Consumidor está mais exigente no Brasil

Leia em 2min 50s

A combinação entre o aumento da renda das pessoas e a maior disponibilidade de crédito na praça modificou o perfil de consumo do brasileiro nos últimos anos. Se no passado o preço dos itens era decisivo na hora da compra, hoje, a qualidade e os diferenciais dos produtos contam muito mais. Para especialistas, essa situação estimula o varejo nacional, criando uma disputa saudável entre os concorrentes, mas, ao mesmo tempo, desafia as indústrias brasileiras a manterem em alta o poder de inovação.

O economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fabio Bentes, explica que essas profundas mudanças repercutiram diretamente no comércio varejista do país, que registrou aumento expressivo no nível das vendas. Entre 2004 e 2012, segundo ele, o crescimento médio do setor, ao ano, foi de 7,9%, já descontada a inflação. "Essa elevação foi possível graças ao aumento do potencial de compra dos cidadãos, como também ao nível de exigência por parte dos consumidores", explica.

Bentes reitera que daqui para frente será cada vez mais difícil repetir altos índices de desempenho. Para se ter uma ideia, previsões dão conta de que o crescimento do comércio em 2013 feche em 4,5% sobre 2012. Porém, o economista também lembra que ainda há espaço para a disponibilidade de crédito no Brasil, que hoje gira em torno de 50% do Produto Interno Bruto (PIB), o que fará com que as vendas voltem a subir.

"Existe disponibilidade de crédito no país e isso é bom, pois democratiza o acesso a bens e serviços por parte da população, como temos observado nos últimos anos", avalia. Em alguns países como Estados Unidos, essa proporção passa de 100%.

Esse cenário tem permitido que o consumidor brasileiro se ambiente, cada vez mais, com produtos diferentes, de maior qualidade e até fabricado em outros países. "Com o maior poder de barganha, o consumidor está tendo contato com produtos de maior qualidade e já começa a exigir mais da indústria nacional. Ou ele encontra um produto feito aqui, igual ou melhor, ou manda comprar lá fora. Isso quando ele mesmo não vai", alerta Bentes, fazendo menção às viagens que também já são feitas em grande escala para o exterior.


Competência - Por isso, é importante que a indústria faça investimentos constantes em benchmarking e inovação. De acordo com coordenador de Pesquisas do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), Nuno Fouto, o processo de mudança no perfil do consumo do brasileiro só é interessante para quem é competente. O especialista justifica que todo negócio exige que o empreendedor aprenda e acumule experiência.

"Esse novo modelo exige uma competência maior por parte dos industriais. Não adianta criar um negócio para ter margens grandes e retorno rápido.  preciso focar na qualidade e nos diferenciais dos produtos e serviços", alerta.

Em relação aos impactos para a economia como um todo, Fouto destaca que são positivos, mas precisam ser permanentes. Os empresários, segundo ele, devem saber que se o consumidor exige mais, há mais campo para se diferenciar. Mas esse campo só existe para quem está disposto a investir.

"Trata-se da máxima da demanda qualificando a oferta. Não se cria boas condições somente com competitividade. Há alguns anos o consumidor adotou para si que não importa somente o preço na hora de comprar. A qualidade e os diferenciais dos produtos precisam ser olhados também", conclui.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Redes buscam união com a web

Logo na abertura da conferência anual da National Retail Federation (NRF), em Nova York, quando as delegaç&...

Veja mais
Forno de Minas cresce quase 40% e tenta voltar ao volume de 1999

A Forno de Minas, fabricante de pão de queijo e fornecedora de leite e derivados para a indústria, projeta...

Veja mais
Fabricantes de eletroportáteis diversificam oferta em 2014

Após equipar a cozinha e a área de serviço, o consumidor brasileiro começa a correr atr&aacu...

Veja mais
Indústria quer recuperar o mercado externo

Recuperar participação no mercado internacional. Essa é a grande esperança do setor cal&cced...

Veja mais
Governo ajuda negociação da ALL com a Rumo

Em busca de melhorias na malha ferroviária, responsável por cerca de 60% do escoamento dos grãos no...

Veja mais
Alta do yuan impacta exportador de bens manufaturados da China

A reputação da China como fábrica do mundo está sendo prejudicada pela alta do yuan frente a...

Veja mais
Coop lança campanha de volta às aulas

Previsão é incremento de 10% no fornecimento da categoria No período de 13 de janeiro a 7 de f...

Veja mais
Comerciantes do segmento conhecido como economia de verão faturam alto com o calor

Com a alta dos termômetros, comércio especializado em produtos para a mais quente das estaçõe...

Veja mais
Mercado do algodão deve se ajustar sem compras chinesas

A redução das compras chinesas da pluma do algodão, indicadas nesta semana por Pequim para este ano...

Veja mais