Varejo inicia liquidações para troca de estoques

Leia em 3min 40s

O inverno começou somente no último dia 21 de junho e, no entanto, alguns comerciantes de Belo Horizonte já começam a liquidar os seus estoques. Profissionais de marketing de alguns shoppings e gerentes de lojas observam que esse procedimento não é tão inesperado, considerando que, a cada ano, o mercado da moda tem antecipado suas coleções. Mais do que isso, é também uma eficiente estratégia de vendas em um período de entressafra, entre o Dia dos Namorados, em junho, e o Dia dos Pais, em agosto. As boas expectativas são com artigos para as férias de julho.

"O mercado da moda funciona em um ciclo diferente", indica o gerente de Marketing do Boulevard Shopping, Daniel Vieira, lembrando que a coleção outono-inverno chegou às lojas há cerca de quatro meses, em março. Nesse mesmo mês já eram lançadas para os lojistas as coleções primavera-verão de 2014, em eventos como o Fashion Week, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Embora algumas das 200 lojas já comecem a fazer suas promoções, Vieira ressalta que a grande liquidação, envolvendo todo o shopping, acontecerá somente no período de 18 a 21 de julho.

A Enjoy, por exemplo, que é uma marca de moda feminina original do Rio de Janeiro com mais de 60 lojas em todo o Brasil, inclusive no Boulevard, deu início à sua promoção há cerca de duas semanas, "logo depois do Dia dos Namorados", informou a gerente Tácila Rufino Araújo. Segundo ela, embora pareça estranho, "o timing do varejo é mesmo adiantado". O objetivo da Enjoy, com descontos progressivos, é alcançar a meta de crescimento anual de vendas da ordem de 20%.


Antecipação - A coordenadora de Marketing do Shopping Cidade, Tânia Souza, também observa um certo movimento de alguns lojistas que querem antecipar as promoções. "Alguns já estão pedindo a programação visual para colocarem os adesivos", informou, ressaltando que o grande bazar, que envolverá todas as lojas, com descontos entre 70% e 80%, ainda não tem data marcada, devendo acontecer entre o final de julho e início de agosto.

Segundo ela, essa antecipação acompanha o ritmo do mercado da moda, que já se prepara para lançar a coleção primavera-verão a partir de agosto ou setembro.  também um jeito de o lojista "dar um gás" às vendas nessas férias de julho, pois não há nenhuma data oficial entre o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais. "O objetivo é que essa chamada de liquidação leve o cliente para dentro da loja nesse período", indica Tânia, lembrando que essas promoções devem oferecer descontos de até 50%, menores, portanto, que o previsto para o grande bazar.

"Cada marca tem o seu próprio cronograma, mas há mesmo uma tendência de que antecipem muito suas promoções", observa Tânia, lembrando ainda que algumas já preparam o lançamento da coleção primavera-verão 2014 em agosto, antes mesmo do fim do inverno. Para ela, essas liquidações não são propriamente queimões de estoques de inverno, embora esteja ano o frio tenha sido mais ameno que o esperado. A questão é de concorrência mesmo, "uma estratégia para alavancar vendas em um período de entressafra".

A Sketch, que tem loja no Shopping Cidade, por exemplo, faz promoções regularmente. " política da casa", acentua a gerente de Vendas, Cristina Diniz. Segundo ela, os estoques de inverno estão baixos. Mesmo assim, a loja oferece descontos entre 30% e 50% em diversos itens, com ênfase em produtos para férias, como bermudas e roupas de malha, considerando que "este ano não esfriou muito".

A expectativa é que essas promoções gerem aumento de vendas de pelo menos 10%, especialmente depois da Copa das Confederações, que terminou no dia 30 passado, quando se esperava um certo arrefecimento das manifestações populares. Além do feriado da última quarta-feira, os lojistas do Shopping Cidade perderam dois sábados de vendas.

Espera - Segundo o gerente de Marketing do Minas Shopping, Renan Fernando, ainda não se observa nenhum movimento de antecipação de promoções. "Não temos histórico de liquidações nessa época do ano. A não ser uma ou outra loja, com estoques muito altos", informou.

Conforme ele, ao contrário dos demais centros de compras, ainda não há previsão para o bazar, envolvendo todos os lojistas. "Preferimos fazer uma grande promoção na época de troca de coleção, com desconto real e benefícios para o consumidor", anunciou. Segundo ele, a liquidação só deve acontecer entre agosto e setembro, em data ainda a se confirmar.



Veículo: Diário do Comércio - MG






Veja também

Queijo artesanal está em franca expansão

Serro e Sabinópolis são destaquesA lista de produtores rurais cadastrados no Programa do Queijo Minas Arte...

Veja mais
Máquinas de vendas são as novas vedetes das marcas

Google, Trident, Halls e Natura apostam na tendência para se aproximar do público-alvoPara ir além d...

Veja mais
Inverno aumenta as vendas nas padarias

Durante o inverno, as padarias aproveitam para ampliar o mix de produtos e conquistar o consumidor que está em bu...

Veja mais
Produção de laticínios é mostrado em feira

Uma miniusina para o público assistir ao processo inteiro de produção de latícinios com dire...

Veja mais
Illycaffè comandará cluster na Expo 2015

A illycaffè foi designada parceira oficial da Expo 2015 e será encarregada do "Cluster do Café", o ...

Veja mais
Queijo minas frescal é aprovado em teste

Análise encomendada por entidade de diretos do consumidor aponta que produtos são seguros para saúd...

Veja mais
Exportação de soja bateu recorde no 1º semestre

Apesar do início conturbado, as exportações brasileiras de soja bateram recorde no primeiro semestr...

Veja mais
Manifestação afeta logística e já para fábricas pelo país

As manifestações que têm bloqueado rodovias do país nesta semana afetaram a operaç&ati...

Veja mais
Venda on-line está no 'oceano vermelho'

Poucos países crescem tanto no comércio eletrônico como o Brasil. A taxa de expansão anual su...

Veja mais