Samsung está perto de desbancar em eletroeletrônicos

Leia em 2min 40s

Os leitores da revista Seleções costumam ser fiéis a suas marcas prediletas, mas neste ano a pesquisa feita pelo Ibope, e que já está na 12ª edição, aponta algumas mudanças. Na categoria de produtos eletroeletrônicos, por exemplo, a Samsung está quase desbancando a Sony. E a rede de postos Ipiranga vem se aproximando da BR Distribuidora.

A pesquisa, feita em maio e junho, com 1.500 leitores da revista, também mostra um empate técnico entre a fabricante de alimentos Nestlé (12% das respostas) e Petrobras (10%) na posição de marca mais confiável do país. A Nestlé tem sido a campeã nos últimos sete anos da pesquisa Marcas de Confiança, feita há doze anos. Mas em relação ao ano passado, a  Nestlé caiu quatro pontos percentuais e a Petrobras subiu um ponto.

Do universo de leitores que responderam a pesquisa, 59% têm entre 40 e 59 anos e 63% são casados, informou a revista ao Valor.

A japonesa Sony (21%), que até 2012 seguia invicta como marca preferida em produtos eletroeletrônicos, também divide o título neste ano com a coreana Samsung (23%). No ano passado, Sony teve a preferência de 28% e a Samsung, de 19% dos entrevistados.

Segundo a pesquisa do Ibope, a Samsung vem crescendo ao longo dos anos e uma projeção estatística indica que deverá ser a vencedora isolada no próximo ano. O mercado brasileiro (e mundial) de aparelhos de TV é dominado pela Samsung e sua concorrente, e também coreana, LG.

Na categoria de postos de gasolina, a campeã é de novo a BR Petrobras (39% das respostas), mas a segunda colocada, a rede Ipiranga, vem subindo e a distância entre as duas vem diminuindo — é de apenas oito pontos.

O adoçante ZeroCal, que é líder dessa categoria desde 2002, subiu dez pontos percentuais na pesquisa deste ano em relação ao ano passado e alcançou 46% — é o maior salto registrado na pesquisa deste ano.

A marca de sabonetes Dove  subiu 5 pontos percentuais, para 29%; o analgésico Dorflex  também, para 22%. A montadora Fiat ganhou mais quatro, para 28%, afastando-se da GM, com a qual havia empatado no ano passado.

Do universo de leitores que responderam a pesquisa, 59% têm entre 40 e 59 anos e 63% são casados.

A brasileira Natura é, pela nova vez, marca preferida no segmento de cremes para a pele (26%). E detergente Ypê, fabricado pela Química Amparo, sobe 11 pontos desde 2010 e aparece com 55% dos votos. A TAM é a melhor marca de companhia aérea para 53%. E a rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar, ficou com 21% na categoria de supermercados.

As respostas sobre as marcas, que englobam 36 categorias de produtos e serviços, são espontâneas.

O levantamento também traz as personalidades preferidas em diversas áreas (ator, cantor, escritor, apresentador, entre elas). Nessa parte da pesquisa, na qual o leitor da revista escolhe nomes sugeridos em uma lista, Luiza Trajano (71%), do Magazine Luiza, e Alexandre Costa (70%), da Cacau Show, empatam na categoria “Executivo”. Jorge Gerdau (68%), da siderúrgica gaúcha Gerdau, vem em terceiro lugar.

A pesquisa será divulgada no dia 3 de setembro.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Rede de sorvetes Jundiá possui nova estratégia de venda

O terceiro maior fabricante do produto no país é uma empresa familiar, tocada pela segunda geraç&at...

Veja mais
Comércio terá 123 mil vagas

Abertura de postos de trabalho sofre impacto da estagnação da economia e número é apenas 1,8...

Veja mais
Clima adverso nos EUA gera disparada de preços de grãos

A mudança drástica do clima no cinturão agrícola dos Estados Unidos na reta final da safra i...

Veja mais
Estoques sobem e puxam piora da confiança da indústria em agosto

O temor de estoques mais altos afetou, de novo, a expectativa dos empresários em uma recuperação da...

Veja mais
Safra de trigo do Paraná deve ser menor e País colhe 5 mi de toneladas

A safra de trigo de 2013 no Paraná foi estimada em 1,98 milhão de toneladas, queda de 26% ante a previs&at...

Veja mais
Agco vai ampliar aposta em armazenagem no Brasil

A multinacional norte-americana Agco, dona das marcas de máquinas e equipamentos agrícolas Massey Ferguson...

Veja mais
Marisa investe em estratégia de marketing para ampliar negócio

Para ficar mais próximo de seu público alvo - as consumidoras da classe C que são antenadas ao mund...

Veja mais
Rio Grande do Sul deve ter aumento na área de arroz

O Rio Grande do Sul deve registrar um aumento de 2% na área de arroz na próxima safra, segundo o Irga (Ins...

Veja mais
Embaixadores de oito países viajam a três estados para conhecer agronegócio

Um grupo de embaixadores de oito países lotados no Brasil embarca, no fim da tarde de hoje, em uma viagem para co...

Veja mais