Supermercados suspendem compra de carne de frigoríficos acusados de desmatamento na Amazônia

Leia em 2min 30s

Três redes de supermercados de âmbito nacional - Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart - decidiram suspender, desde a semana passada, a compra de carne de onze frigoríficos localizados em áreas apontadas como de desmatamento na região amazônica. Segundo nota conjunta, os três grupos repudiam atos contrários à lei e que causem danos ao meio ambiente.

 

“Como medida adicional, as três redes solicitarão, ainda, um plano de auditoria independente e de reconhecimento internacional que assegure que os produtos que comercializam não são procedentes de áreas de devastação da Amazônia”, informa o comunicado conjunto das três redes.

 

As três empresas informam que não "adquirem mercadorias que não foram inspecionadas e liberadas pelo Serviço de Inspeção Federal [S.I.F.], órgão do Ministério da Agricultura, e que não estejam acompanhadas da respectiva Guia de Trânsito Animal [G.T.A.] de validade e arquivada nas Indústrias Fornecedoras de Carne Bovina”, informa a nota.

 

Os três varejistas, além de outras 68 empresas revendedoras de derivados do boi e fabricantes que utilizam o boi como matéria-prima para seus produtos, foram notificados pelo Ministério Público Federal (MPF) no Pará e alertados a evitarem a venda de produtos que tenham origem nas áreas apontadas pelo Greenpeace em seu estudo A Farra do Boi na Amazônia, divulgado há duas semanas.

 

Segundo a assessoria de imprensa do MPF, as notificações fazem parte das ações realizadas para “desmanchar a cadeia produtiva que lucra com a devastação ambiental”. O MPF informou ainda que foram propostas 21 ações que pedem o pagamento de R$ 2,1 bilhões em indenizações por danos ambientais à sociedade brasileira.

 

Ao mesmo tempo a International Finance Corporation (IFC), ligada ao Banco Mundial, anunciou que cortou o financiamento de R$ 90 milhões ao grupo Bertin, o maior frigorífico do país e apontado como um dos responsáveis por ações que contribuem para a devastação na Amazônia.

 

Entretanto, segundo informações da porta-voz da IFC no Brasil, Karina Manasseh, o acordo para suspender a parceria foi firmado na primeira semana de maio, sem nenhuma influência do relatório do Greenpeace. A divulgação só aconteceu na semana passada porque foi nesse período que a diretoria da IFC foi comunicada sobre o fim da parceria.

 

“A IFC está comprometida com a sustentabilidade no setor de carne na região e vai continuar atuando junto a um grupo diverso de partes interessadas a fim de desenvolver incentivos de mercado visando a melhoria de padrões sociais e ambientais e o auxílio de soluções baseadas em mercado para responder aos desafios do setor. A IFC continua comprometida em promover a sustentabilidade no setor de carne bovina do Brasil e continuará a trabalhar com o Grupo de Trabalho da Pecuária”, afirmou Karina Manasseh.

 

Veículo: Agencia Brasil


Veja também

Stephanes quer a legalização de mais áreas na Amazônia

O Ministério Público Federal (MPF) já descartou a possibilidade de suspender por 60 dias a recomend...

Veja mais
Bertim ainda fornece ao Pão de Açúcar

A Bertim, uma das maiores empresas de frigoríficoS do país, informou que continuará atendendo o P&a...

Veja mais
Restrição a carne não deve afetar preços nos mercados

A decisão do Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart em suspender as compras de carne e couro de...

Veja mais
Cada vez menos carne gaúcha

Clima dá golpe na oferta de boi gordo, mas consumidor ainda não sente, diz AgasAs geadas das última...

Veja mais
Carne no varejo

Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart, as três maiores redes varejistas do país, decidir...

Veja mais
Senado aprova nova lei que equipara pescador a agricultor

Mauro Zanatta, de Brasília    Após 14 anos de intensos debates, o Congresso Nacional aprovou a ...

Veja mais
Independência demite; pecuarista quer boi à vista

O Independência, que está em recuperação judicial e já havia demitido 6.200 funcion&aa...

Veja mais
Sadia e Perdigão

O presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação ...

Veja mais
Frango firme

O mercado paralelo de frango vivo no interior de São Paulo segue firme. Na segunda-feira, a cotação...

Veja mais