O transporte de cargas pela MRS Logística S/A aumentou entre 5% e 6% no acumulado de janeiro a maio na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. As estimativas são do presidente da concessionária, Eduardo Parente.
De acordo com ele, o arrefecimento da economia brasileira no início deste ano não afetou as operações. "Alguns clientes ficam reticentes em função do momento econômico, mas não há nenhuma sinalização de redução", diz.
Em 2012, o minério de ferro continua a impulsionar os resultados da ferrovia. Já o escoamento de produtos siderúrgicos, conforme o presidente da MRS, estão praticamente nos mesmo patamares do ano passado.
As projeções da empresa são de alcançar o transporte de 172 milhões de toneladas pela ferrovia. O volume representa crescimento de 13,1% na comparação com o ano passado, quando a companhia registrou 152 milhões de toneladas de produtos transportados. "Existe uma demanda reprimida, tanto que na hora em que vamos eliminando os gargalos e aumentando a capacidade, o nosso crescimento é acentuado", afirma.
As estimativas da empresa são de manter o crescimento no volume de transporte, principalmente em função de investimentos expressivos da indústria extrativa em projetos próximos à malha da MRS. Grandes investimentos na extração de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero utilizarão a ferrovia, como, por exemplo, a expansão do sistema Serra Azul da MMX Mineração e Metálicos S/A, orçado em R$ 4,8 bilhões. A produção no complexo minerário irá alcançar 29 milhões de toneladas até 2014.
Com as projeções positivas, a empresa irá aportar neste ano R$ 1,585 bilhão, 33% a mais do que o total registrado no ano passado (R$ 1,191 bilhão). O montante corresponde a cerca de 30% de todas as inversões programadas pelas concessionárias de ferrovia no país no período (R$ 5,3 bilhões), segundo informações divulgadas recentemente pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Os recursos serão utilizados na aquisição de locomotivas e vagões, automatização das operações e duplicação de trechos e pátios, com o objetivo principal de aumentar a competitividade e a capacidade de transporte de carga da empresam, conforme Parente já havia informado.
De acordo com o último relatório da companhia, no primeiro trimestre foi verificado crescimento de 4,6% no transportes de cargas em relação ao mesmo intervalo do exercício passado. Entre janeiro e março passaram pela ferrovia 36,1 milhões de toneladas, contra 34,4 milhões de toneladas em 2011.
Veículo: Diário do Comércio - MG