Máquinas de vendas são as novas vedetes das marcas

Leia em 2min 40s

Google, Trident, Halls e Natura apostam na tendência para se aproximar do público-alvo

Para ir além da publicidade tradicional, as marcas estão investindo em máquinas para a distribuição de amostras de seus produtos e também para a venda dos itens. Conhecidas como vending e sampling machines, as tais máquinas de auto serviço cairam nas graças das agências de publicidade.A demanda fez com que três empresas - a Machine & Mídia, Advertronic e Usina de Marketing - se unissem criando o Grupo Navi, especialista em criar soluções para companhias tendo como ponto de partida essas máquinas.

Para Ricardo Rosenberg, diretor de novos negócios do Grupo Navi, as vending machines vão ao encontro de uma tendência do mercado, que é o auto atendimento. “Entre as vantagens estão a diminuição dos custos e a integração comas formas de venda online, mas com entrega do produto na hora da compra”, completa.

Já as sampling machines, segundo Rosenberg, trazem benefícios para os produtos de alto valor agregado, pois permitem maior integração da marca com o cliente. “Com elas, atingimos melhor o público- alvo. Quando o cliente, por exemplo,manda um SMS para ter acesso ao produto, podemos mandar uma mensagem com os lançamentos. O custo da empresa é pago como banco de dados gerado e como reforço da marca”, diz ele.

O grupo já nasce com o know how de ter atendido agências como DM9 e iThink, e já tendo desenvolvido projetos com marcas como Natura, Trident, Tic Tac e Google. Para a Natura, o Navi criou uma sampling machine para a ação ID da marca. Em uma tela touchscreen, o cliente colocava o login e a senha do Facebook.Automaticamente, o software reconhecia a foto do perfil do usuário e a imprimiana embalagem do produto, que saía já personalizada.

Para estar presente em outros pontos de venda, o grupo também criou uma vending machine para a Trident. “Nos pontos de venda tradicionais, a marca briga pelo consumidor com as concorrentes. Então, colocamos as máquinas em locais onde o público alvo, que é formado por jovens, está, como lanchonetes, estacionamentos e casas noturnas. Algumas máquinas trazem também a marcaHalls”, diz Rosenberg.

Já para as balas Tic Tac, as vending machines têm outra função: auxiliar nas campanhas promocionais dos novos sabores. “Fizemos também uma máquina para o Google, que queria divulgar o projeto para premiar a melhor ideia de uma agência que integrasse suas ferramentas, como o Maps”, acrescenta Rosenberg.Amáquina rodou pelas agências paulistanas.

Juntas, as empresas do Grupo Navi lucraram R$ 12 milhões, no ano passado. “Nossa meta é crescer entre 30% e 40% ao ano, nos próximos três anos, coma fidelização dos nossos clientes", diz. O grupo atua em todo o território nacional e tem entre seus clientes de grandes fabricantes até empresas de tecnologia.

“Nosso primeiro contato é comas agências de publicidade”, acrescenta Rosenberg, adiantando ainda que eles estudam um projeto de logística reversa, sem dar detalhes. As empresas atuam em sinergia: a Machine desenvolve as máquinas personalizadas, a Advertronic cria tecnologias e sistemas de integração entre os mundos real e virtual, e a Usina cria os materiais de ponto de venda.




Veículo: Brasil Econômico 



Veja também

Atacadistas de Minas apontam desabastecimento

A manifestação dos caminhoneiros autônomos impediu também a entrega de aproximadamente 50% do...

Veja mais
Queijo artesanal está em franca expansão

Serro e Sabinópolis são destaquesA lista de produtores rurais cadastrados no Programa do Queijo Minas Arte...

Veja mais
Varejo inicia liquidações para troca de estoques

O inverno começou somente no último dia 21 de junho e, no entanto, alguns comerciantes de Belo Horizonte j...

Veja mais
Inverno aumenta as vendas nas padarias

Durante o inverno, as padarias aproveitam para ampliar o mix de produtos e conquistar o consumidor que está em bu...

Veja mais
Produção de laticínios é mostrado em feira

Uma miniusina para o público assistir ao processo inteiro de produção de latícinios com dire...

Veja mais
Illycaffè comandará cluster na Expo 2015

A illycaffè foi designada parceira oficial da Expo 2015 e será encarregada do "Cluster do Café", o ...

Veja mais
Queijo minas frescal é aprovado em teste

Análise encomendada por entidade de diretos do consumidor aponta que produtos são seguros para saúd...

Veja mais
Exportação de soja bateu recorde no 1º semestre

Apesar do início conturbado, as exportações brasileiras de soja bateram recorde no primeiro semestr...

Veja mais
Manifestação afeta logística e já para fábricas pelo país

As manifestações que têm bloqueado rodovias do país nesta semana afetaram a operaç&ati...

Veja mais