Praga ameaça produção de lichia no país

Leia em 2min 20s

Doença, que foi detectada em 2006, já atinge praticamente todas as plantações brasileiras


Uma praga chamada erinose, ou ácaro da lichia, já afeta 100% da produção da fruta no País. Desde 2006 - quando houve o primeiro registro da doença em pés de lichia em Tupã, no interior de São Paulo - até agora, a doença se espalhou e infectou todos os pomares no Estado de São Paulo (responsável por 90% da produção nacional) e também a totalidade das plantações de Minas Gerais, segundo Osvaldo Kiyoshi Yamanishi, professor da Universidade Brasília (UnB) e um dos maiores especialistas mundiais em cultura da lichia.

"Muitos produtores estão se desesperando e arrancando os pomares", diz Estevam Costa Marques, produtor de lichia em Taubaté (SP) e fundador do site Lichia.com, que presta assistência a agricultores da fruta.

O motivo do desespero é que não há remédio licenciado para a praga no Brasil. "O acaricida da maçã serviria para o controle da doença, mas o produto não é licenciado para o uso em lichia", explica Yamanishi. O licenciamento é feito pelo governo (por meio dos ministérios da Agricultura e da Saúde, além de órgãos como o Ibama), para empresas de defensivos agrícolas, mediante o pagamento de uma taxa que pode chegar a R$ 300 mil, diz o professor. O problema é que não há interesse mercadológico nesse investimento, uma vez que a cultura da lichia ainda é pequena no País e não atinge escalas industriais. Segundo o site Lichia.com, o Brasil tem aproximadamente 160 mil árvores de lichia.

O governo estuda há alguns anos, segundo o professor, a liberação do registro do acaricida independente do interesse de empresas de defensivos. "Mas existe muita burocracia."

Outra solução seria a poda da árvore, o que, segundo Marques, é muito custoso para o produtor, que acaba desistindo da cultura.

Nesse cenário, muitos agricultores acabam apelando para a ilegalidade e usam o acaricida da maçã ou outros defensivos, como a abamectina. "O problema é que, após três aplicações, o ácaro fica resistente ao defensivo", explica o especialista.

Ele recomenda a pulverização de uma solução de enxofre nas árvores, logo após a poda das partes infectadas. "Na Austrália, na China e no Havaí, os grandes produtores mundiais, a praga é controlada dessa maneira, que é uma prática da agricultura orgânica", diz.

Infecção. O ácaro da lichia é transmitido pelo vento, insetos e até mesmo por pessoas. "Alguém que visite um pomar infectado pode passar o ácaro para outras árvores por até 15 dias", afirma o produtor Marques. Ele esperava produzir 50 toneladas da fruta na última safra, que começou em novembro e termina agora. Mas, com a erinose, a produção caiu para 30 toneladas. "Estou mudando o pomar para Cuiabá, porque lá o calor parece inibir o ácaro."



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Custo de comer fora de casa dobrou em 10 anos

Gastos com refeição em restaurante subiram duas vezes mais que inflaçãoO custo de comer fora...

Veja mais
Lojas online iniciam ano com promoções

As promoções de início de ano já são tradicionais no varejo. Não é dife...

Veja mais
Redes seguem confiantes ao verem alta de 20% da venda de volta às aulas

O varejo está a todo vapor com a preparação para as vendas de volta às aulas. Há caso...

Veja mais
Filizola quer 40% do mercado de balanças comerciais

Depois de sair de um processo de recuperação judicial, a centenária fabricante brasileira de balan&...

Veja mais
Vigor aposta no Rio de Janeiro para reduzir dependência paulista

Com as vendas bastante concentradas no Estado de São Paulo, a Vigor Alimentos, empresa de lácteos da J&...

Veja mais
Hering fica sem estoque nas lojas e vendas caem

As ações da Hering tiveram ontem seu pior pregão desde junho de 2009, após a decepç&a...

Veja mais
Depois de dois anos, LG tenta voltar à briga pela liderança

Na guerra entre os grandes conglomerados coreanos, a LG perdeu espaço para a rival Samsung durante dois anos cons...

Veja mais
Gallo lança vinagre balsâmico

A marca tradicional de azeite Gallo lança uma novidade no varejo de alimentos: o vinagre balsâmico branco. ...

Veja mais
Brasil e EUA discutem subsídios do algodão

O representante do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) e candidato ao cargo de diretor-...

Veja mais