

Na Lalka, com fábrica no bairro Floresta (região Leste) e 10 lojas espalhadas pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a produção terá início no final de fevereiro, antes mesmo do Carnaval. O sócio-proprietário da empresa, Roberto Grochowski, explica que os ovos menores são os primeiros a ser fabricados, seguidos pelos maiores. A linha de produção segue a todo vapor até a véspera da Páscoa e o volume é calculado com base na demanda das lojas. A expectativa é de um incremento entre 10% e 12% sobre o mesmo período de 2013.

Para atrair os clientes, a Lalka está preparando novidades na linha de produtos, mas ainda não divulga detalhes. O portfólio de Páscoa inclui 12 tamanhos de ovos de chocolates, que variam de 10 gramas a 25 quilos, além de opções de ovos trufados e recheados e coelhinhos de chocolate. Ao todo, são 50 itens e a empresa ainda oferece a opção de personalizar os ovos. Para dar conta da produção, o quadro de funcionários da fábrica é ampliado em 20%. As lojas também contratam, seguindo a necessidade de cada uma.

Preparativos - No ateliê Segredos de Chocolate, no bairro Ouro Preto (Pampulha), toda a parte de embalagens e formas já foi fechada e aguarda o início da produção. A proprietária, Adriana Meira Barbosa, explica que cerca de 50 dias antes da Páscoa já é possível começar a fabricação da linha de chocolates maciços, que inclui coelhinhos e cenouras de chocolate. Já a linha de trufas só é possível começar a produzir 20 dias antes da data para manter a qualidade. Ela não trabalha com ovos de chocolate.

"Nossa linha de chocolates não tem conservantes e é considerada mais fina, com muitos itens trufados, então não dá para começar a produção com muita antecedência, mas já encomendamos todas as embalagens e formas e vamos começar a produção 50 dias antes da Páscoa", diz. Ela também já está trabalhando na montagem dos kits especiais para a temporada e na precificação deles. Uma das tendências que ela tem apostado é oferecer porções menores. "As pessoas têm preferido chocolates de qualidade em quantidades menores", observa.

A expectativa é de que as vendas no ateliê Segredos de Chocolate cresçam 15% este ano na comparação com o exercício passado. Para dar conta da produção, ela vai dobrar a equipe. Atualmente com quatro funcionários fixos, a empresária pretende contratar mais quatro temporários para o período da Páscoa.
A Bom B Bolos, no Belvedere (região Centro-sul), é especializada em brownies e desenvolve embalagens especiais para os produtos (próprios) na Páscoa. São desde opções pequenas, que custam cerca de R$ 10, até caixas maiores para presentes. De acordo com a proprietária da empresa, Bárbara Costa, as vendas desse período ainda não superam as do Natal, mas crescem em relação às demais épocas do ano. Na comparação com a Páscoa de 2013, ela está esperando um incremento de 10% nas vendas. A produção é toda feita sob encomenda.

Os ovos recheados com sorvete da J'Adore, no bairro Santo Agostinho (região Centro-Sul), já fizeram clientes cativos. Todos os anos Letícia Pimenta, proprietária da casa, recebe os amantes dessa verdadeira sobremesa desenvolvida por ela. Para este ano, ela está esperando crescimento em torno de 10% a 15% nas vendas sobre o mesmo período de 2013, mas como seu foco não são chocolates pode ser que ela acabe deixando a produção dos ovos em segundo plano para atender a demanda de hotéis por alimentos congelados.

É que com a Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em junho e julho e tem Belo Horizonte como uma das cidades-sede, a procura pela linha da J"Adore voltada para o mercado hoteleiro tem crescido e esse é o foco da empresária nesse primeiro semestre. "Como a Páscoa ainda é em abril, eu vou sim produzir os ovos. Só não sei se vou atender somente aos meus clientes fixos ou se vou fazer uma divulgação maior para alcançar o crescimento de 10% a 15%. Mas no Dia das Mães e Namorados, que eu sempre faço uma linha especial de produtos, este ano não vou fazer. Estou vivendo em função da expectativa de negócios para a Copa", explica.

Letícia Pimenta oferece 10 opções de recheios para os ovos, que o cliente pode combinar como quiser, já que cada metade pode levar um sabor. Além deles, ela também fabrica panetones especiais para a Páscoa.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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