Vendas de sorvetes triplicam no verão

Leia em 1min 20s

Apesar do sucesso e do clima favorável, no Brasil as pessoas ainda tomam menos sorvete que nos outros países do mundo. "O consumo triplica nos meses de verão, o que colocaria o Brasil na frente de países da Europa, se a média fosse mantida. Tomar sorvete somente no verão é um hábito dos brasileiros", comenta Rodrigo Mauad, diretor comercial da marca Oggi. Mas esse cenário caminha para uma lenta mudança, apesar dos entraves econômicos.

O segmento, que viveu uma fase de constante expansão - entre 2003 e 2012 houve aumento de 76,5% na quantidade vendida, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do setor de Sorvetes (ABIS) - vem registrando queda nas pesquisas mais recentes. Em volume, o recuo foi de, 2,6% em 2012 e, no primeiro semestre de 2013, de 7,2%, segundo dados da Consultoria Nielsen.

O primeiro fator que explica isso é a alta da média de preços dos sorvetes. Entre janeiro e novembro de 2012 o preço subiu 12,68%, de acordo com o IBGE, enquanto a inflação subiu 5,01%. Em 2011, quando o IPCA teve alta de 6,5%, os sorvetes subiram 16,41%.

À alta nos preços, soma-se uma mudança na maneira que o brasileiro escolhe gastar seu dinheiro. Um exemplo disso é redução das taxas de inadimplência - na comparação entre 2011 e 2012 houve um aumento de 12,18%, já entre 2012 e o ano passado, o aumento foi de apenas 2,33%, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito. "Os sorvetes passam a disputar o bolso do brasileiro com outros novos gastos, como automóveis, celular, entre outros", afirma Marden Soares, consultor da Nielsen.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Farmacêutica prevê para 2014 inauguração de 88 lojas

A rede de farmácias Pague Menos prevê para 2014 a inauguração de 88 estabelecimentos, dos qua...

Veja mais
Queda de rentabilidade preocupa fabricantes em 2014

A elevação de custos observada em vários setores da indústria nacional já começ...

Veja mais
Apesar de recuperação no segundo semestre, fusões e aquisições apresentam queda em 2013, aponta KPMG

Mesmo com números menores que 2012, o ano passado foi o terceiro melhor período da história Co...

Veja mais
LEGO bate recorde no mercado brasileiro e cresce 61% em 2013

Líder mundial de brinquedos de montar teve excelente desempenho no varejo de todas as regiões do Paí...

Veja mais
Farmacêutica está atenta a oportunidades de aquisição no Brasil

O grupo farmacêutico suíço Roche, primeiro produtor mundial de tratamento contra o câncer, sin...

Veja mais
Desaceleração de IGP-M traz bons sinais ao varejo

A desaceleração do IGP-M de dezembro para janeiro foi menos intensa que a ocorrida em igual período...

Veja mais
Anvisa registra 91 alimentos funcionais em 2013

A categoria de alimentos funcionais contou com 91 novos registros no ano passado na Anvisa, contra os 178 registrados en...

Veja mais
Concessão da fábrica de laticínios

De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana, a empresa,...

Veja mais
Venda da marca Mabe é liberada

Lojistas de Brusque, Indaial, Timbó, São Bento do Sul e Blumenau podem voltar a vender a linha branca das ...

Veja mais