Onda de saldões: Liquidações começam mais cedo para comércio

Leia em 2min 30s

Liquidações começam mais cedo para comércio ganhar fôlego, pois vendas no Natal decepcionaram. Descontos chegam a 70%


Com um crescimento mais fraco nas vendas do Natal, o varejo entra na onda de descontos para tentar recuperar o fôlego nas vendas. Para atrair os compradores, as promoções contemplam descontos de até 70%. Os saldões se iniciaram mais cedo e, além do setor de vestuários e calçados, tradicional na temporada de liquidações, o mercado de decoração, construção, eletroeletrônicos e eletrodomésticos organizam ações para driblar o baixo desempenho dos negócios. Economistas apontam o Natal de 2013 com o pior desempenho desde 2003 – as vendas aumentaram 2,7% em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com a Serasa Experian.
 
Algumas lojas já começaram as ações no início do mês e prometem estendê-las até quando durarem os estoques. Hoje, a rede Magazine Luiza abre as portas às 6h para sua tradicional, que é realizada há 20 anos. Na tarde de ontem, os consumidores já formavam fila em frente à loja da Rua Rio de Janeiro, no Centro de BH, à espera do início do saldão. A funcionária pública Maria da Piedade era a primeira da fila. Ela conta que há três anos tenta comprar um jogo de sofá, mas sempre chegava tarde e não conseguia pegar a oferta. “Este ano eu sou a primeira e vou levar o sofá para casa. Saí de Sabará e cheguei aqui ao meio-dia. Trouxe comida, cobertor e não deixo ninguém passar na frente. O desconto vale o sacrifício”, afirma.

Ao todo, a rede promete mais de 3 milhões de produto com descontos de até 70%. A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, afirma que a maior parte das ofertas é de mercadorias negociadas diretamente com os fabricantes para atender exclusivamente esta ação.

A presidente da Associação de Lojistas da Savassi (ALSA), Maria Auxiliadora Teixeira de Souza, é comerciante há 24 anos e afirma que há anos não via um Natal tão ruim para o comércio. De acordo com ela, para movimentar o caixa, muitas lojas começaram com as liquidações antes mesmo da data festiva. “No início de ano temos muitas despesas com impostos, funcionários e, vendendo ou não, temos que arcar com esses custos”, afirma.

A rede Telhanorte, especializada em material de construção, realiza seu saldão desde 21 de dezembro até o dia 19. A campanha integra todos os setores da loja e promete produtos com até 70% de desconto. De acordo com o gerente regional da Telhanorte em Minas Gerais, Alessandro Wanderley, o objetivo da campanha é aumentar em 15% o volume de vendas frente ao mesmo período de 2012.

TRADIÇÃO
Nos shoppings, as liquidações começaram logo após o Natal, no dia 26, quando lojas já anunciavam os descontos. A economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) Ana Paula Bastos afirma que as liquidações são normais em janeiro, período em que há esvaziamento da cidade e que os comerciantes lançam as promoções para atrair maior número de clientes.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Coop lança campanha de volta às aulas

Previsão é incremento de 10% no fornecimento da categoria No período de 13 de janeiro a 7 de f...

Veja mais
Comerciantes do segmento conhecido como economia de verão faturam alto com o calor

Com a alta dos termômetros, comércio especializado em produtos para a mais quente das estaçõe...

Veja mais
Mercado do algodão deve se ajustar sem compras chinesas

A redução das compras chinesas da pluma do algodão, indicadas nesta semana por Pequim para este ano...

Veja mais
Café Cultura inaugura franquia

O Café Cultura inaugura nesta semana a franquia da marca no Shopping Iguatemi, em Florianópolis. De acordo...

Veja mais
Carnaval vai gerar primeiro lucro em Salvador este ano

Com quase R$ 54 milhões em patrocínios, o Carnaval de Salvador vai ser lucrativo pela primeira vez em sua ...

Veja mais
Dança dos preços impõe acréscimo de até 580%

É a quanto chega a diferença entre os valores cobrados pelas papelarias para um mesmo produto em Belo Hori...

Veja mais
Desemprego baixo pressiona taxa de inflação

Um estudo de dois economistas do Banco Central conclui que a baixa taxa de desemprego vigente no país tem impacto...

Veja mais
Importação de tomates gera polêmica na Argentina

A importação argentina de tomates do Brasil, anunciada na quarta-feira passada pelo chefe de Gabinete de M...

Veja mais
Soja será a 'vedete' da safra de grãos em 2014, diz IBGE

A soja será a vedete da safra brasileira de grãos em 2014, previu Mauro Andreazzi, gerente da Coordena&cce...

Veja mais