LEGO bate recorde no mercado brasileiro e cresce 61% em 2013

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Líder mundial de brinquedos de montar teve excelente desempenho no varejo de todas as regiões do País.



A LEGO teve um crescimento recorde no mercado brasileiro em 2013. Com alta de 61% em comparação com o ano anterior, este excelente desempenho ocorreu sobre uma base considerada alta à medida que a marca já havia crescido 50% no País em 2012. A informação é do diretor de operações da LEGO no Brasil, Robério Esteves. Segundo ele, alguns dos principais fatores para este bom resultado foram o grande volume de lançamentos, os investimentos em comunicação e a conquista de novos clientes no varejo, além do fortalecimento das parcerias que mantém com as lojas especializadas em brinquedos. "Até 2011, a LEGO cresceu ao ritmo de 25% ao ano no Brasil. Em 2012, deu um impulso ainda maior e registrou 50%, chegando ao recorde de 61% em 2013", conta Esteves.


Em âmbito regional, todas as regiões apresentaram crescimento significativo. No mercado do Nordeste, a LEGO registrou uma alta de 111,18%; no Norte, de 85,06%; no Sudeste, 72,12%; no Centro-Oeste, 47,18%; e no Sul de 36,15%. Entre as muitas linhas da marca dispõe para as lojas brasileiras de brinquedos, Esteves informa que a City, que retrata o dia a dia das cidades, foi a que mais vendeu. Ele também destaca as linhas Chima, que foi o grande lançamento mundial da LEGO em 2013, e a Friends, que é voltada às meninas.


No mundo, a LEGO manteve a liderança entre os "brinquedos de montar", categoria do setor que se mantem como a de maior crescimento. Com o resultado do seu último balanço, divulgado em 2013, o faturamento mundial de US$ 4,1 bilhões em 2012 (17% a mais que no ano anterior) colocou a LEGO na segunda posição global entre as fabricantes de brinquedos; os números de 2013 devem ser divulgados pela empresa nos próximos meses.


Ritmo acelerado no Brasil
Ao citar o volume de lançamentos como fator importante para o sucesso no mercado, Esteves lembra que, em 2013, a LEGO dispôs ao varejo nacional um total de 299 produtos, sendo 237 novidades, que representam uma renovação de 84% do sortimento da marca no País em relação ao ano anterior. "A criação de linhas novas e com temas distintos, peças e funções variadas, além do uso de tecnologia, garantem a qualidade e o alinhamento com a expectativa das crianças da nova geração. Para elas, a LEGO oferece desde simples peças de montar até conjuntos sofisticados, com funções robóticas, para proporcionar muita diversão e aprendizado", comenta.


Neste cenário, Esteves ressalta o fato de os conjuntos da marca apresentarem excelente desempenho nas prateleiras das lojas de brinquedos. Segundo ele, este fato, inclusive, contribui para o aumento contínuo do número de lojas que vendem os produtos por todo o território nacional. Além disso, o executivo chama a atenção para a estratégia de ampliação da oferta de conjuntos com custos mais acessíveis ao mercado nacional, que chegam ao varejo com preço a partir de R$ 11,90. "No Brasil, 70% dos produtos da LEGO são de conjuntos com preço de até R$ 100,00", ressalta.


Outro ponto marcante que contribuiu para o bom desempenho comercial da marca no País foi o investimento em comunicação. Entre os exemplos, Esteves destaca os anúncios em canais de TV a cabo e ações promocionais e de merchandising em pontos de venda, além da realização de um grande número de eventos, como as Oficinas de Criação. Além disso, cita a parceria com a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, para uma promoção especial em 2,7 mil postos de combustível, pela qual os clientes podem adquirir miniaturas exclusivas da Ferrari feitas totalmente com LEGO.


Lojas conceito estimulam o varejo de brinquedos em regiões estratégias


A abertura de duas lojas conceito da LEGO também estiveram entre os pontos altos da marca em 2013. No Rio de Janeiro (RJ), a LEGO Store chegou ao Rio Barra Design no primeiro mês do ano; em Curitiba (PR), a loja abriu as portas no momento da inauguração do Shopping Pátio Batel, em setembro. "Abrimos as lojas com o objetivo de criar uma referência de grife e do conceito da marca na região e, com isso, estimular a venda de produtos em todo o varejo", conta Esteves. O executivo ressalta que este fator é comprovado pelos resultados da LEGO Store em São Paulo (SP), inaugurada em 2010, que impulsionou as vendas dos brinquedos e acessórios em todas as lojas clientes.


Sobre a LEGO


Fundado em 1932 na Dinamarca, o Grupo LEGO é líder mundial no segmento de brinquedos de montar, sendo o segundo maior fabricante de brinquedos do mundo. Em 2011, mais de 36 bilhões de elementos foram produzidos nas fábricas localizadas na Dinamarca, República Tcheca, Hungria e México, o que representa a produção aproximada de 68 mil elementos por minuto ou 1.140 por segundo. A coleção LEGO conta com mais de 4.200 elementos diferentes, fabricados com 58 cores distintas. Presente em mais de 130 países, a LEGO iniciou suas atividades no Brasil em 1986 e, desde 2005, os brinquedos são distribuídos pela M.Cassab. Este ano, o Brasil recebe a maior quantidade de lançamentos desde o início da atuação da LEGO no país, o que equivale a 237 novos produtos, representando uma renovação de 84% da linha em comparação ao ano passado.



Fonte: Assesoria de Comunicação da Lego

 


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