Affonso Brandão volta à Semp Toshiba

Leia em 2min

Uma das mais tradicionais empresas brasileiras de eletroeletrônicos em operação, a Semp Toshiba fez uma mudança surpreendente no seu comando. O atual presidente Afonso Antonio Hennel, 62 anos, deixa o cargo e em seu lugar entra o pai Affonso Brandão Hennel, 83 anos. Este havia deixado o posto há cerca de 13 anos.

A empresa confirmou a informação, antecipada na tarde de ontem pelo Valor Pro, serviço de informação em tempo real do Valor. É a maior mudança da empresa desde 2008, quando uma dezena de diretores foi demitida. Na época, Afonso Antonio começou a descentralizar a tomada de decisões a alguns vice-presidentes da empresa. Com o retorno do pai aos negócios, ele se desliga da empresa, inclusive do cargo de presidente do conselho de administração, que deve ser ocupado pelo pai, segundo informações que circulam no mercado. A Semp Toshiba não dá detalhes sobre a mudança.

O pai, nos últimos 13 anos, não tinha oficialmente uma função na diretoria executiva ou no conselho, mas era uma presença constante na companhia, disse uma fonte. "Ele já vinha quase todo o dia para a empresa e sempre opinava. Não está voltando para a empresa de uma hora para outra", disse um diretor da Semp Toshiba.

Filho do fundador Afonso Hennel, que criou a empresa em 1942, Brandão Hennel voltou a frequentar novamente os corredores da sede, na zona sul de São Paulo, após a má fase enfrentada pela companhia a partir de 2008. Após a crise financeira e com o acirramento da concorrência de empresas asiáticas no país, especialmente Samsung e LG, a empresa encolheu, perdeu mercado e tentou fechar novas parcerias - com a Qualcomm na área de telefonia celular - para dar um outro ritmo para os negócios. Em 2012, segundo apurou o Valor, a receita bruta teria chegado a cerca de R$ 3 bilhões.

Segundo uma fonte, o descontentamento do filho Afonso Hennel frente à operação já há alguns anos e a necessidade de dar um novo rumo à empresa, com uma ação mais agressiva no mercado, teriam motivado a mudança. Hoje, a Semp Toshiba enfrenta concorrentes que têm dinheiro e imagem mais atrelada à ideia de inovação tecnológica, num mercado em que essa posição de liderança em tecnologia é fundamental.

A Semp Toshiba foi fundada pelo pai de Brandão Hennel, o empresário Afonso Hennel há 71 anos com o nome Semp - alterado para Semp Toshiba após fechamento da parceria com a Toshiba, em 1977.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Trigo escasso encarece farinha no país

A crônica dependência brasileira de trigo importado virou um problema maior neste ano. A indústria mo...

Veja mais
JSL tem receita 18% maior e queda de 4,3% no lucro

O crescimento de 18,1% da receita líquida da JSL Logística no primeiro trimestre, impulsionado pela parte ...

Veja mais
Coty se prepara para fazer oferta de ações em junho

A Coty, fabricante de perfumes que não conseguiu comprar a Avon por US$ 10,7 bilhões em 2012, vai tentar n...

Veja mais
Renner vale mais do que J.C. Penney

A Renner, maior rede de vestuário do país, alcançou neste ano um valor de mercado superior ao da J....

Veja mais
Brasil será o primeiro país fora da Ásia a fabricar PlayStation 3

Depois de anos de expectativas, a Sony anunciou ontem que vai fabricar no Brasil o console de videogame PlayStation 3. A...

Veja mais
Seca e inflação desaceleram o Nordeste

A seca e a inflação, especialmente dos alimentos, tiraram ímpeto da economia do Nordeste. Os indica...

Veja mais
Em Salvador, salário já está 10% menor neste ano

Uma atividade menos aquecida e uma indústria em crise já começaram a causar consequências em ...

Veja mais
Remédio e vestuário mantêm inflação estável

Os alimentos estão perdendo fôlego em intensidade mais branda do que era projetado por economistas e a desa...

Veja mais
Safra brasileira aumenta lucros de transportadora

ALL vê volume de cargas crescer 7,3%, impulsionado por maior embarque de grãos e ganho de produtividade de ...

Veja mais