Tombini afirma que inflação deve ficar dentro da meta em 2014

Leia em 2min

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse na tarde de ontem que, ao fim de 2014, será possível que a inflação fique abaixo do teto da meta, de 6,5% ao ano.

 

 



Ele mencionou o limite de 0,86% para a inflação de dezembro. Até esse patamar, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerraria o ano abaixo do teto da meta, segundo cálculos do próprio IBGE. "Acreditamos que a inflação em dezembro será menor que isso e estaremos abaixo de 6,50%", disse Tombini ontem.

Na parte da audiência em que responde às considerações dos parlamentares, Tombini disse que a incidência de tributos indiretos com maior força nas camadas de renda menos favorecidas é um traço universal e evitou comentar sobre "temas específicos" relacionados ao assunto. "Certamente nossos colegas estarão bem posicionados para entrar em detalhes", disse.

Tombini destacou ainda avanços na área de inclusão financeira e a ampliação do uso do sistema de pagamentos brasileiro. "Nós no BC temos trabalhado na regulação para permitir essa expansão e temos visto progresso importante na inserção social do brasileiro", disse.

Acerca da obra de Thomas Piketty, "O capital no século XXI", sobre concentração de renda, Tombini disse que "novos estudos com novas bases ajudam a entender padrão de evolução da distribuição da renda no País", ponderando, entretanto, que é necessário "olhar os estudos delimitados no período estudado e lembrar da limitação da base de dados utilizadas".

Para o presidente do BC, a atual situação econômica internacional "recomenda políticas adequadas" para enfrentar o atual cenário de crise. "É importante que tenhamos políticas bem ajustadas para enfrentar esse período". Ele admitiu que não será fácil cumprir a meta de economizar 1,2% do Produto Interno Bruto para o pagamento dos juros da dívida "numa conjuntura que não é das mais benignas, para usar um eufemismo". No entanto, segundo Tombini, a entrega desse superávit primário em 2015 ajudará a fortalecer a confiança dos consumidores e dos empresários.

Tombini citou rapidamente a Rússia, de onde os investidores estão fugindo por conta das sanções internacionais e de uma perspectiva cada vez mais sombria. "Esse processo decorre de um movimento maior: a queda acentuada do preço do petróleo, que está refletindo em importantes países." Segundo ele, a Rússia aumentou em quase sete pontos os juros para tentar estabilizar o rublo. /Estadão Conteúdo



Veículo: DCI


Veja também

Índice semanal registra estabilidade

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, manteve ontem a proje&cc...

Veja mais
Consumidor de Americana e região compra na última hora

Pesquisa revela que gastos serão maiores este ano; 13º será preservado e a preferência é...

Veja mais
IPC-S avança 0,77% na 2ª quadrissemana de dezembro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) repetiu o ritmo de a...

Veja mais
FecomercioSP prevê faturamento 1,6% menor do varejo em 2014

Após encerrar 2014 com uma queda esperada de 1,6% em relação ao ano passado, o comércio vare...

Veja mais
Tendência é de normalização nos preços da carne no varejo de São Paulo, diz Fipe

Os preços das carnes devem, junto com hortaliças, legumes e algumas frutas, ajudar a limitar uma acelera&c...

Veja mais
Fipe reduz previsão de IPC para 0,44% devido a alimentos

A desaceleração no ritmo de alta do grupo Alimentação na segunda leitura do IPC da Fipe de d...

Veja mais
Black Friday brasileira dá descontos de 21%

Pesquisa revela que lojas virtuais reduziram preços durante liquidação que, nas ediçõ...

Veja mais
Campinas divulga números do comércio varejista

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) divulgou os números de desempenho do com&eac...

Veja mais
BC vai trabalhar para que inflação convirja para a meta em 2016, diz Awazu

O Banco Central fará o necessário para que o processo de convergência da inflação para...

Veja mais