Produção de laticínios é mostrado em feira

Leia em 2min 10s

Uma miniusina para o público assistir ao processo inteiro de produção de latícinios com direito a degustação e um laboratório ambulante serão as atrações da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) na 8ª Agriminas, a Feira da Agricultura Familiar. "As propriedades familiares são responsáveis por grande parte da produção de alimentos básicos. Nesse sentido, a Epamig tem desenvolvido pesquisas para buscar qualidade de vida para o agricultor familiar e para que as tecnologias cheguem à mesa dos mineiros", destaca o presidente da empresa, Marcelo Lana, que participará hoje da abertura oficial do evento.

A 8ª Agriminas é promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) com o objetivo de fomentar negócios e gerar benefícios para os agricultores familiares, por meio de promoção, divulgação e comercialização de seus produtos e troca de experiências entre os participantes. A feira será realizada de 3 a 7 de julho, na Serraria Souza Pinto, na região Central de Belo Horizonte.

A miniusina Via Láctea é, na verdade, uma vitrine tecnológica que permite ao público acompanhar passo a passo todo o processo de fabricação de laticínios, em pequena escala. Os visitantes degustam os produtos e recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos. A miniusina apresenta a tecnologia de fabricação de produtos lácteos desenvolvida pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT)/Epamig que, pela terceira vez consecutiva, participa do evento.

"Com os conhecimentos difundidos pela Via Láctea, os agricultores familiares podem se unir em cooperativas ou associações e iniciar a produção, aumentando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida", ressalta a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia do ILCT, Luiza Albuquerque. Na Agriminas, a previsão é processar, diariamente, cerca de 200 litros de leite para a fabricação de bebidas lácteas, mozarela, queijo Minas frescal tradicional, com pimenta calabresa e orégano, e uma novidade - o queijo Minas frescal com tomates secos.

Ciência Móvel - Na Agriminas, a Epamig também vai contar com o "Ciência Móvel", um ônibus itinerante transformado em um pequeno laboratório para demonstração de pesquisas e produtos da empresa. "Participam da Agriminas agricultores de todo o Estado, que poderão interagir com os pesquisadores e conhecer os resultados da pesquisa agropecuária em Minas", ressalta a chefe da Divisão de Transferência Tecnológica da Epamig, Juliana Simões.

O visitante que embarcar no Ciência Móvel irá adquirir conhecimentos sobre ácaros do café, teste de sanidade do arroz e do feijão. Pesquisadores da Epamig irão apresentar resultados de pesquisas e tirar dúvidas dos participantes sobre hortaliças não convencionais, identificação de plantas, o herbário da Epamig e piscicultura em Minas Gerais.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Varejo inicia liquidações para troca de estoques

O inverno começou somente no último dia 21 de junho e, no entanto, alguns comerciantes de Belo Horizonte j...

Veja mais
Inverno aumenta as vendas nas padarias

Durante o inverno, as padarias aproveitam para ampliar o mix de produtos e conquistar o consumidor que está em bu...

Veja mais
Illycaffè comandará cluster na Expo 2015

A illycaffè foi designada parceira oficial da Expo 2015 e será encarregada do "Cluster do Café", o ...

Veja mais
Queijo minas frescal é aprovado em teste

Análise encomendada por entidade de diretos do consumidor aponta que produtos são seguros para saúd...

Veja mais
Exportação de soja bateu recorde no 1º semestre

Apesar do início conturbado, as exportações brasileiras de soja bateram recorde no primeiro semestr...

Veja mais
Manifestação afeta logística e já para fábricas pelo país

As manifestações que têm bloqueado rodovias do país nesta semana afetaram a operaç&ati...

Veja mais
Venda on-line está no 'oceano vermelho'

Poucos países crescem tanto no comércio eletrônico como o Brasil. A taxa de expansão anual su...

Veja mais
Mercado 'pet' prevê faturar R$ 15,4 bi

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) ...

Veja mais
O tradicional cachorro-quente perde espaço nos Estados Unidos

Os americanos gastaram US$ 1,7 bilhão em hot dogs no ano passado. Isso só em supermercados, sem incluir os...

Veja mais