Varejo está pronto para receber os foliões

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O Carnaval neste ano ocorrerá no início de março, mas o comércio popular já está aquecendo suas baterias para conquistar os consumidores carnavalescos, os blocos e as escolas samba, inclusive do interior. Na Ladeira Porto Geral e na rua 25 de Março, já é possível ver nas lojas os adereços e as fantasias típicas da festa à venda. A previsão é de que o movimento aumente na semana que vem.

O comerciante Kaled Curi Júnior, proprietário da loja Carnival, localizada em travessa da Ladeira Porto Geral, especializada no atendimento a escolas de samba, afirma que sua loja oferece cerca de 10 mil itens para as agremiações. Segundo Curi Júnior, o fato do Carnaval ser comemorado neste ano em março, e não em fevereiro, como de costume, não é negativo para os atacadistas e varejistas do ramo.

Ele tem uma expectativa de venda positiva neste ano por diversas razões. Para ele, 2013 foi muito difícil para os brasileiros e o Carnaval em março proporciona mais tempo para que as equipes das escolas de samba pesquisem os produtos e os preços e realizem suas compras com calma. Ao mesmo tempo, as agremiações de pequeno porte do interior paulista têm mais prazo para obter patrocínio das empresas.

O empresário observa que as grandes escolas começam a pesquisar preços a partir de maio e realizam suas compras em julho. "Está difícil fazer uma previsão porque estou sem referência neste ano. No começo de 2013, as perspectivas eram boas e depois elas não se cumpriram", explica. Entretanto, ele considera que a Copa do Mundo pode contribuir para um desempenho melhor, uma espécie de Carnaval fora de época, mas ressalta que não está excessivamente otimista.

Ele afirma que é preciso levar em conta quanto os comerciantes que importam produtos chineses adquiriram para vender durante a competição, se é muito material ou não, ou se vão oferecer o material que compraram no ano passado para a Copa das Confederações. "Se toda esta mercadoria for colocada no mercado, os preços em geral cairão", diz.

Outro lojista que prefere não se identificar afirma que o setor também é influenciado pela liberação de verbas oficiais da Prefeitura para a comemoração da festa. Segundo ele, a nova administração que assumiu no ano passado preferiu não destinar recursos para o evento em 2013. Neste ano, diz, é possível que a administração municipal receba mais reivindicações das escolas de samba, o que poderá melhorar o movimento.

Na Ladeira Porto Geral, travessa da 25 de Março, a loja Festas e Fantasias está ainda entrando no clima de Carnaval. A gerente Maria Cristina Costa diz que as vendas de acessórios carnavalescos e os acessórios para a Copa do Mundo estão acontecendo ao mesmo tempo, com destaque para as tiaras e as buzinas.

Os sprays típicos muito adquiridos pelos frequentadores de clubes já estão sendo procurados e o preço médio é de R$ 2,50. Outros itens procurados para este tipo de comemoração são as placas decorativas para salões e variam de R$ 25 a R$ 250.

Sem fixar metas de crescimento, a gerente afirma que o calendário poderá ajudar a aquecer as vendas nas próximas semanas, pois os compradores terão mais tempo para pesquisar preços e escolher os produtos mais adequados. O empreendimento também oferece diversos modelos de fantasias para crianças, adolescentes e adultos e a sua venda contribui para manter o faturamento durante todo o ano, pois os clientes também adquirem os itens para as festas de aniversário.

Férias – Tranquilo em relação ao ritmo do movimento em sua loja, a Millôr, o comerciante Melhem Michel Feghali atribui os baixos níveis de vendas em janeiro ao período de férias escolares. Neste mês, a maior procura por fantasias e acessórios ocorre em função das festas de aniversário e até de casamento. Ele não estabeleceu metas de crescimento de vendas e lembra que no ano passado, elas ficaram dentro das expectativas. Tiaras, estolas, perucas, óculos são os itens mais procurados neste começo de ano, diz.

Entre os compradores, Luciana Teixeira, que é secretária geral da escola de samba Pérola Negra, do município de Suzano, observa que encontrou todos os itens de que precisava, mas que há uma diferença expressiva de preços praticados entre os estabelecimentos que visitou nos últimos dias. Animada, ela espera que sua agremiação tenha um bom desempenho no desfile deste ano, já que o samba enredo abordará os protestos ocorridos em todo o País em junho do ano passado.

No varejo da 25 de Março, o Carnaval também colabora para aumentar o movimento. As lojas recebem, às segundas-feiras, os turistas de outros estados e do interior paulista. Nivaldo Pierroni, gerente da loja Vitória, especializada em bijuterias e acessórios, diz que as vendas neste dia são expressivas e o estabelecimento recebe até compradores de outros estados.



Veículo: Diário do Comércio - SP


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