Em busca de melhorias na malha ferroviária, responsável por cerca de 60% do escoamento dos grãos no Brasil, o governo federal articula mudar os atuais controladores da América Latina Logística (ALL). O objetivo seria colocar a Cosan, conglomerado de infraestrutura e energia, no bloco de controle da concessionária de ferrovias.
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reuniu-se com dirigentes da Cosan para informá-los sobre até onde há disposição do conglomerado em retomar as conversas para que enterrem no bloco de controle sobre a malha ferroviária. As negociações retomam as tentativas das propostas da própria Cosan, que em 2012 tentou comprar, sem sucesso, ações da ALL.
"O governo não pode simplesmente tirar a concessão da companhia porque sabe que provocaria um verdadeiro caos logístico em pleno ano eleitoral", afirma uma fonte do governo. "Mas entende que, se houvesse mudança na gestão e governança da companhia, seria o melhor dos cenários", disse a fonte. A Cosan é considerada a solução mais palpável para ajudar a concessionária a retomar os investimentos, mas outros investidores também estão sendo avaliados, como tradings.
A ALL rediscute as condições do contrato firmado em 2009 para transportar açúcar à Rumo Logística, subsidiária da Cosan. A questão está longe de ser concluída, mas dados de mercado apontam que a própria concessionária de ferrovias está tentando estender a bandeira branca.
Veículo: DCI