Consumidor de Americana e região compra na última hora

Leia em 2min 40s

Pesquisa revela que gastos serão maiores este ano; 13º será preservado e a preferência é pelo pagamento à vista, evitando começar 2015 já com dívidas

 

 



A Ventura Inteligência realizou entre os dias 02 e 03 de dezembro uma pesquisa que teve como objetivo avaliar o comportamento dos consumidores de Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Nova Odessa em relação às compras de final de ano. Foram 337 entrevistados e a margem de erro é de 5%. O estudo indicou que 79,9% dos entrevistados já fizeram ou pretendem fazer compras para o Natal.

Destes, a maioria (51,7%) deve comprar cinco ou mais presentes, já os mais brindados devem ser filhos (55,4%), mães (49,1%) e esposas ou maridos (41,3%). Roupas (80,3%), calçados (42%), acessórios de moda (27,1%) e brinquedos (25,3%) apareceram no topo da pesquisa como os artigos que serão mais procurados neste fim de ano, deixando para trás itens que já lideraram em anos anteriores como games (8,6%) e smartphones (2,6%).

A maioria dos entrevistados (35,7%) pretende ainda gastar entre R$ 100,00 e R$ 300,00 com todos os presentes, enquanto 30,9% devem gastar até R$ 500,00. Questionados como vão pagar, 57,5% disseram que vão usar dinheiro, 37,3 % cartão débito e 31% cartão de crédito. Ninguém irá utilizar cheque e apenas 4,5% devem utilizar carnê ou boleto. O que revela uma mudança no perfil da população, que não quer mais dívidas para 2015.

O molho e o peixe

O professor de economia da IBE FGV, Múcio Zacharias aconselha: "comprar sempre à vista, aproveitando descontos. Faça cotações, há muita variação de preço que pode chegar a mais de 300% de um mesmo item e utilize comparadores de preço via internet. Mas, tome cuidado com o ambiente on-line, especialmente com lojas virtuais anônimas, para que o molho não saia mais caro que o peixe", adverte.

Mesmo com a retração do mercado em 2014, 23% dos entrevistados pretendem comprar mais presentes este ano do que em 2013. E mais, 35% deles confessam que irão deixar suas compras para a última semana ou ainda para os últimos dias que antecedem o Natal. "2014 foi um ano complicado para o varejo, mas estamos bastante otimistas em relação ao final de ano. O movimento do Tivoli Shopping já está intenso, e, como a pesquisa revela, esperamos que aumente muito na última semana", diz o superintendente do shopping, Roberto Pereira.

Os entrevistados também responderam sobre como devem utilizar seu 13º salário. Apenas 6,3% disseram que o usariam inteiro para comprar presentes, ante 43,7% que disseram usar apenas uma parte dele para este fim. Já 21,6% vão usá-lo integralmente para pagar outras contas e 28,4% não o recebem. A pesquisa utilizou entrevistas pessoais com questionários de perguntas fechadas e abertas. As abordagens foram feitas aleatoriamente, nas cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d'Oeste. Além disso, foram utilizadas ferramentas de questionários on-line.

"Estamos bastante otimistas" em relação ao final de ano, diz o superintendente do Tivoli Shopping (foto), Roberto Pereira . Segundo ele, movimento já está intenso, e, como a pesquisa aponta, deve aumentar na última semana.



Veículo: DCI


Veja também

Índice semanal registra estabilidade

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, manteve ontem a proje&cc...

Veja mais
IPC-S avança 0,77% na 2ª quadrissemana de dezembro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) repetiu o ritmo de a...

Veja mais
FecomercioSP prevê faturamento 1,6% menor do varejo em 2014

Após encerrar 2014 com uma queda esperada de 1,6% em relação ao ano passado, o comércio vare...

Veja mais
Tendência é de normalização nos preços da carne no varejo de São Paulo, diz Fipe

Os preços das carnes devem, junto com hortaliças, legumes e algumas frutas, ajudar a limitar uma acelera&c...

Veja mais
Fipe reduz previsão de IPC para 0,44% devido a alimentos

A desaceleração no ritmo de alta do grupo Alimentação na segunda leitura do IPC da Fipe de d...

Veja mais
Black Friday brasileira dá descontos de 21%

Pesquisa revela que lojas virtuais reduziram preços durante liquidação que, nas ediçõ...

Veja mais
Campinas divulga números do comércio varejista

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) divulgou os números de desempenho do com&eac...

Veja mais
BC vai trabalhar para que inflação convirja para a meta em 2016, diz Awazu

O Banco Central fará o necessário para que o processo de convergência da inflação para...

Veja mais
Produtos natalinos variam até 400% em BH

Pesquisa do Procon também constatou que alguns produtos, como os panetones, estão mais caros em rela&ccedi...

Veja mais