Genéricos e não-medicamentos beneficiam margens

Leia em 2min 30s

Faturamento com genéricos nas 28 maiores redes de farmácias do País cresceu 26,9% em 2011


As vendas de genéricos e não-medicamentos (como os produtos de higiene e beleza) vem crescendo nas farmácias do Brasil, o que é uma boa notícia para o setor, apontam especialistas. O faturamento com genéricos nas 28 maiores redes de farmácias do País cresceu 26,9% em 2011, alcançando R$ 2,25 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Já as vendas de não-medicamentos chegou a R$ 6,15 bilhões em 2011, aumento 28,6% em relação aos R$ 4,7 bilhões apurados em 2010.

Com isso, "as farmácias e drogarias conseguem manter as margens oferecendo um maior mix de produtos aos clientes", afirma o diretor da consultoria Mixxer, especializada em varejo, Eugênio Foganholo.

Atrativos

Segundo pesquisa divulgada pelo Procon-SP na semana passada, os medicamentos genéricos são, em média, 52,92% mais baratos que os de referência. Por terem preços menores, pode-se pensar que os genéricos não seriam atrativos para as drogarias, mas isso não se verifica. Relatório do banco de investimentos Raymond James, assinado pelos analistas Guilherme Assis e Joseph Giordano, estima que os remédios genéricos oferecem margem bruta de 55%, enquanto produtos de marca geram margens em torno de 20%, provendo, portanto, "varejo e distribuidores com um maior lucro bruto por unidade".

Higiene e beleza

Os não-medicamentos representam cerca 30% das vendas das redes ligadas à Abrafarma. Para o presidente da entidade, Sérgio Mena Barreto, grande parte da lucratividade do setor vem desses produtos, já que as empresas atuam em um mercado de "alta competitividade, preços de remédios controlados pelo governo e baixas margens". Como um todo, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 18,9% no Brasil no ano passado, com faturamento de $ 43 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O consultor Eugênio Foganholo vê as farmácias tornando-se cada vez mais uma referência para os consumidores desses tipos de produtos.

Mais renda

Para os analistas do Raymond James, maior penetração de genéricos deve fomentar mais vendas de produtos de higiene e beleza. "Os consumidores vão ter mais renda disponível para comprar à medida que substituem seus remédios de marca por genéricos", diz o relatório "Digging into generics".

A Raia Drogasil apresentou crescimento em ambos segmentos no primeiro trimestre de 2012. Em comparação ao mesmo período de 2011, a venda de genéricos cresceu 34,5%, com higiene e beleza aumentando 24,6%. O mix total das vendas da empresa é composto por: 44,6% de remédios de marca, 30,7% não-medicamentos, 19,7% por remédios que não precisam de prescrição e 10,8 % de genéricos.

A Brazil Pharma também aposta nestes setores. Recentemente, em teleconferência referente aos resultados do primeiro trimestre, o diretor de relações com investidores da companhia, Rodrigo Lobo, afirmou: "O genérico é a forma pela qual trazemos novos clientes para nossas lojas. Por isso somos bastante agressivos nos preços, para que sobre dinheiro no bolso do cliente e ele possa comprar outros produtos nas nossas lojas".


Veículo: Diário do Nordeste - CE


Veja também

Bicicleta também atrai o consumidor de alta renda

O mercado nacional de bicicletas está na casa das 5 milhões de unidades desde 2001, com algumas varia&cced...

Veja mais
Brasil importa até feijão-preto da China

A tradicional feijoada brasileira também é meio chinesa. O avanço do gigante asiático no mer...

Veja mais
Produção de leite UHT deve crescer 4%

Apesar do aumento dos custos de produção e da queda da rentabilidade da indústria de lácteos...

Veja mais
Receita brasileira com Hellmann´s ganha o mundo

Você vai ao supermercado, enche o carrinho e, ao pagar a conta, a nota fiscal traz uma receita no verso, com os in...

Veja mais
Bombril lança campanha de reciclagem em SãoPaulo com o apoio de artistas plásticos

A Bombril colocou 50 pontos de reciclagem espalhados pela cidade de São Paulo. Em parceria com o Projeto Gira Bra...

Veja mais
Vendas de genéricos beneficiam drogarias

As vendas de genéricos e não-medicamentos (como produtos de higiene e beleza) vêm crescendo nas farm...

Veja mais
Só 25% do transporte de carga do Brasil é feito via ferrovias

Um dos nós a serem desatados na busca de um desenvolvimento sustentável no Brasil é o setor de tran...

Veja mais
Paixão e frio animam vendas do comércio

O feriado prolongado que antecedeu o Dia dos Namorados, a ser comemorado amanhã, não parece ter atrapalhad...

Veja mais
Cromo Steel lança Cabo Anatômico

Produto possui ação antibacteriana e propriedades Anti UV, que o protegem contra o desbotamento   ...

Veja mais