Produção de leite UHT deve crescer 4%

Leia em 2min

Apesar do aumento dos custos de produção e da queda da rentabilidade da indústria de lácteos do país, o setor de leite longa vida (UHT) prevê crescer entre 3% e 4% neste ano, conforme estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV). Se a previsão da entidade se confirmar, a produção nacional de UHT ultrapassará os 6 bilhões de litros.

"O setor tem presenciado um aumento do consumo médio do UHT em todo o país", afirma o presidente ABLV, Laércio Barbosa. Desde 1990, a participação do leite longa vida nas vendas dos chamados leites fluidos passou de 4,4% para 78,2% no ano passado, ganhando o espaço antes ocupado pelo leite pasteurizado.

O crescimento da categoria deve acontecer mesmo com a expectativa de que a indústria encerre mais um ano de baixa rentabilidade, repetindo o cenário de 2011. Nos primeiros quatro meses deste ano, o preço médio pago pelo leite ao produtor ficou 12% acima do observado no mesmo intervalo do ano passado, enquanto o UHT permaneceu estável, segundo o Cepea/Esalq.

No ano passado, a produção brasileira de leite longa vida cresceu 6,7%, para 5,8 bilhões de litros, que renderam mais de R$ 10 bilhões, de acordo o último relatório anual da ABLV, a ser divulgado nos próximos dias. Em 2011, o preço pago pelo leite ao produtor subiu, em média, 15%.

Segundo Barbosa, o avanço nas vendas de UHT é um resultado dos investimentos realizados pela indústria. No ano passado, o setor encerrou um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na ampliação do parque produtivo, o maior montante aportado na história da indústria de lácteos.

De acordo com o relatório da ABLV, os brasileiros consumiram no ano passado, 9,8 bilhões de litros equivalentes dos chamados leites de consumo, que incluem longa vida, leite em pó e pasteurizado. Trata-se de um crescimento de 4,2% sobre o total consumido no ano anterior.

No caso do leite em pó, o consumo nacional avançou 4,3% no ano passado, para 2,6 bilhões de litros equivalentes, segundo a ABLV. Em declínio, o consumo de leite pasteurizado chegou a 1,6 bilhão de litros, queda de 3,8%.

O relatório da entidade estima, ainda, que a captação de leite no país tenha alcançado 31,3 bilhões de litros - dos quais 20,9 bilhões inspecionados - em 2011, avanço de 2,2% sobre o ano anterior.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Varejo brasileiro é o mais atrativo

País lidera pelo segundo ano a lista de mercados com maior potencial de investimento, seguido por Chile, China e ...

Veja mais
Bicicleta também atrai o consumidor de alta renda

O mercado nacional de bicicletas está na casa das 5 milhões de unidades desde 2001, com algumas varia&cced...

Veja mais
Brasil importa até feijão-preto da China

A tradicional feijoada brasileira também é meio chinesa. O avanço do gigante asiático no mer...

Veja mais
Genéricos e não-medicamentos beneficiam margens

Faturamento com genéricos nas 28 maiores redes de farmácias do País cresceu 26,9% em 2011As vendas ...

Veja mais
Receita brasileira com Hellmann´s ganha o mundo

Você vai ao supermercado, enche o carrinho e, ao pagar a conta, a nota fiscal traz uma receita no verso, com os in...

Veja mais
Bombril lança campanha de reciclagem em SãoPaulo com o apoio de artistas plásticos

A Bombril colocou 50 pontos de reciclagem espalhados pela cidade de São Paulo. Em parceria com o Projeto Gira Bra...

Veja mais
Vendas de genéricos beneficiam drogarias

As vendas de genéricos e não-medicamentos (como produtos de higiene e beleza) vêm crescendo nas farm...

Veja mais
Só 25% do transporte de carga do Brasil é feito via ferrovias

Um dos nós a serem desatados na busca de um desenvolvimento sustentável no Brasil é o setor de tran...

Veja mais
Paixão e frio animam vendas do comércio

O feriado prolongado que antecedeu o Dia dos Namorados, a ser comemorado amanhã, não parece ter atrapalhad...

Veja mais